Disciplina: Nutrição e Segurança e Higiene Alimentar

Área Científica:

Ciências da Alimentação e da Saúde

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Com a Unidade Curricular de Nutrição e Segurança e Higiene Alimentar, pretende-se que os alunos compreendam a função da alimentação e dos constituintes nutricionais, assim como a importância da higiene alimentar e dos sistemas de segurança alimentar numa unidade de restauração.

Conteúdos / Programa:

1 - A evolução da alimentação humana ao longo dos tempos
2 - Conceitos e princípios básicos da nutrição
3 - Nutrientes e princípios nutritivos
4 - Alimentação saudável e o seu impacto na saúde
5 - Rotulagem de produtos alimentares
6 - Aquisição e armazenamento de produtos alimentares
7 - Higiene alimentar: conceitos básicos; higiene pessoal/profissional; higiene dos locais de trabalho, instalações, equipamentos e utensílios
8 - Segurança alimentar: conceitos básicos; enquadramento legal e normativo
9 - O sistema de segurança alimentar HACCP: princípios, metodologia, implementação e manutenção em rotina

Bibliografia / Fontes de Informação:

Corlet, D. , 1998 , HACCP - User's Manual , California: Aspen Publications, Inc.
arrañaga IJ, Carballo JM, Rodriguez MM, Fernandez JA. , 1999 , Control e Higiene de los Alimentos , Madrid: Mc Graw Hill
Mahan LK, Escott-Stump S, Raymond JL. , 2012 , Krause's Food, Nutrition, and Diet Therapy , St. Louis: W.B.
Ross AC, Caballero B, Cousins RJ, Tucker KL, Ziegler TR. , 2014 , Modern Nutrition in Health and Disease , Baltimore: Wolters Kluwer /Williams & Wilkins.
Shapton DA, Shapton NF. , 1998 , Principles and Practices for the Safe Processing of Foods , Cambridge: Woodhead Publishing Limited (Series in Food Science and Technology)

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Aulas teóricas: aulas magistrais com frequência voluntária seguindo o programa definido de acordo com os objetivos da disciplina. Aulas teórico-práticas: tutoradas destinadas à consolidação dos conhecimentos, através da participação ativa do aluno no processo de ensino-aprendizagem: pesquisa, avaliação crítica, tratamento e transmissão de informação científica sobre temas relevantes para a unidade curricular. A avaliação efetuada na modalidade de ''Avaliação Contínua'' (teste escrito, 50%, participação e desempenho em projetos individuais e de grupo, 50%) com a possibilidade de realização de exame final escrito, 100%, que incidirá sobre a totalidade do programa lecionado, no caso de não existir aproveitamento na modalidade de ''Avaliação Contínua''. A nota mínima é de 10 valores.