Disciplina: Laboratório Digital II

Área Científica:

Comunicação Visual

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

8 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - A unidade curricular Laboratório Digital 2, pretende que os alunos sejam confrontados com a linguagem e ambiente das ferramentas digitais de apoio à criação, desenvolvimento e comunicação produtos gráficos digitais.
2 - Introdução aos softwares específicos de paginação e design editorial; Introdução aos softwares e à linguagem multimédia e de web.
3 - Explorar o domínio técnico em áreas especificas da produção audiovisual nas várias fases do processo criativo.
4 - Adquirir competências técnicas na área do design para a web. Programação básica, exploração dos diferentes formatos e suportes, criação de linguagens comunicacionais mais complexas.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução, exploração técnica e prática dos softwares do pacote Adobe Photoshop, Illustrator, InDesign.
2 - HTML5
3 - CSS3
4 - Introdução a frameworks e Search Engine Optimization (SEO).
5 - Construção de uma narrativa; Storytelling;
6 - Exploração análise da tipografia como elemento gráfico de expressão visual;
7 - Introdução à animação de Web (Jquery).

Bibliografia / Fontes de Informação:

ANON Ellen, Grey Tim , 2007 , Photoshop CS3 for Nature Photographers - A workshop in a book , Wiley Publishing Inc
T Ang , 2005 , "Introdução ao vídeo digital" , Civilização Editores
C CORREIA , 1997 , "Multimédia de A a Z- Dicionário dos novos modelos de comunicação" , Editorial Noticias
RIBEIRO, Nuno , 2004 , Multimédia e Tecnologias Interactivas , FCA
R BELLOUR , 1997 , Entre-imagens: foto, cinema, vídeo , Papirus

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia expositiva nas teóricopráticas com recurso a análise e discussão de exemplos das melhores práticas. Análise de literatura e de case-studies sobretudo nas áreas de vídeo-jogos, som e iluminação. Avaliação contínua dos alunos, seja pela frequência obrigatória de pelo menos 75% das aulas, seja pela participação, interesse, grau de autonomia e capacidade de aplicação das diversas competências já adquiridas. Na componente prática, exploração prática das ferramentas, aplicação dos conhecimentos adquiridos na componente teórico-prática através da realização de projetos e sua maquetização virtual. Avaliação: contínua, exploração prática das ferramentas, aplicação dos conhecimentos adquiridos na componente teóricoprática através da realização de projetos e sua maquetização. Elaboração de trabalhos teóricopráticos individuais ou em grupo. Apresentações orais e multimédia dos projectos. Elementos de avaliação: Design project concept+wireframes+project memoria descritiva:10%; Design project development: 30%; Frequência: 40%; Cidadania/Presença: 5%; Trabalhos: 15%