Disciplina: Empreendedorismo

Área Científica:

Formação Científica, Cultural, Social e Ética

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Apresentar, analisar e discutir as diferentes definições sobre a temática do empreendedorismo.
2 - Compreender a evolução do empreendedorismo como área de investigação.
3 - Caracterizar o empreendedor.
4 - Avaliar a importância do ambiente empreendedor.
5 - Caracterizar a atividade empreendedora em Portugal.
6 - Compreender os vários elementos que compõem o processo empreendedor.
7 - Incentivar o aluno na procura, identificação e avaliação de oportunidades de negócio.
8 - Desenvolver competências na elaboração e apresentação de um plano de negócios.

Conteúdos / Programa:

1 - Empreendedorismo
2 - O Empreendedor
3 - Actividade Empreendedora
4 - Processo Empreendedor
5 - Mitos em Empreendedorismo
6 - O Plano de Negócio
7 - Exercício prático sobre empreendedorismo: Elaboração, apresentação e avaliação de um plano de negócios

Bibliografia / Fontes de Informação:

'S' Sarkar , 2007 , Empreendedorismo e Inovação , Escolar Editora
Costa, H. e P. Ribeiro , Criação & gestão de micro­empresas & pequenos negócios , Lidel. Ferreira
Ferreira, M., Serra, F., Santos, J. , 2010 , Ser Empreendedor - Pensar, Criar e Moldar a nova Empresa , Edições Sílabo: Lisboa
Nielsen, S., Klyver, K., Evald, M. and Bager, T. , 2012 , Entrepreneurship in Theory and Practice: Paradoxes in play , Edward Elgar: Cheltenham

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos programáticos são abordados em aulas teóricas (onde se oferece e discute os princípios teóricos do programa) e teórico-práticas (através de aulas interativas, fomentadas pela intensa e valiosa participação dos alunos, sendo utilizados teaching cases elaborados por escolas de renome internacional ao nível do ensino em Empreendedorismo, nomeadamente, o Babson College). A avaliação é composta por dois elementos: um teste escrito (50%) e um trabalho prático em grupo (50%), ambos com nota mínima de 7,00 valores. Na época de recurso/especial ou de melhoria, os critérios de avaliação mantêm-se, sendo dada a oportunidade ao aluno de recuperar ou melhorar somente a nota do teste escrito.