Disciplina: Projeto de Design I
Área Científica:
Design
HORAS CONTACTO:
96 Horas
NÚMERO DE ECTS:
12 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta disciplina pretende explorar o meio social, económico e ambiental como agentes solicitadores de novas respostas criadas e desenvolvidas em ambiente projectual. Pretende-se que os alunos atinjam um elevado grau de autonomia criativa e projectual, capazes de estabelecer a sua própria linguagem autoral. Sejam capazes de optar pelos meios comunicacionais e técnicos que julguem pertinentes como resposta possível à problemática projectual em causa. Entender a prática de projecto como resposta critica, ética e responsável ao meio, através da exploração teórico-prática das correntes contemporâneas e do pensamento em Design. Esta prática visa formar uma consciência estética, política e social do designer como agente integrante da sociedade onde opera e de onde emerge. Pretende-se contribuir através de análise e estudo das melhores práticas contemporâneas, para a construção de um pensamento e prática de um design mais holístico e estratégico na sua relação com o meio e como o Mundo.
Conteúdos / Programa:
1 - Processo de design: modelos e ferramentas para as fases de pesquisa, reflexão e concepção. Explorar a metodologia HCD Human-Design Centrado & kit de ferramentas, Explorar as ferramentas utilizadas na aplicação do "design de serviço"; Observar os contextos sociais, interagir com eles para mapear e analisar os problemas, necessidades, emoções, motivações, comportamentos; Métodos de dialogo particpitaivo com os diferentes actores/intervinientes no projecto; Recolha e analise de dados - visualização de informação/dados Criar ferramentas e protótipos; Design para a Inovação Social: a partir de observações e reflexões sobre os casos de sustentabilidade social, os conceitos de design para o bem-estar e de Design para o Desenvolvimento Sustentável.
Bibliografia / Fontes de Informação:
MUNARI, Bruno , Das coisas nascem coisas , Col. Arte e Comunica?o. Ed. 70
R. BUCHANAN , 2008 , "Introduction: Design and Organizational Change" in Design Issues , MIT Press
IDEO , 2014 , Human-Centred Design Toolkit, 2nd Edition , IDEO
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Método expositivo e dialogico na componente teórico-pratica para apoiar e integrar as atividades práticas. Learning-by-Doing é o metodologia mais próxima à linguagem projectual, envolvendo os alunos com o meio através da analise oportunidades. Recursos a métodos de aprendizagem Colaborativa para construir uma cultura de partilha de conhecimentos e de competências de apoio. A avaliação é continua e baseada na concretização de projectos. A frequência mínima para garantir a aprovação na disciplina é de 75% do total de aulas previstas. A disciplina está sujeita entre 2 a max. 4 momentos de avaliação quantitativa cada um com um peso máximo de 50%. Esta UC pressupõe uma taxa de esforço e trabalho autónomo de realização dos projectos de cerca de 10h semanais