Disciplina: Economia Regional
Área Científica:
Economia
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Pretendese dotar os futuros economistas e gestores de um conhecimento teóricoempírico aprofundado das temáticas do desenvolvimento regional, nomeadamente em métodos de economia regional e politicas de desenvolvimento regional, que lhes permita analisar e desenhar estudos, projetos e intervenções relativas a problemas relacionados com o desenvolvimento regional e a integração das empresas regionais na economia nacional e europeia.
2 - Pretendese também introduzir os futuros gestores e economistas à resolução de casos concretos, utilizando para o efeito dos métodos de análise regional, de forma a permitir uma evolução gradual da sua capacidade de translação de conceitos teóricos e abstratos para a complexidade da vivência diária. O aluno deverá também dominar temáticas relativas ao desenvolvimento periférico e insular.
Conteúdos / Programa:
1 - Introdução ? A análise dos fenómenos económicos regionais
2 - A localização da atividade económicas: a teoria da localização
3 - Modelos de crescimento e desenvolvimento regional
4 - Outras determinantes do desenvolvimento regional
5 - As políticas de desenvolvimento regional em Portugal e na UE
6 - Sinopse da economia madeirense
Bibliografia / Fontes de Informação:
Compendio de Economia Regional , Costa, J., Nijkamp, P. , Editora Principia
Philip McCann , 2015 , Modern and regional economics , Oxford University Press,
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os conteúdos program. são abordados em sessões teóricas (onde se oferece e discute os princípios teóricos do programa) e teórico práticas (onde o aluno é convidado a experimentar as ferramentas, métodos e conceitos), sendo os alunos convidados p esclarecer dúvidas. Avaliação: 2 testes escritos (50%x2), nota mínima de 6. Os alunos são fortemente incentivados a desenvolver trab. d investig. e doc. adicional através d sugestões d leitura. É incentivada a participação/envolv. dos alunos nas aulas teóricopráticas através da resolução d questões visando a aplicação dos conceitos e o desenv. de compet. analíticas. Todos os tópicos do programa são com o auxilio de casos práticos (legisl., políticas de desenvolv. regional, notas de imprensa). Época de Recurso: exame com toda a matéria 100% (caso o aluno n tenha obtido aproveit em todos os elementos de av. na época normal), ou exame com apenas uma parte da matéria (caso o aluno n tenha obtido aprov. em algum elemento de av. na época normal).