Disciplina: Análise Estrutural

Área Científica:

Bioquímica

HORAS CONTACTO:

64 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

0 - Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
1 - Dominar as principais técnicas espectroscópicas necessárias para a determinação da estrutura de compostos orgânicos;
2 - Interpretar espectros de compostos no domínio da espectroscopia de ultravioleta/visível, infravermelho, ressonânciamagnética nuclear e espectrometria de massa;
3 - Reconhecer as tabelas com os dados espectroscópicos necessários à elucidação estrutural de compostos orgânicos;
4 - Tratar informação dos vários métodos espectroscópicos e analisar os dados espectrais ten-do em vista adeterminação estrutural.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à análise estrutural.
2 - Aplicação das principais técnicas à identificação de moléculas orgânicas e biomoléculas: Espectroscopia de Ultravioleta/Visível; Espectroscopia de Infravermelho; Espectrometria de massa; Espectroscopia RMN.

Bibliografia / Fontes de Informação:

D.L. Pavia, G.M. Lampman, G.S. Kriz , 2008 , Introduction to Spectroscopy , Thomson Brooks
L. D. Field, S. Sternhell, J. R. Kalman , 2008 , Organic Structures from Spectra , John Wiley & Sons
E. Pretsch, P. Bühlmann, M. Badertsche , 2009 , Structure Determination of Organic Compounds: Tables of Spectral Data , Springer
P. Crews, J. Rodrígues, M. Jaspars , 2009 , Organic Structure Analysis , Oxford University Press.
R. M. Silverstein, F. X. Webster, D. Kiemle , 2014 , Spectrometric Identification of Organic Compounds , New York: John Wiley & Sons

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A unidade curricular tem uma componente teórica (32 horas) e uma componente teórico-prática (32 horas). A componente teórica é preparada como aulas de exposição usando projeção de diapositivos (PowerPoint) e o quadro. As aulas teórico-práticas são planeadas para resolver e discutir um vasto conjunto de exercícios contidos uma Sebenta de Exercícios elaborada e fornecida aos estudantes no início da lecionação da unidade curricular. A avaliação desta Unidade Curricular consiste em:- uma ficha de avaliação realizada após a lecionação dos três primeiros capítulos: 35%;- um teste final de avaliação de conhecimentos englobando toda a matéria: 50%;- avaliação continua realizada no decorrer das aulas: 15%.