Disciplina: Correntes Contemporâneas do Design

Área Científica:

Ciências da Arte

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Esta unidade curricular pretende explorar as correntes e principais direcções de pensamento contemporâneos que o design assumiu desde as últimas décadas do século XX até à actualidade.
2 - O principal objectivo é confrontar os alunos com a pluralidade e multidisciplinaridade que o design, nomeadamente o pensamento em design assumiu e como se transformou nas últimas décadas.
3 - Perceber como a disciplina se tornou transversal à vida quotidiana em todos os sectores de actividade. Estas transformações trouxeram mudanças profundas nos modos de pensar, projectar e produzir em design.
4 - Estudar estas alterações paradigmáticas torna-se fundamental para compreender a importância da cultura do design e o seu carácter emergente como novo agente cultural do século XXI.
5 - Dar a conhecer os novos pensadores, designers, sectores de actividade e de acção, de comunicação e de intervenção do Design que pretende estabelecer uma hermenêutica da disciplina contemporânea.

Conteúdos / Programa:

1 - Breve passagem histórica das principais correntes do design nas últimas décadas do século XX;
2 - A cultura do design ou o papel do design na cultura;
3 - O design como agente transversal da vida quotidiana: novos campos de actuação. O design de serviços; O design de informação;
4 - A globalização e o projecto. Projectar nacional, produzir global. O design no Mundo, comunicação e intervenção cultural e económica.
5 - A importância do design sustentável e da inovação social;
6 - O design e as Indústrias Criativas

Bibliografia / Fontes de Informação:

Alves, R. and Nunes, N.J. , 2013 , Towards a Taxonomy of Service Design Methods and Tools , Springer Berlin Heidelberg - 4th International Conferences on Exploring Service Science, [Acceptance
Veronique Vienne;Steven Heller , 2012 , 100 Ideas that Changed Graphic Design , Laurence King
Tim Brown , 2009 , Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation , HarperBusiness
Thomas Lockwood , 2009 , Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value; , Allworth Press
Editors of Phaidon , 2013 , The Design Book , Phaidon
E. Manzini , 2015 , Design, When Everybody Designs: An Introduction to Design for Social Innovation , The MIT Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia expositiva nas teóricas com recurso a análise e discussão de exemplos das melhores práticas; análise de literatura, case-studies; método dialógico de discussão de conteúdos, princípios e esquemas. Avaliação é contínua tanto na componente teórica como na teórico - prática, quantificada pela frequência obrigatória de pelo menos 75% das aulas, participação e interesse demonstrados na realização dos exercícios propostos de grupo e pela avaliação escrita por testes, a combinar previamente com os estudantes, sabendo que nenhum pode ter uma ponderação superior a 50%. Aplica-se a mesma regra a trabalhadores estudantes.