Disciplina: Educação Comparada
Área Científica:
Educação
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Os alunos devem saber: reconhecer a importância do estudo comparado dos fenómenos educativos; conhecer os principais modelos de análise e métodos de investigação em Educação Comparada; articular a elaboração e implementação das políticas de educação em Portugal com os processos de reestruturação da educação a nível internacional nomeadamente no espaço europeu.
2 - Espera-se que o aluno do decorrer das actividades quer teóricas quer práticas desenvolva as seguintes competências de natureza genérica: Instrumentais (Capacidades cognitivas, metodológicas, digitais e linguísticas); Interpessoais (Capacidades pessoais e sociais de interação e cooperação) e Sistémicas (Capacidades que relacionem os diversos sistemas de conhecimentos, atitudes e valores na resolução de problemas de natureza prática).
Conteúdos / Programa:
1 - Definição, Fins e Desenvolvimentos da Educação Comparada.
1.1 - O Relativismo Cultural e a Fenomenologia na Educação Comparada.
1.2 - Natureza e características da comparação.
2 - Visões e conceitos históricos da Educação Comparada.
2.1 - Períodos de Evolução: a) Friedrich Schneider: Pedagogia do estrangeiro, Pedagogia comparada. b) George Bereday c) Alexandre Vexliard d) Noah & Eckstein e) Ferran Ferrer e Marc-Antoine Jullien de Paris.
3 - O Método da Educação Comparada.
3.1 - Correntes metodológicas: a) George Bereday b) Noah & Eckstein c) Lê Thành Khôi d) Garcia Garrido e) António Gomes Ferreira
4 - Globalização e Educação:
4.1 - Principais falácias da Globalização.
4.2 - Processos de Globalização: processos hegemónicos e contra-hegemónicos.
4.3 - A Cultura Educacional Mundial Comum (CEMC) e a Agenda Globalmente Estruturada para a Educação (AGEE).
4.4 - Portugal e a política educativa num contexto globalizante.
5 - A Dimensão Europeia da Educação.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Dale, R. & Robertson, S. , 2009 , Globalisation & Europeanisation in Education , Oxford: Symposium Books
Dale, R. , 2004 , Globalização e educação: demonstrando a existência de uma "cultura educacional comum" ou localizando uma ?agenda globalmente estruturada para a educação?? , s/ed
Arroteia, J. , 1993 , Estudos em Educação Comparada: contributo para a elaboração de uma tipologia dos sistemas educativos , Aveiro: Universidade de Aveiro
Cowen, R.; Kazamias, A. & Ulterhalter, E. (Org.) , 2012 , Educação Comparada. Panorama Internacional e Perspetivas , Brasília: UNESCO
Teodoro, A. , 2009 , Relatório de disciplina - Educação Comparada , s/ed
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
- Aulas de índole teórica com base na análise crítica e discussão de textos, excertos de livros, explanação de conteúdos. - Aulas práticas em que, por exemplo, os alunos apresentarão e discutirão trabalhos a realizar individualmente e/ou em grupo, cujas problemáticas estarão enquadradas nos conteúdos programáticos da unidade curricular. A avaliação de conhecimentos será periódica. Elementos de avaliação: 1. Realização de uma frequência enquanto forma de avaliação crítica e reflexiva sobre os conteúdos desenvolvidos na aula pelo docente, contemplando a possibilidade de serem abordadas temáticas apresentadas pelos grupos de trabalho. (50%). 2. Trabalho de grupo ? Elaboração de portfólio, incluindo os materiais temáticos recolhidos e reflexão crítica correspondente, que sustentem uma descrição cuidada de um sistema educativo com enfoque numa determinada temática (ex. Autonomia das Escolas; Avaliação; Educação para a Cidadania; Educação Intercultural, etc.). (50%).