Disciplina: Design III

Área Científica:

Design

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

10 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - The main objective of the CU is to give the students a thorough understanding of the product design process. Based on the The main objective of the CU is to give the students a thorough understanding of the product design process.
2 - Pretende-se que os alunos explorem uma abordagem de criação semântica de artefactos. Atribuindo-lhes valor de forma e de conceito. Importa valorizar o espirito e habilidades de pesquisa, capacidade de conceptualização, desenvolvimento de projecto e posterior fase de maquetização e prototipagem 3D. Nesta fase da sua aprendizagem, realidades mais complexas de projecto são propostas por forma a que os alunos sejam confrontados com constrangimentos de ordem conceptual e construtiva.

Conteúdos / Programa:

1 - Processo em design
2 - Processos de produção e o seu impacto no desenho de produto
3 - Processos criativos e metodologias criativas
4 - Produção e transformação de materiais e a sua importância na concepção de produtos industriais
5 - Desenho de produto (focus em vários tipos de desenho para diferentes fases de projecto)
6 - A comunicação de projecto e o design gráfico
7 - Introdução à modelação básica e aplicação de materiais
8 - explorar formas, detalhes e escalas
9 - CFM selection and rendering techniques
10 - Introdução ao Additive Manufacturing (AD) ? 3D printing process
11 - Post processing techniques for 3D printing

Bibliografia / Fontes de Informação:

William Lidwell, Kritina -Holden, Jill Butler , 2003 , Universal Principles of Design , Rockport Publishers, Inc.
Donald A. Norman , 2002 , The Design of Everyday Things , Basic Books
R. Butter , 1989 , Putting theory in practice: An application of product semantics to transportation design , Design Issues
B. Burdek , 2005 , History, theory and practice of product design , Birkhäuser
K. Krippendorff , 2006 , The semantic turn, a new foundation for design , Boca Raton

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Metodologia dialogica para as questões teóricas, recurso a discurso expositivo com slides.Discussão e analise de melhores práticas. Método de problem solving da metodologia projectual em design. Learning-by-doing, onde os desafios são lançados com vista à sua rápida execução, Teste, correção e melhoramentos. A avaliação consite em três momentos principais: 1) avaliação continua de 75% das aulas 2) projectos individuais ou em grupo, com respectivo processo e desenvolvimento e 3) apresentação frequência + participação = 25% (continous evaluation) design project 1 = 35% design project 2 = 35% Esta UC pressupõe uma taxa de esforço e trabalho autónomo de realização dos projectos de cerca de 10h semanais

Regente da Disciplina:

Carlos Bruno Xavier Alexandre