Disciplina: Desenho II
Área Científica:
Comunicação Visual
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
8 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Desenvolver a capacidade de observar e identificar a diferença de perceção do real do concetual
2 - Aprofundar o conhecimento e uso de diferentes ferramentas e técnicas manuais.
3 - Desenvolver uma sensibilidade visual e estética para capacitar os alunos a agir criativamente, e incentivar a autonomia na criação de uma linguagem visual própria, considerando também os níveis simbólicos e poéticos.
Conteúdos / Programa:
1 - Observação do real e do meio.
2 - Representação com recurso a diferentes meios e técnicas; para melhorar a esboçar habilidades lado, e aprender mais sobre ilustração, explorando o uso de caneta, tinta, cores, colagens.
3 - Linhas e texturas como elementos gramaticais da representação.
4 - Confronto entre suportes e meios de representação digitais e analógicos.
5 - Utilização da cor, explorar a teoria e experiência prática. Perceção e reprodução; noções de variáveis como matiz, saturação, brilho, os tipos de interações e contrastes, os sistemas internacionais de cor.
6 - Representação de conceitos, objetos, sistemas, espaços (interiores e áreas urbanas).
7 - Storytelling, representação de narrativas visuais.
Bibliografia / Fontes de Informação:
R. Arnheim , 2004 , Art and Visual Perception: A Psychology of the Creative Eye , Univ of California Pr
J. de Sausmarez , 2008 , Basic Colour. A Practical Handbook , Herbert Press
M. Hachen , 2007 , Scienza della Visione. Spazio e Gestalt, design e comunicazione , Apogeo
J. Hobbs , 2013 , Sketch Your World. Essential Techniques for Drawing on Location , Apple
C. Malamed , 2015 , Visual Design Solutions: Principles and Creative Inspiration for Learning Professionals , John Wiley & Sons Inc.
A. Male , 2007 , Illustration: a theoretical and contextual perspective , AVA Publishing
B. Munari , 2015 , Artista e Designer , Edições 70
B. Munari , 2014 , Design e Comunicação Visual , Edições 70
J. Albers , 1975 , Interaction of Colour (Revised Edition) , Yale University Press
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A avaliação é contínua e baseada na concretização de projetos. A frequência mínima para garantir a aprovação na disciplina é de 75% do total de aulas previstas. Os Estudantes Trabalhadores estão sujeitos a uma frequência mínima obrigatória de pelo menos 50% das aulas. A UC pressupõe uma taxa de esforço e trabalho autónomo de realização dos projetos de cerca de 10h semanais. A nota final é composta por uma componente de 20% ou 25% de avaliação contínua (individual) e uma de 80% ou 75% relativa a projetos. Estes restantes 80% ou 75% são divididos entre 2 a 4 momentos de avaliação, que podem variar em peso, dependendo do tipo de projetos propostos aos estudantes. Esta UC segue o Modelo C de acordo com o regulamento de avaliação do Estudante da UMa. Contudo tais critérios são definidos cumprindo com os prazos constantes no Regulamento de Avaliação dos estudantes da UMa e comunicados, por escrito aos estudantes, ao Diretor de Curso e ao Presidente do Cons. Pedagógico Universitário.