Disciplina: Introdução à Empresa
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - - O estudante deverá desenvolver uma perspetiva geral acerca da empresa e da sua relação com a envolvente, da gestão, do gestor; - O aluno deverá compreender e diferenciar as múltiplas dimensões afetos à atividade empresarial; - O estudante ficará familiarizado com os conteúdos associados às funções estruturantes da gestão (organização, direção e controlo) bem como as suas inter-relações; - O aluno deverá ser capaz de manusear algumas ferramentas, decorrentes das funções da gestão, de modo a permitir alcançar os objetivos empresariais; - O estudante deverá ser capaz de identificar os principais temas e conceitos associados às funções comercial,financeira e de produção; - O aluno será familiarizado com a dimensão ética e de responsabilidade social do gestor e empresa.
Conteúdos / Programa:
1 - A GESTÃO, O GESTOR, A EMPRESA E O MEIO ENVOLVENTE
1.1 - Os fenómenos organizacionais e atividade empresarial
1.2 - A empresa numa perspetiva sistémica
1.3 - -Ambiente geral e ambiente de tarefa
1.4 - Stakeholders e shareholders
1.5 - A crescente empresarialização da sociedade
1.6 - Clientes, mercado e concorrência
1.7 - O que é a Gestão
1.8 - Evolução do pensamento da Gestão
1.9 - O papel do gestor
1.10 - Os subsistemas de gestão e os recursos
1.11 - Ética e responsabilidade social
2 - FUNÇÕES FINANCEIRA, COMERCIAL E DE PRODUÇÂO
2.1 - Introdução à gestão financeira
2.2 - Variáveis básicas do cálculo financeiro
2.3 - Introdução à gestão comercial
2.4 - Introdução à gestão de produção
2.5 - Stocks: uma abordagem introdutória
3 - ORGANIZAÇÃO
3.1 - Funções, departamentalização e diferenciação
3.2 - Responsabilidade, autoridade e delegação
3.3 - Princípios de organização
3.4 - Estruturas organizacionais
3.5 - Autoridade, influência e poder
3.6 - Tendências na estrutura das empresas
4 - DIREÇÃO
4.1 - Pessoas ou recursos humanos
4.2 - Pessoas: do recrutamento à remuneração
5 - CONTROLO
5.1 - Processo e tipos de controlo
5.2 - Avaliação de desempenho
Bibliografia / Fontes de Informação:
Boddy, D. , 2016 , Management: An Introduction , Pearson
Sousa, A. , 2009 , Introdução à Gestão, Uma abordagem Sistémica , Verbo
Robbins, S., Cenzo, D. & Coulter, M. , 2017 , Fundamentals of Management: Management Myths Debunked! , Global Edition, Pearson.
Hatch, J. H. & Cunliffe, A. , 2006 , Organizational Theory , Reino Unido, OUP
Mintzberg, H. & Quinn James , 1991 , Strategic Process ? Concepts, Context and Cases , Prentice Hall - International
Smith, David. , 2006 , Exploring Innovation , McGraw Hill
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os alunos são orientados e estimulados a relacionar os conteúdos programáticos abordados em aulas teóricas (onde se apresenta e discute os princípios teóricos do programa) e em aulas teórico-práticas (nas quais se discute casos e problemas, onde os alunos terão a oportunidade de utilizar os conceitos, ideias e estratégias apresentadas na aula). A avaliação é composta por dois elementos: dois testes escritos (50% + 50%), ambos com nota mínima de 8,00 valores. A avaliação na época de recurso é realizada com base no conteúdo integral da UC .