Disciplina: Alemão A1.1
Área Científica:
Línguas
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta disciplina é um curso de iniciação para alunos sem conhecimentos prévios em Língua Alemã. A disciplina permitirá ao aluno alcançar o nível básico A1.1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Os manuais da disciplina são Ja, gerne, Linie 1 A1.2, Menschen im Beruf e Tourismus A 1 (ver Bibliografia). Material complementar autêntico da área do Turismo será posto à disposição do aluno e trabalhado ao longo do semestre. Nesta disciplina, os estudantes aprendem a gerir situações de dia-a-dia em língua alemã e a entender e escrever textos falados ou escritos simples. Os discentes descobrirão as estruturas gramaticais de forma contrastiva e prestarão atenção ao funcionamento da língua (language awareness). No final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:
1.1 - Consultar os dicionários bilingues alemães
1.2 - Extrair informação relevante de textos escritos simples.
1.3 - Apresentar-se e responder a questões em relação a si próprios em diálogos.
1.4 - Escrever textos breves.
Conteúdos / Programa:
1 - - Trabalho autónomo das lições 0-1 de Menschen im Beruf Tourismus A1, 2-5 de Ja, gerne e das lições 6-8 de Linie 1 A1.1, e sob orientação do docente.
2 - Conteúdos temáticos: cumprimentar-se e apresentar-se; indicar o primeiro e o último nome; Sie/du; o alfabeto/soletrar; perguntar; dar nome a objetos; encomendar bebidas, dar informações sobre produtos e preços, compreensão de perguntas simples, informações, mensagens ao telefone e breves diálogos em situações quotidianas e profissionais; descrever um quarto, um apartamento, um alojamento de férias; falar sobre pessoas...
3 - Conteúdos gramaticais: os tempos verbais (Präsens, Präteritum dos verbos ?haben? e ?sein?); os verbos modais; as perguntas diretas (Ja/Nein-Fragen); as perguntas com pronomes interrogativos (W-Fragen); os artigos definidos e indefinidos; os pronomes pessoais; os adjetivos não declinados...
4 - Trabalho complementar com os materiais autênticos das áreas Turismo, da Cultura e da Comunicação.
5 - Preparação da prova oral.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Braun,B. et al. , 2020 , DaF kompakt neu A1-B1 ? Kursbuch und Arbeitsbuch , Stuttgart, Klett
Becker et al. , 2012 , Unternehmen Deutsch A1+A2 ? Lehr_ und Arbeitsbuch , Stuttgart, Klett
Cohen, U. ; Grandi, N. ( , 2020 , Zimmer Frei ? Deutsch im Hotel , Stuttgart, Klett
HarperCollins Publishers , 2016 , Collins German Grammar and Practice , HarperCollins Publishers
Ferenbach, M. , Schüsster, I. , 2020 , Wörter zur Wahl , Stuttgart, Klett
Funk,H., Kuhn, C. , 2016 , Studio 21 ? das Deutschbuch , Berlin, Cornelsen.
Grunwald, A. , 2015 , Ja, gerne. , Berlin: Cornelsen
Jin, F. et al. , 2016 , Übungsgrammatik Deutsch als Fremdsprache Grammatik ? kein Problem , Berlin: Cornelsen.
Kahlen, L. , 2019 , Essential German Vocabulary , y, Oxen, Teach Yourself.
Kaufmann, S. et al. , 2019 , Linie 1 A1.1 Deutsch im Alltag und Beruf, Kurs- und Übungsbuch. , München: Klett- Langenscheidt
Kreutner, E., Langer. J , , 2016 , German Tutor ? Grammar and Vocabulary Workbook- , Hodder and Stoughton
Langenscheidtredaktion , 2011 , Langenscheidt Taschenwörterbuch (Portugiesisch - Deutsch / Deutsch - Portugiesisch) , München: Langenscheidt
Niebisch, D. , 2018 , Menschen -Vokalbletaschenbuch A1 ?Müchen , Hueber Verlag.
Martinez,R., Braatz, B. , 2004 , Como dizer tudo em alemão , Editora Campus
Röhe, K., , 2011 , Zweifelfrei Deutsch ? Wortbildung und Wortbedeutung, , Stuttgart, Pons.
Schümann, A. et al. , 2015 , Menschen im Beruf Tourismus A1 , München: Hueber
Schnack, A. , 2019 , Deutsch Intensiv ? Wortschatz A1, , Stuttgart, Klett.
Stief, C. et al. , 2005 , Gramática alemã quanto basta. Deutsche Grammatik - kurz und schmerzlos , Berlin et al./ Lisboa: Langenscheidt/Lisma.
Weermann, E. M. & Wolk, U. , 2018 , Verbtabellen Plus , Deutsch. Stuttgart et al.: Klett.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os estudantes trabalham nas aulas maioritariamente nas três seguintes variantes: individual, com o seu parceiro e em grupo. Também têm de falar individualmente para o resto da turma, quando têm de informar acerca do trabalho com o seu parceiro ou grupo. As aulas só serão frontais quando for necessário explicar algum aspeto linguístico devido à sua complexidade. Segue o Regulamento de Avaliação da Aprendizagem dos Alunos da UMa (Modelo B). - 80% de presença obrigatória às aulas - 2 Frequências escritas (cada, 30%); 1 prova oral (30%); assiduidade e participação (10%) Época Recurso: serão admitidos alunos c/ estatuto ?normal? (N) que reúnam as condições para recuperar ou melhorar a frequência na qual obtiveram menor classificação (40%). Os alunos com estatuto de trabalhador-estudante (T) poderão recuperar as 2 frequências escritas e a prova oral (90%) no Recurso. Outro elemento de avaliação: participação e assiduidade (10%) não pode ser nem recuperado nem melhorado na época de recurso