Disciplina: Design Estratégico

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

48 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Desenvolver competências de planeamento estratégico e capacidades de gerar visões/cenários inovadores no âmbito da cultura do design dentro de uma organização/produto/marca ou serviço.
2 - Obter ferramentas básicas para a organização e estruturação de um plano de design estratégico.
3 - Desenvolver ferramentas e capacidades de narração gráfica para implementação e comunicação dos projetos.

Conteúdos / Programa:

1 - Noções de mercado, marcas e seus consumidores segundo modelos de negócio.
2 - O Design como construtor de valor.
3 - O Pensamento de Design no tempo da economia do conhecimento, da colaboração e das economias sustentáveis.
4 - Príncipios do Design de Serviços, metodologias para o projetos de produtos-serviços.
5 - Branding Design. Importância da identidade de marca, sistemas de identidade corporativa, relações de identidade e de cultura transversais dentro de uma organização/empresa.
6 - Ferramentas para a compreensão e construção de um plano estratégico e de negócio
7 - Ferramentas de construção de narrativas gráficas. Da infografia ao desenho de sistemas de comunicação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

M. STICKDORN, J. SCHNEIDE , 2010 , This Is Service Design Thinking , BIS Publisher
T. Brown , 2009 , Change by Design. How Design Thinking transforms organisations and inspires innovation , HarperCollins Publisher
N. Nixon , 2015 , Strategic Design Thinking , Bloomsbury Publishing
R. Verganti , 2009 , Design driven innovation. Changing the Rules of Competition by Radically Innovating What Things Mean , Harvard Business Press
I. Mootee , 2013 , Design Thinking for Strategic Innovation: What They Can't Teach You at Business or Design School , Wiley
A. Osterwalder , 2014 , Value Proposition Design. How to Create Products and Services Customers Want , Strategyzer
A. Osterwalder , 2010 , Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers , Strategyzer
C. M. Christensen , 2011 , The Innovator's Dilemma: The Revolutionary Book That Will Change the Way You Do Business , Harper Business Essentials
E. Manzini , 2015 , Design, When Everybody Designs: An Introduction to Design for Social Innovation , The MIT Press

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A UC segue a metodologia do learning-by-doing que dá aos estudantes a oportunidade de aplicarem ferramentas e métodos, desenvolver pensamento estratégico que auxilia nos processos de inovação. Casos de estudo são usados na componente teórico-prática, usando métodos de pesquisa qualitativa e dialógica para gerar massa crítica consistente sobre a matéria. Avaliação é periódica, segundo o Modelo C do regulamento de avaliação do Estudante da UMa. Alunos Trabalhadores Estudantes estão sujeitos a uma frequência mínima obrigatória de pelo menos 50% das aulas e o exame de recurso vale 30% sobre a nota obtida no final do semestre a todos os estudantes.

Regente da Disciplina:

Gian Andrea Giacobone