Subject: Module II.III.
Scientific Area:
Anatomia e Biologia Celular/Ciências Funcionais
Workload:
119 Hours
Number of ECTS:
16 ECTS
Language:
Portuguese
Overall objectives:
O objectivo global do módulo cumpre-se com a aprendizagem do organismo humano e
pela compreensão por parte dos alunos de que, na sua dimensão física e orgânica, o organismo
no seu todo é uma unidade regulada e passível de regulação, da escala microscópica à escala
macroscópica, em vários níveis (molecular, celular/tecidular, órgão, sistema, indivíduo) e que
esta homeostasia existe, quer dentro de cada nível, quer entre níveis.
Syllabus:
Bases do raciocínio farmacológico, sempre que se pretenda perceber ou modificar o funcionamento do organismo, a nível celular, do órgão e em situação patológica ou experimental.
Princípios gerais da farmacocinética, farmacodinamia, farmacogenómica e toxicologia.
Mecanismos de acção dos diversos grupos de fármacos, as suas aplicações terapêuticas e riscos inerentes ao seu uso clínico.
Literature/Sources:
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"Rang and Dale?s Pharmacology" ed H.P. Rang, M.M. Dale, J.M. Ritter, R.J. Flower, 6th Edition, Churchill Livingstone Elsevier
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Bertram G. Katzung, "Basic & Clinical Pharmacology", The McGraw-Hill Companies
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Goodman & Gilman?s "The Pharmacological Basis of Therapeutics", McGraw-Hill Ed
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Osswald, W & Guimarães, S "Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas" Porto Editora
Assesssment methods and criteria:
Avaliação integrada da componente teórica:
A avaliação da componente teórica permite aferir não só os conhecimentos factuais dos alunos, como a sua capacidade de compreensão inter-ligada do conhecimento nos vários níveis de complexidade do ser humano (da molécula ao indivíduo). Desta forma, a avaliação consistirá em situações concretas problemáticas a pretexto das quais se exigirá ao aluno a demonstração de conhecimentos factuais e aptidões de raciocínio conducentes à resolução de problemas. Durante o decorrer do semestre será fornecido aos alunos um ?exame-tipo?, a título demonstrativo e ilustrativo.
Avaliação sectorial das componentes práticas:
As metodologias inerentes a cada componente prática determinam avaliações
diferenciadas:
Teorico-prática (TP) Bioquímica
? Avaliação contínua pelos docentes, aferindo conhecimentos factuais, sua utilização para resolução de problemas, interesse demonstrado, pró-actividade, assiduidade e pontualidade.
Teorico-prática (TP) Farmacologia
? Avaliação contínua pelos docentes aferindo a capacidade de apresentação (clareza, síntese e rigor) e discussão (capacidade de fundamentação/integração) dos problemas resolvidos e apresentados pelos alunos em cada aula, sendo o seu enunciado disponibilizado com antecedência na plataforma de e-learning da FMUL e no Infoalunos. Eventual realização de fichas no final de cada aula.
Prática/Laboratorial Anatomia (e Imagiologia Normal)
? Avaliação contínua (peso 20%) pelos docentes, conhecimentos factuais, capacidades, interesse demonstrado, próactividade, assiduidade e pontualidade. Prova oral global (peso 80%) para aferição de conhecimentos e capacidades (OSCE no semestre 3), tendo esta carácter eliminatório.
Prática/Laboratorial Bioquímica
? Avaliação contínua pelos docentes, aferindo o rigor na aplicação de conhecimentos e execução de procedimentos práticos. Realização
de três mini-relatórios/semestre.
Prática/Laboratorial Fisiologia
? Avaliação contínua pelos docentes tendo em linha de conta a assiduidade e participação. Realização de um teste escrito final, curto
(tipicamente 20 perguntas) com avaliação de situações práticas ? duas chamadas, sendo a segunda reservada a situações de faltas justificadas ou de reprovações.
Prática/Laboratorial Histologia
? Avaliação contínua pelos docentes, aferindo o rigor na aplicação de conhecimentos e execução de procedimentos práticos. Realização de
dois ou três testes/semestre (15 min, na própria aula prática). A avaliação contínua modula, no final, e em +- dois valores, a classificação dos testes práticos.
Quantificação da classificação final:
A classificação quantitativa final será calculada pela ponderação de 50% da componente teórica e 50% da componente prática, com nota mínima de 9,5 em cada uma das componentes que constituem a avaliação, individualmente. A distribuição da ponderação de 1/2 na componente prática do módulo pelas diversas áreas disciplinares práticas será feita de acordocom o peso relativo de cada uma em cada semestre. Em 2012/13, é adoptada a seguinte ponderação:
Semestre 1 ? Anatomia 50%, Bioquímica 50%
Semestre 2 ? Anatomia 40%, Histologia 40%, Fisiologia 20%
Semestre 3 ? Anatomia/Imagiologia 25%, Farmacologia 25%, Fisiologia/Bioquímica 25%, Histologia 25%