Disciplina: Formação Profissional

Área Científica:

Educação

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

7,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Caracterizar os contextos/sistemas de formação profissional em Portugal.
2 - Identificar a legislação que regulamenta a formação profissional.
3 - Discriminar as competências e capacidades necessárias à atividade de formador.
4 - Identificar os principais fatores e as condições facilitadoras da aprendizagem.
5 - Compreender a dinâmica formador-formandos-objeto de aprendizagem, numa perspetiva de facilitação dos processos de formação.
6 - Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida o levantamento de necessidades de formação.
7 - Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação.
8 - Compreender os fenómenos psicossociais decorrentes nos grupos em contexto de formação.
9 - Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objetivos previamente definidos.
10 - Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

Conteúdos / Programa:

1 - Políticas e modelos de formação profissional.
2 - O sistema de formação profissional em Portugal.
3 - Conceitos e fundamentos da formação profissional.
4 - Enquadramento legal da formação profissional.
5 - ompetências profissionais do formador: novos focos de intervenção.
6 - Tipos de formação profissional.
7 - Modalidades de formação profissional.
8 - Modalidades de intervenção formativa.
9 - Gestão e coordenação da formação.
10 - Planeamento, gestão, organização, acompanhamento e avaliação da formação.
11 - Metodologias e técnicas de definição de objetivos pedagógicos.
12 - Princípios da teoria de aprendizagem.
13 - Estratégias e metodologias pedagógicas.
14 - Métodos, técnicas e estilos de comunicação.
15 - Estilos de liderança e os seus efeitos na prática pedagógica.
16 - Técnicas de dinâmicas de grupo e de gestão de conflitos.
17 - Tipos de avaliação da formação.
18 - Indicadores e critérios de avaliação da aprendizagem.
19 - Técnicas e instrumentos de avaliação da formação.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Antunes, M. H. , 2005 , As novas competências dos professores e formadores , Revista Formar
Bárbara, L. , 2009 , Métodos e Técnicas Pedagógicas/Andragógicas , Edição FCA - Teto de Nuvens
Ceitil, M. , 2010 , Tendências de evolução da Formação Profissional , Revista Formar
Cristo, E. , 2005 , Como desenvolver atitudes e capacidades empreendedoras nos nossos formandos , Revista Formar
Pacheco, J. A. , 2011 , Discursos e lugares das competências em contextos de educação e formação , Coleção Panorama. Porto: Porto Editora
De Ketele, J. M. , 1994 , Guia do formador , Horizontes Pedagógicos
. , Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro - estabelece o regime jurídico do SNQ ,
. , Portaria n.º 214/2011, de 30 de maio - estabelece a certificação dos formadores ,
Afonso, M. & Ferreira, F. , 2007 , O Sistema de Educação e Formação Profissional em Portugal -Descrição sumária , Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação
Cardim, L. , 2000 , A formação profissional nas organizações , Instituto de Emprego e Formação Profissional
Dias, J. , 2004 , A comunicação pedagógica , Instituto de Emprego e Formação Profissional
Fernandes, D. , 2005 , Avaliação das Aprendizagens: Desafios às teorias, práticas e políticas , Texto Editores
Gomes, J.; Pina e Cunha, M.; Rego, A.; Campos e Cunha, R.; Cabral-Cardoso, C. & Marques, C. , 2008 , Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano , Edições Sílabo
Lopes, A. , 2010 , Concepção e gestão da formação profissional contínua: da qualificação individual à aprendizagem orga , Pedago
Malglaive, G. , 2003 , Ensinar adultos , Porto Editora
Miranda, G. , 2003 , Psicologia da Aprendizagem , Universidade Católica Portuguesa
Oliveira, F. , 2006 , Plano de formação - Etapas e metodologias de elaboração , Instituto de Emprego e Formação Profissional
Pinheiro, J. & Ramos, L. , 2005 , Métodos pedagógicos , Instituto de Emprego e Formação Profissional
Raseth, A. , 2006 , O perfil e funções do formador , Instituto de Emprego e Formação Profissional
Rocha, J. , 2006 , Condições e factores de aprendizagem , Instituto de Emprego e Formação Profissional
Sampaio, J. , 2006 , Avaliação na formação profissional - Técnicas e instrumentos , Instituto de Emprego e Formação Profissional
Santos, J. M. , 2008 , O formador moderno e a organização formadora , Almedina Editora
Segurado, M. , 2006 , Animação de grupos e liderança , Instituto de Emprego e Formação Profissional
Simão, Ana M. e Freire, I. , 2007 , A gestão do conflito no processo formativo , Instituto de Emprego e Formação Profissional
Simões, A. , 2008 , A avaliação da formação , Revista Formar

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
O processo de ensino-aprendizagem da UC assenta na educação como um espaço de emancipação e transformação dos sujeitos. A avaliação da aprendizagem é processual e contínua e pressupõe a frequência mínima obrigatória de 75% das aulas lecionadas. O modelo de avaliação inclui: 1. Observação direta da participação/intervenção dos alunos sobre todas as atividades desenroladas na aula (10% da nota final). 2. Prova escrita individual (frequência): com a avaliação dos conteúdos programados lecionados até à data do teste) (40% da nota final). 3. Trabalho individual - elaboração de uma proposta de intervenção pedagógica (30% da nota final). 4. Trabalho de grupo - trabalho de aprofundamento teórico de assuntos suscitados a partir dos temas do programa e definidos em conjunto com o docente (20% da nota final).