Disciplina: Laboratório de Desenho II

Área Científica:

Desenho

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Proporcionar uma abordagem introdutória, teórico-prática, aos aspectos fundamentais da modelação geométrica, rigorosa e convencional, e da representação gráfica de realidades espacio-formais, abrangendo a figura humana e incluindo-se processos de iluminação. b. Proporcionar experiências qualificadas de aplicação prática das competências referidas na alínea anterior, enquadradas num conjunto de projetos breves nos quais se ensaia a seleção e sistematização de processos de representação gráfica individualmente adequados, resultando em ferramentas eficientes no contexto de processos criativos consequentes.
2 - Proporcionar experiências qualificadas de aplicação prática das competências referidas na alínea anterior, enquadradas num conjunto de projetos breves nos quais se ensaia a seleção e sistematização de processos de representação gráfica individualmente adequados, resultando em ferramentas eficientes no contexto de processos criativos consequentes.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução aos sistemas de projecção e modelação geométrica.
2 - Sistemas de projeção Ortogonais.
3 - Sistemas de projeção Axonométricos.
4 - Perspectiva Cónica ou Linear.
5 - Introdução à representação/modelação de sistemas de iluminação.
6 - Sistemas de 'rendering' em contextos práticos:
6.1 - Aspetos teóricos e históricos das metodologias de 'rendering';
6.2 - 'Rendering' e preceção visual;
6.3 - Métodos e técnicas de 'rendering'.
7 - Aplicações práticas dos sistemas de representação/modelação gráfica: processos de seleção e sistematização.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Baxandall, Micheael , s.d. , Las Sombras y el Siglo de las Luces , Viso
Bernardo, Luís Miguel , 2007 , Histórias da Luz e das Cores ? Volume 2 , Editora da Universidade do Porto
Cardoso, Armando , s.d. , Sombras e Perspetivas , Bertrand
Kubovy, Michael , 1986 , Psicology of Perspective and Renaissance Art , Cambridge University Press
Marques, António Pedro Ferreira , 2012 , Desenhar, saber desenhar , FBAUL/BPI
Masten, Mick & Southern, Jack , 2014 , Drawing Projects ? An exploration of the language of drawing , Black Dog Publishing
Molina, Juan José Goméz , 1995 , Las Lecciones del Dibujo , Ediciones Cátedra
Ramos, Artur , 2010 , Retrato. O Desenho da Presença , Campo da Comunicação
Silva, Vítor Manuel Oliveira da , 2004 , Ética e Política do Desenho , FAUP Publicações
Wit, Frederick de , 2010 , Lumen Picturae ? Drawing Art Manual , Loft

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A componente teórica da unidade curricular é ministrada através do método expositivo, privilegiando-se os processos indutivos, sempre que viável. Desta forma, os tempos de contato teóricos são intercalados com os tempos de contato teórico-práticos, correspondendo estes últimos a dois modelos fundamentais: a. problematização ensaida e abordada resolutivamente de modo coletivo, partindo da iniciativa do docente; b. abordagem de situações concretas e metodologias resolutivas propostas pelos alunos. Regularmente, são dedicados tempos de contato aos projetos individuais, no modelo indicado em (b.).A avaliação da unidade curricular cumpre-se através da submissão pelo aluno de projetos de natureza teórico-prática, individuais, a partir de propostas previamente submetidas e aprovadas, baseando-se obrigatoriamente num enunciado discutido no início do semestre. Peso das componentes na avaliação: Componente teórica: 30%; Componente teórico-prática: 70% (proj.1: 15% + Proj.2: 25% + Proj.: 30%).