Subject: Football I
Scientific Area:
Sport
Workload:
76 Hours
Number of ECTS:
6 ECTS
Language:
Portuguese
Overall objectives:
1 - Dominar os conhecimentos ligados ao treino desportivo do Futebol de forma integrada;
2 - Adotar uma atitude científica e um método crítico reflexivo;
3 - Revelar capacidade de iniciativa e de inovação no Treino Desportivo do Futebol;
4 - Assumir disponibilidade e motivação para o trabalho em equipa, privilegiando a partilha da informação e comportamentos de solidariedade e de entreajuda;
5 - Utilizar as tecnologias de informação e uma comunicação eficaz na aplicação dos conhecimentos do desporto e sobre o Futebol;
6 - Planear e gerir o processo de treino desportivo no Futebol;
7 - Avaliar, planear e organizar sessões de treino e atividades desportivas para diferentes grupos no Futebol;
8 - Desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade social na orientação do processo de treino.
Syllabus:
A) Técnico-Tática
1. História do futebol
a. Origens do jogo de futebol
b. Evolução do jogo de futebol
2. Identidade e organização do jogo de futebol
a. Finalidades e a organização do jogo de futebol
b. Perspetiva dualista de organização do jogo de futebol
c. Processo ofensivo
d. Processo defensivo
3. Princípios específicos do jogo de futebol
a. Unidade estrutural funcional
b. Princípios específicos do jogo ofensivo
c. Princípios específicos do jogo defensivo
d. Bases racionais do jogo de futebol
4. Fatores do jogo de futebol
a. Ações individuais ofensivas
b. Ações individuais defensivas
c. Ações coletivas elementares ofensivas
d. Ações coletivas elementares defensivas
5. Treinador de futebol
a. Dimensão formal
b. Dimensão técnica
c. Dimensão comunicacional
6. Ações coletivas complexas
a. Ações coletivas complexas ofensivas
b. Ações coletivas complexas defensivas
c. Introdução à organização do jogo
7. Habilidades e técnicas de guarda-redes
a. Habilidades específicas e polivalência funcional
b. Habilidades específicas como base do desenvolvimento das técnicas
c. Os estádios de desenvolvimento versus etapas de formação
d. Os meios/exercícios de ensino/aprendizagem das ações técnicas ofensivas e defensivas do guarda-redes
e. A especificidade da posição de guarda-redes no quadro das formas de jogo reduzidas
8. Caderno do treinador
a. Capa
b. Introdução
c. Identificação e caracterização dos jogadores
d. Metas de aprendizagem e desenvolvimento
e. Registos de atividades de ensino-aprendizagem (treino e jogo)
f. Avaliação do processo de ensino e das aprendizagens do jogador
g. Reflexão final e perspetivas
h. Conclusões
i. Bibliografia de apoio
j. Anexos - Modelos de fichas de registos
9. Avaliação formativa do jogador
a. Avaliação formativa no processo ensino-aprendizagem
b. Observação e análise do desenvolvimento do jogador no treino e no jogo
c. Domínios de avaliação
d. Meios/Instrumentos de observação e análise do jogador
B) Metodologia do Treino de Futebol
1. Treino e metodologia do treino no Futebol
a. Conceito de treino
b. Enquadramento pedagógico da cooperação, confronto e contexto
c. Modelar a complexidade do jogo
d. Modelar a complexidade do jogo no seu número, espaço e constrangimento
e. Formais fundamentais e complementares
2. Ensino e aprendizagem do jogo
a. Etapas do desenvolvimento do praticante
b. Níveis de evolução da aprendizagem
c. Métodos de ensino/aprendizagem do jogo de futebol vs etapas de desenvolvimento do praticante e níveis de evolução de aprendizagem do jogo
d. Formas de jogo lúdicas e recreativas
3. A ação técnica e a ação tática
a. Métodos de aprendizagem
b. Fases da aprendizagem da ação técnico/tática
c. Contextualização da Aprendizagem na sua relação
4. As situações básicas do jogo de futebol
a. Situações de aprendizagem e desenvolvimento técnico:
b. Situações de jogos de aprendizagem e desenvolvimento até 4x4
c. Situações específicas de aprendizagem e desenvolvimento para o jogo até 9x9
5. Ensino e aprendizagem organizados em circuito
a. Circuitos técnicos associados à agilidade equilíbrio e coordenação
b. Circuitos técnico/tático
c. Circuitos técnico e lúdicos
6. Formas de jogo reduzidas
a. Etapas pedagógicas no ensino/aprendizagem das várias formas reduzidas de jogo
b. Vantagens e desvantagens
c. A organização estrutural dos jogadores no terreno de jogo:
d. Observação e análise ? Porquê e para quê?
7. Planeamento, elaboração e construção da sessão de treino
a. Operações de preparação e transcrição da sessão de treino
b. Construção de objetivos e temas para a sessão
c. Avaliação da sessão de treino
Literature/Sources:
Afonso, A. & Garganta, J, & Williams, M. & Mesquita, I. , 2010 , Investigação em expertise decisional em jogos desportivos: Paradigmas, métodos e desenhos experimentais , Revista Portuguesa de Ciências do Desporto
Araújo, D. , 2005 , A acção táctica no desporto: uma perspetiva geral. In D.Araújo (Ed.), O contexto da decisão ? a acção táctica no desporto , Lisboa: Visão e Contextos, Lda
Cásais, L. , 2009 , Los modelos de planificación del entrenamiento en categorias de formación. In : CásaiL., Domingoues, E. & Lago, C. (Ed.) Fútbol Base: El entrenamiento en categorias de formación , McSPORTS. Editorial Lebreria Deportiva Fútbol
Castelo, J. , 1994 , Futebol ? Modelo técnico-táctico do jogo , Cruz Quebrada: Faculdade de Motricidade Humana. Serviço de Edição
Castelo, J., 2003, Futebol: Guia prático de exercícios de treino. Visão e Contextos. Lisboa
Castelo, J. (2004). Futebol: a organização dinâmica do jogo. FMH. Cruz Quebrada.
Fonseca, H & Garganta, J. , 2006 , Futebol de rua: um Beco com Saída. Do jogo espontâneo à prática deliberada , Edição-Visão e contextos
IFAB. (2021). Leis de jogo (2020-21). FPF
Pacheco, R. (2001). O ensino do futebol ? futebol 7: um jogo de iniciação ao futebol de 11. Ediçao do autor
Queiroz, C. (1986). Estrutura e organização dos exercícios de treino em futebol. FPF. Lisboa
Assesssment methods and criteria:
2 Frequências (70%)
1 Trabalho (20%)
Assiduidade (10%)