Subject: Gym Sports Activities

Scientific Area:

Sport

Workload:

63 Hours

Number of ECTS:

5 ECTS

Language:

Portuguese

Overall objectives:

1 Compreender a génese das atividades de ginásio e seu contexto histórico

2 Perceber o que são as atividades de ginásio e o seu enquadramento

3 Compreender o propósito das mesmas e como diferenciá-las de outras atividades físicas

4 Aprender a correta execução dos movimentos mais comummente utilizados nas atividades de ginásio

5 Ganhar competências ao nível da integração nos diferentes programas e tomar conhecimento da sua transferência para outras modalidades

6 Dominar as componentes práticas associadas às atividades de ginásio, quer na sala de exercício quer nas aulas de grupo

7 Assimilar o perfil adequado do profissional das atividades de ginásio, e as competências que este deverá adquirir para a sua intervenção

8 Ser capaz de pesquisar, selecionar e analisar artigos e desenvolver espírito crítico

9 Ser capaz de trabalhar em equipa, desenvolver sentido de responsabilidade, ética e entreajuda

10 Ser capaz de comunicar e justificar o trabalho de grupo através de exposição escrita e oral

Syllabus:

·      História dos ginásios

·      História e evolução do Fitness

·      Equipamentos de ginásio

·      Segurança e os seus procedimentos

·      Perfil do professor das atividades de ginásio

o   Cédula Profissional - título profissional

o   Escolas de formação regionais, nacionais e internacionais

·      Entidades defensoras e reguladoras das atividades de ginásio

o   Legislação para o profissional técnico de exercício

o   Dados estatísticos sobre a realidade da prática de exercício em ginásios

o   Ginásio vs. Health Club

o   Tendências do Fitness

 

·      Atividades de grupo :

o   Caracterizando as aulas de grupo
Os diferentes tipos de aulas de grupo existentes no mercado

o   Princípios F.I.T.T.

o   Possível estrutura de uma aula

o   Estruturas musicais

o   Estruturas coreográficas

o   Prática laboratorial do tema

o   Aspetos básicos das normas de segurança

o   Aspetos fundamentais do planeamento de aula

o   Pilares do movimento humano

o   Prática laboratorial do tema

o   Recursos materiais

o   Treino aeróbio - aeróbica

o   Localizada vs. Treino funcional

o Hiit, Cycling, Circuito

Literature/Sources:

ACSM. (2010). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription - 8th Edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.FRANCO E BATISTA

Brill, P. (2008). Exercise your independence: functional fitness for older adults. J Aging Phys Act 16:S88.

Castelo, J., Barreto, H., Alves, F., Santos, P. M.-H., Carvalho, J., & Vieira, J. (2000). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: FMH.

Cerca, L. (2003). Metodologia da ginástica de grupo. Lisboa: Manz Produções.

Franco, S., & Batista, G. (1998). Manual de aeróbica I. Xistarca, Promoções e Publicações Desportivas, Lda.

Cosio-Lima, L., Reynolds, K., Winter, C., Paolone, V. & Jones, M. (2003). Effects of physioball and conventional floor exercises on early phase adaptations in back and abdominal core stability and balance in women. J Strength Cond Res 17:721?5

McGill, S., Karpowicz, A., Fenwick, C. & Brown, S. (2009). Exercises for the torso performed in a standing posture: spine and hip motion and motor patterns and spine load. J Strength Cond Res. 23:455?64

Weiss, T., Kreitinger, J., Wilde, H., Wiora, C., Steege, M., Dalleck, L. & Janot, J. (2010) Effect of Functional Resistance Training on Muscular Fitness Outcomes in Young Adults. J Exerc Sci Fit. Vol 8, (2); 113?122

Whitehurst, M., Johnson, B., Parker, C., Brown. L, & Ford, A. (2005). The benefits of a functional exercise circuit for older adults. J Strength Cond Res. 19:647?51ACSM. (2010).

ACSM?s Health www.acsm.org

NASM  IMPLEMENTING SAFE AND EFFECTIVE TRAINING METHODS  

www.exrx.net .

www.nsca.com

https://sci-fit.net/biomechanics-resources/#Practical_application_of_strength_training_biomechanics

http://exerciseeducation.com

http://www.ideafit.com

http://www.agap.pt

http://www.ihrsa.org/about/

http://prodesporto.idesporto.pt/

 

Assesssment methods and criteria:

Os alunos são avaliados através de três parâmetros: uma prova escrita (70%), assiduidade (10%) e participação, empenho e espirito crítico (20%).