Disciplina: Economia da Educação
Área Científica:
Economia
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
7,5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Ao terminar este curso os alunos devem:
1.1 - Compreender e aplicar os conceitos de Economia;
1.2 - Ter apreendido a metodologia da lógica económica;
1.3 - Resolver problemas da Educação utilizando a metodologia da lógica económica e os conceitos aprendidos
Conteúdos / Programa:
1. - INTRODUÇÃO - Conceitos Básicos
2 - A PROCURA DE EDUCAÇÃO
3 - O ACESSO À EDUCAÇÃO
4 - TRANSMISSÃO INTERGENERACIONAL DA EDUCAÇÂO
5 - RENDIBILIDADE DA EDUCAÇÃO
6 - A OFERTA DE EDUCAÇÃO
7 - O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
8 - EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
Bibliografia / Fontes de Informação:
Pedro Telhado Pereira , http://www3.uma.pt/ppereira/Bibliografia_Economia_da_Educacao.pdf ,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os programas das aulas teóricas e práticas, as exposições orais, as frequências e os exames finais estão concebidos para desenvolver e testar de forma aprofundada a compreensão dos conceitos e a apreensão da lógica própria da economia. A participação nas aulas práticas ajudará o aluno a adquirir a capacidade de aplicar os princípios e ideias da economia. O programa das aulas teóricas é complementado pelo programa das aulas práticas. Cada aluno será integrado num grupo para as aulas práticas. Avaliação periódica: Duas frequências de avaliação. Cada frequência entra com o peso 50% na média dando um valor que arredondado ao inteiro mais próximo ou seguinte (se essa for a opinião da equipe docente) é a nota final. Avaliação por Exame: Para todos os alunos que não tenham obtido a aprovação na avaliação periódica a nota final é a nota do exame arredondada para o inteiro mais próximo.