Disciplina: Laboratório Digital
Área Científica:
Multimédia
HORAS CONTACTO:
80 Horas
NÚMERO DE ECTS:
8 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - - Compreensão dos diferentes elementos que estruturam os meios digitais.
2 - - Competências tecnológicas no contexto da imagem digital.
3 - - Uma aplicação criativa e articulada entre as diversas linguagens da estética digital, expressas nos resultados dos trabalhos práticos.
Conteúdos / Programa:
1 - Pós-produção de vídeo digital: correção, composição, efeitos e manipulação
2 - Pós-produção de áudio digital: correção, sincronia, efeitos e manipulação
3 - Técnicas, processos e características do vídeo musical
4 - Pós-produção da imagem digital fotografica
5 - Técnicas de impressão gráfica.
6 - Introdução ao contexto e à prática hipermedia e interativa.
Bibliografia / Fontes de Informação:
M Rush , 2001 , New Media in Late 20th-Century , Thames and Hudson
MELLADO, José Maria , 2006 , Fotografia Digital de Alta Calidad , Artual, S.L Ediciones
O Grau , 2003 , Virtual art: from ilusion to immersion , MIT Press
D. Prakel , 2011 , Principios de Fotografía aplicada creativa , Gustavo Gili
M. Langford , 1993 , Guía prático Fotografía , Circulo de leitores
M. MacLuhan , 1979 , Os meios de comunicação como extensão do homem , Cultrix
Ang, T. , 2005 , Introdução à fotografia digital , Civilização Editores
Manovich, Lev , 2001 , The language of New Media , The MIT Press
PACKER, Randall; JORDAN, Ken, , 2002 , Multimedia from Wagner to virtual reality , New York/ London, W.W. Norton & Cie
McLuhan, Marshall & Fiore Quentin , 2001 , The Medium is the Massage , Gingko Press. [1967]
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Aulas de caráter expositivo (apresentação de conteúdos teóricos) e aulas de caráter demonstrativo (demonstração e manuseamento do equipamento, realização de exercícios técnicos e expressivos e prática laboratorial). Avaliação contínua: acompanhamento pedagógico e didático individualizado e balanço no final de cada exercício aplicado. Avaliação periódica: propostas de trabalho/exercícios: análise do faseamento dos trabalhos. Experimentação técnica e formal. Nenhum elemento pode ter uma ponderação superior a 50%. Projetos Teórico-Práticos 25% Trabalho prático recuperável em exame de recurso 25% Trabalho prático não recuperável 25% Trabalho prático recuperável 25% Trabalho prático não recuperável