Disciplina: Marketing II
Área Científica:
Gestão
HORAS CONTACTO:
64 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Objetivos: dar a conhecer os principais conceitos d Marketing na sua vertente estratég. Pretende-se que os alunos sejam capazes d desenv. estratég orientadas p o cliente; conceber e compreend a implem. dos prog. de mark., processos e ativ. q identif e respondem as interdependências do ambiente d mark. atual; compreender as teorias do comport d compra dos consumidores e das organiz. e saber aplicá-las na implement das estratégias d mark; conhecer os princípios chave da segmentação do mercado e saber como atingir os mercados-alvo; ident. o posicionam e valor da marca e dos bens nesses mercados; avaliar o ciclo d vida dos produtos, o processo de desenv. de novos produtos e elaborar estratégias de cresc. e perceber a influência e import da global, da responsab. soc e ética e d todas as funções da org. na gestão de mark. Os alunos desenv algumas das principais capacid analíticas, de planeamento, e d implem das ferram necessár p solucionar c pertinência e eficácia prob ligados ao cont. prog.
Conteúdos / Programa:
1 - 1. Estratégia Organizacional e o Desenvolvimento de Relacionamento com o Cliente 1.1 Planeamento Estratégico e Planeamento de Marketing 1.2 Estratégia e Plano de Marketing 2. Análise do Mercado ? Comportamento do consumidor 2.1 Mercado de Consumo e Comportamento de Compra do Consumidor 2.2 Mercado Empresarial e Comportamento de Compra do Consumidor empresarial 3. Estratégia de Marketing 3.1 Identificação dos Segmentos de Mercado e Mercado Alvo 3.2 Diferenciação e Posicionamento 3.3 A Marca: Posicionamento e Valor 3.4 Estratégias de Crescimento 3.5 Desenvolvimento de Novos Produtos e o Ciclo de Vida do Produto 4. Criação de Vantagens Competitivas 5. Internacionalização e o Mercado Global 6. Marketing Sustentável
Bibliografia / Fontes de Informação:
Chaffey, D. & Ellis-Chadwick, F. , 2012 , Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (5th Ed.) , Pearson Education
Fisk; Grove; John. , 2014 , Services Marketing, International Edition, 4th Edition , Cengage Learning
Jobber, D; Ellis-Chadwick, F , 2012 , Principles and Practice of Marketing, 7th Edition , McGraw-Hill
Kolb, B. , 2016 , Marketing Strategy for the Creative and Cultural Industries. , Taylor & Francis Group
Kotler, P. & Armstrong, G. , 2016 , Principles of Marketing, Global Edition, 16/E. , Pearson Education
Kotler, P. & Keller, K.,(2016) , 2016 , Marketing Management, Global Edition, 15/E , Pearson Education
Lacobucci. , 2014 , Marketing Management, 1st Edition , Cengage Learning
Wilson, A.; Zeithaml, V.; Bitner, M.; Gremler, D. , 2012 , Services Marketing: Integrating Customer Focus Across The Firm, 2nd Edition. , McGraw-Hill
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Os alunos são orientados e estimulados a relacionar os conteúdos programáticos abordados em aulas teóricas (onde se apresenta e discute os princípios teóricos do programa) e em aulas teóricas-praticas (nas quais se discute casos e problemas, onde os alunos terão a oportunidade de utilizar os conceitos, ideias e estratégias apresentadas na aula). A avaliação é composta por dois elementos: dois testes escritos (50% + 50%), ambos com nota mínima de 8,00 valores. Época recurso: exame global com a ponderação de 100%.