Disciplina: Teoria e Processos de Design
Área Científica:
Ciências da Arte
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Esta unidade curricular fornece um conhecimento sobre as diferentes etapas de desenvolvimento de um projeto criativo em design.
2 - O objetivo principal consiste no desenvolvimento de conhecimento sobre a teoria, os vários modelos, cenários e etapas do processo de design.
3 - O objetivo secundário consiste no desenvolvimento do conceito de design thinking. São discutidos conceitos criativos subjacente à realização de um projeto de design.
4 - O objetivo terciário é abordar o design orientado para a inovação - as diferentes formas como esta se manifesta na profissão do designer.
5 - No final desta unidade curricular, os alunos poderão analisar, de forma independente, os desafios subjacentes a um projeto em design e, analisar os desafios e as oportunidades da aplicação estratégica de um modelo, para obterem um resultado bem-sucedido.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução aos objetivos do curso: critérios de avaliação, níveis de avaliação e resultados esperados.
2 - Como é definido o design? Quais são as definições aceites?
3 - Introdução aos Process Models - modelos tradicionais vs modelos emergentes
4 - Contributos para a mentalidade do designer - fases e padrões de pensamento subjacente ao projeto em design.
5 - O que é o Design Thinking? Abordagem de pensar e saber como "designerly".
6 - Quais são as fases do pensamento subjacentes a um processo de design tradicional (incubação, insight, transformação)?
7 - Contributos sobre padrões de pensamento dos principais designers - estudos de caso.
8 - O espaço de problema versus o espaço de solução - ferramentas apropriadas a aplicar.
9 - Acrescentando valor ao Design - Introdução à perspectiva de Tim Brown sobre o design thinking / Valor versus Utilidade / Viabilidade - Desirability - Viabilidade
10 - Ferramentas para a criatividade - Crit / Evidence / Proove. Natasha Jen em Design Thinking.
11 - Introdução ao GigaMapping - técnicas para Modelos de Processos.
12 - Introdução à Inovação do Produto. Uma visão da relação subjacente ao pensamento em design e o design para a inovação.
13 - Design Centrado no ser Humano vs Design Centrado na Máquina.
14 - Como se projeta? Importância de aplicar um processo ao design. Introdução aos modelos tradicionais de processo em design.
15 - Introdução aos métodos e às ferramentas de pesquisa - pesquisa básica, pesquisa-ação, pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa.
16 - Introdução ao Double Diamond Process Model.
17 - Introdução ao Modelo de Processo da IDEO - um modelo de processo de consultoria e seus estágios de aplicação para um projeto em design.
18 - Introdução aos IDEO Method Cards.
19 - Introdução à Biomimicry - Inovação através do design inspirado na natureza.
20 - Introdução ao Desenho Participativo - Modelo, Métodos e Ferramentas.
21 - Introdução à Industria 4.0 e impacto das tecnologias da internet na indústria.
Bibliografia / Fontes de Informação:
J. Reswick , 1994 , "What constitutes valid research? qualitative vs. quantitative research." Journal of Rehabilitation research and development ,
T. Brown , 2008 , "Design thinking." Harvard Business Review ,
J. Mendel , 2012 , "A taxonomy of models used in the design process". Interactions. ,
H. Dubberly , 2005 , How do you design? A compendium of models. ,
J.C. Jones , 1992 , Design methods ,
J.M. Benyus , 2002 , Biomimicry: innovation inspired by nature ,
IDSA (Industrial Design Society of America , 2001 , IDSA (Industrial Design Society of America): Design secrets: 50 real life projects uncovered ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
As aulas teóricas enquadram os conteúdos programático da disciplina. Os alunos participam em debates de grupo, aulas teóricas e visualização de conteúdos audiovisuais. Tarefas em sala de aula e projetos de design desafiarão os alunos a cruzar as entradas teóricas com a sua aplicação. Um teste teórico no final do semestre validará se os alunos desenvolveram uma compreensão clara dos conteúdo programáticos da disciplina. Esta disciplina seguirá o Modelo de Avaliação 'B' de acordo com os regulamentos de avaliação da UMa. A disciplina é constituída pelas componentes de avaliação: avaliação contínua (participação/presença: 20%), dois projetos (30% cada) e dois trabalhos escritos (10% cada). Espera-se que os alunos assistam regularmente às palestras teóricas e participem em todas as discussões de grupo. A avaliação contínua baseia-se na participação proativa e regular dos alunos em sala de aula.