Disciplina: Métodos Quantitativos

Área Científica:

Matemática

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Quanto terminarem a unidade curricular os alunos terão conhecimentos básicos sobre conceitos e técnicas estatísticas de descrição e análise de dados univariados, bivariados e organizados em séries temporais e deverão ser capazes de: - Analisar, descrever e representar séries de dados, utilizando técnicas estatísticas apropriadas, recorrendo para tal a programas informáticos como o EXCEL e/ou o SPSS;
2 - Interpretar resultados de uma análise de dados e extrair conclusões a partir destes;
3 - Apresentar e comunicar resultados de análises estatísticas.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução (Conceitos fundamentais; Tipos de dados e variáveis; Etapas do método estatístico).
2 - Recolha de dados (Amostragem; Bases de dados em Excel/SPSS).
3 - Análise de dados univariados (Medidas resumo; Apresentação de dados em tabelas e gráficos; Análise de dados univariados em Excel/SPSS).
4 - Análise de dados bivariados (Contingência e associação; Correlação e regressão linear simples; Análise de dados bivariados em Excel/SPSS).
5 - Séries Cronológicas (Modelação da tendência (regressão e médias móveis); Alisamento exponencial; Modelação de séries em Excel/SPSS).

Bibliografia / Fontes de Informação:

G. Davis, B. Pecar , 2010 , Business statistics using excel , Oxford University Press
G. A. Morgan, N. L. Leech, G. W. Gloeckner, K. C. Barrett , 2011 , IBM SPSS for introductory statistics: use and interpretation , Routledge
D. Pestana., S. Velosa , 2010 , Introdução à Probabilidade e à Estatística , Fundação Calouste Gulbenkian
J. K. Shim , 2000 , Strategic Business Forecasting: The Complete Guide to Forecasting Real World Company Performance , Revised Edition, CRC Press
M. F. Triola, L. A. Franklin , 1995 , Business statistics , Addison-Wesley

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Esta unidade curricular tem uma componente teórica e uma componente teórico-prática. A componente teórica tem como objetivo a apresentação dos conceitos básicos, técnicas e resultados fundamentais da disciplina, devidamente exemplificados. Na componente teórico-prática, os estudantes serão conduzidos na aplicação dos conhecimentos e técnicas adquiridos na componente teórica, utilizando os programas EXCEL e/ou SPSS, na resolução de exercícios. A avaliação contemplará duas frequências, que têm igual peso na avaliação final. Qualquer uma das frequências pode ser recuperada em época de recurso.