Disciplina: Inglês B1.2

Área Científica:

Línguas

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4 ECTS

IDIOMA:

Inglês

Objetivos Gerais:

1 - A UC Inglês B1.2 corresponde ao nível intermédio de aprendizagem do inglês como língua estrangeira: nível comum de referência B1.2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. O objetivo da UC é a aquisição por parte do estudante - utilizador independente - de estruturas linguísticas intermédias, visando o aperfeiçoamento do conhecimento da língua inglesa nas suas diversas competências ao nível intermédio. Inteiramente lecionada em inglês, esta UC visa essencialmente desenvolver nos estudantes competências de língua específicas , nomeadamente as chamadas "reading, speaking, writing, listening skills", sendo o estudante chamado a participar numa variedade de atividades comunicativas de modo a promover a sua autoconfiança no uso da língua inglesa em situações comuns.

Conteúdos / Programa:

1 - CONSCIENCIALIZAÇÃO DA LÍNGUA: Falar, Ouvir e Escrever
2 - VOCABULÁRIO E LEITURA
2.1 - Seleção de autênticos textos orais e escritos das Unidades 6-10 do Manual de Curso adotado, Total Inglês - Intermediate.
2.2 - Leitura extensa: Os estudantes irão também ler e trabalhar un conto em língua inglesa.
3 - GRAMÁTICA INGLESA
3.1 - Artigos
3.2 - Advérbios
3.3 - Tempos Verbais: Past Perfect Simple vs. Simple Past
3.4 - Revisão dos Tempos Verbais (Past)
3.5 - Verbos Irregulares (Lista B1.2)
3.6 - Phrasal Verbs
3.7 - Modais de Habilidade
3.8 - Obrigação (Past)/Permissão
3.9 - Usos de like
3.10 - Subject/Object Questions
3.11 - Used to/would
3.12 - Reported Questions
3.13 - Reported Speech
3.14 - Segundo Conditional
3.15 - Terceiro Conditional
3.16 - Make, let e allow
3.17 - I wish/if only

Bibliografia / Fontes de Informação:

- , s/d , Longman Dictionary of Contemporary English , Longman
Carter, R. & M. McCarthy , s/d , Cambridge Grammar of English: A Comprehensive Guide - Spoken and Written , Pearson Longman
Clare, A. & J.J. Wilson , 2006 , Total English - Intermediate, Student's Book , Pearson Longman
CUP , 2006 , English Grammar and Usage , CUP
Foley, M. , 2006 , Total English - Intermediate, Workbook , Edições Melhoramentos
Murphy, R , 1999 , English Grammar in Use , OUP
Novo Michaelis , s/d , Dicionário Ilustrado , Harper Collins
Swan, M., & C. Walter , 2005 , Practical English Usage , s/ed
Willis, D. , 1995 , Collins Cobuild Student's Grammar (Self-Study Edition) , s/ed

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
As aulas têm partes expositivas e teórico-práticas havendo uma constante interação entre docente e estudantes. A produção oral e escrita em língua inglesa irá ser desenvolvida através de trabalho individual e trabalho de pares. Os estudantes deverão também fazer uso do manual de apoio Total English - Intermediate, Workbook, que apresenta atividades/exercícios de apoio para consolidação da matéria dada na aula. Haverá também um enfoque no desenvolvimento das competências orais devendo os estudantes efetuarem leituras orais e comunicarem exclusivamente na língua estrangeira. No tocante à avaliação, optou-se pelo Modelo A do Regulamento de Avaliação e Aprendizagem da Universidade da Madeira. Assim sendo, os estudantes são avaliados ao longo do semestre através de duas frequências (1ª Frequência: 50% + 2ª Frequência: 50%) em que serão testadas as suas competências linguísticas ao nível intermédio. A Avaliação na Época de Recurso será um exame escrito a 100%.