Disciplina: Educação para a Saúde
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Identificar fatores que interferem no processo saúde/doença.
2 - Conhecer as etapas do desenvolvimento do ser humano ao longo do ciclo de vida.
3 - Compreender a resposta adaptativa do indivíduo ao processo saúde/doença.
4 - Desenvolver competências cognitivas, técnicas e relacionais para a prevenção da doença, manutenção, recuperação e promoção da saúde.
Conteúdos / Programa:
0 - A interligação da saúde aos contextos de desenvolvimento e educativos.
1 - Os conceitos inerentes à Saúde.
1.1 - Evolução do conceito de Saúde.
1.2 - Promoção da Saúde.
1.3 - Prevenção da Doença.
1.4 - Educação para a Saúde.
1.5 - Literacia em Saúde.
2 - A saúde ao longo do ciclo de vital.
2.1 - Necessidades Humanas e sua satisfação.
2.2 - Os processos de saúde-doença.
2.3 - Alterações funcionais do organismo: Criança; Jovem; Adulto; Idoso.
2.4 - Saúde Mental e prevenção das perturbações mentais.
2.4.1 - Prevenção da Violência.
3 - Os Determinantes da Saúde.
3.1 - Genética; Ambiente; Estilos de Vida e Serviços de Saúde.
3.2 - As Desigualdades em Saúde.
3.3 - A Promoção da Saúde; Prevenção da doença e qualidade de vida.
3.4 - Educação Alimentar: Alimentação saudável e distúrbios alimentares.
3.5 - Atividade física e comportamento sedentário.
4 - Planeamento e Promoção da Saúde.
4.1 - Modelos de planeamento em Promoção da Saúde.
4.2 - Políticas de Promoção da Saúde.
4.3 - Plano Nacional de Saúde.
5 - Educação integral em sexualidade.
5.1 - A saúde sexual e reprodutiva das crianças e jovens.
5.1.1 - Puberdade.
5.1.2 - Gravidez.
5.1.3 - Doenças Sexualmente Transmissíveis.
6 - Princípios de Socorrismo.
6.1 - O Sistema Integrado de Emergência Médica.
6.2 - Primeiros Socorros.
6.3 - Emergências de Trauma: Tecidos Moles; Fraturas; Trauma Vertebro Medular, Trauma Crânio encefálico.
6.4 - Emergências Médicas: Acidente Vascular Cerebral; Enfarte Agudo do Miocárdio; Diabetes; Convulsões.
6.5 - Suporte Básico de Vida.
6.5.1 - Algoritmo SBV Adulto.
6.5.2 - Algoritmo SBV Pediátrico.
6.5.3 - Posição Lateral de Segurança.
6.5.4 - Desobstrução da Via Aérea.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Almeida, L. M , 2005 , Da prevenção primordial à prevenção quaternária ,
Amaral, J. M. V. , 2010 , Tratado de clínica pediátrica ,
Ball, J.; Bindler R. , 1999 , Pediatric nursing ,
Bowden, V. R.; Dickey, S. B.; Greenberg, C. S. , 2014 , Children and their families: the continuum of care ,
Brazelton T. B. , 1992 , O crescimento da vinculação antes e depois do nascimento ,
Brazelton T. B. , 2002 , O grande livro da criança ,
Carrondo, E. M. , 2006 , Formação profissional de enfermeiros e desenvolvimento da criança: contributos para um perfil centrado no paradigma salutogénico ,
Carvalho, A.; Carvalho, G. , 2006 , Educação para a saúde: conceitos, práticas, e necessidade de formação ,
Clayton, B. D., Stock, Y. N. , 2002 , Fundamentos de farmacologia ,
Cuadra, A. R.; Apalategui M. U. , 1991 , Enfermeria de Salud Mental e Psiquiátrica ,
Dalgarrondo, P. , 2007 , Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais ,
Dennis L. K.; Braunwald, E.; Hause, S.; Longo, D.; Jameson, L.; Fauci, A. , 2005 , Harrison's principles of internal medicine ,
Direcção-Geral da Saúde/Organização Mundial de Saúde , 2002 , Relatório Mundial de Saúde 2001: Saúde Mental: Nova Concepção, Nova Esperança ,
Direção-Geral da Saúde , s/d , Envelhecimento ativo: conceitos ,
Direcção-Geral de Saúde , 2016 , Norma 016/2016., Novo programa nacional de vacinação 2017 ,
Durão, V. S. G. T. , 2014 , Educação para a Saúde como Estratégia para a Promoção do Envelhecimento Saudável ,
Fazenda, I. , 2008 , O puzzle desmanchado: saúde mental, contexto social, reabilitação e cidadania ,
Fernandes, P. , 2008 , A depressão no idoso ,
Ferreira, W, F. C.; Sousa, J. C. F. , 2000 , Microbiologia ,
Filho, H. C., Borges, C. F., Frasquilho, M. A. , 2008 , Organização de intervenções preventivas ,
Garcia-Conde J; Solano Vercet C. , 2004 , Patologia General: Semiologia Clínica Y Fisiopatologia ,
Graça, L. , 2015 , Promoção da Saúde: Uma abordagem positiva da saúde ,
Hockenberry, M. J.; Wilson, D. , 2014 , Wong, enfermagem da criança e do adolescente ,
Inácio, M. , 2007 , Manual do Formando: O Processo de Aprendizagem ,
Loureiro. I & Miranda, N. , 2019 , Promover a saúde Dos fundamentos à ação. 3.ª ed. , Edições Almedina
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular desenvolve-se através de sessões letivas teórico/práticas recorrendo ao método expositivo-participativo e demonstrativo onde, para além da exposição da temática previamente trabalhada, serão idealizados casos práticos de modo a promover a participação e reflexão do grupo. Nas práticas os estudantes mobilizam conhecimentos e aplicam habilidades instrumentais protocolizadas e apreendidas. O modelo de avaliação será o B, englobando dois elementos (frequência e trabalho) com o peso de 50% cada um. A nota mínima, em cada um dos elementos de avaliação, é de 9,5 valores, podendo ser recuperada em recurso.