Data de publicação: 08/03/2024

X Encontro Ibérico de Estética

Desde a noção clássica de belo e de arte, passando pelas posturas antiestéticas da arte moderna, e pela viragem linguística nos anos 80, até à mais recente defesa de uma arte pós-conceptual, a tensão existente entre a reflexão teórica sobre a arte e a prática artística está subjacente em toda a estética ocidental.

É neste contexto, de contínua transformação e reavaliação dos conceitos e práticas artísticas, que nos próximos dias 24, 25 e 26 de outubro, se realizará o X Encontro Ibérico de Estética, no Edifício da Reitoria da Universidade da Madeira (UMa), no Colégio dos Jesuítas.

O encontro, coorganizado pela Sociedade Espanhola de Estética y Teoria del Arte (SEyTA), pela Faculdade de Artes e Humanidades, através do Departamento de Arte e Design, e pelo Conselho de Cultura, visa proporcionar a partilha e o debate acerca destas questões propondo um retorno, problematização e eventual redefinição do entendimento dos conceitos de aisthesis e poiesis, explorando movimentos de conexão, permeabilidade, reciprocidade e circularidade entre estes termos.

A sessão de abertura está agendada para as 14h10 do dia 24 de outubro, no Auditório da Reitoria, seguida da primeira conferência plenária, a cargo de Cristina Azevedo Tavares (Universidade de Lisboa), subordinada ao tema “Anotações sobre o esboço de uma prática empírica: Do corpo da estética enquanto suporte do exercício da crítica da arte e da história da arte e o ensino”.

No segundo dia do Encontro, 25 de outubro, pelas 17h00, Gerard Vilar (Universidad Autónoma de Barcelona), irá proferir a segunda conferência plenária, intitulada “Entanglements – Entrelazamientos: Repensar la Estética”. 

A última plenária “Performance e Documentação: da Ação ao Vivo às Práticas Transdisciplinares em Arte” será apresentada por Tales Frey (Cia. Excessos | CEHUM – Portugal), no dia 26 de outubro, também às 17h00, antecedendo a sessão de encerramento.

Além das conferências plenárias, o programa do X Encontro Ibérico de Estética inclui ainda diversos painéis, onde serão discutidos temas como Prática Filosófica, Pós Humanidades, Arte e Sociedade, Palavra e Pensamento, Arte e Teoria, Música, Fenomenologia, Mulher e Poiesis, Estética do Cuidado, Fotografia, Poéticas, Pintura, Oficina e Pedagógica, O Digital, Dança e performance, Inteligência Artificial, Pensamento Clássico, Categorias e Processos, e Teoria Expandida.

Clique aqui para aceder ao programa do Encontro em formato pdf (geral e detalhado) | Clique aqui para aceder ao formulário de inscrição para assistir 



Da ideia de belo e de arte no período clássico, passando pelas posturas antiestéticas da arte moderna, e pela viragem linguística nos anos 80, até à mais recente defesa de uma arte pós-conceptual, a tensão existente entre a reflexão teórica sobre a arte e a prática artística está subjacente em toda a estética ocidental. O X Encontro Ibérico de Estética visa proporcionar o debate acerca destas questões, propondo um retorno, problematização e eventual redefinição do entendimento dos conceitos de aisthesis e poiesis, explorando movimentos de conexão, permeabilidade, reciprocidade e circularidade entre estes termos.

O primeiro ponto de partida é a aisthesis enquanto receção do sensível e também reflexão teórica sobre essa mesma receção. O segundo, provindo da herança aristotélica, é a poiesis entendida como ato criador, no sentido alargado do termo. Estes conceitos implicam necessariamente a adjunção de uma outra problemática: a das relações entre theoria e praxis, no que diz respeito à interrupção, influência e contaminação entre o campo teórico e a prática artística. Estas dinâmicas consubstanciam-se em atividades onde a estética é, diretamente ou indiretamente aplicada, tais como a curadoria, a história da arte, a educação estético-artística e a crítica de arte; mas também na investigação, de carácter académico ou não, feita pelos próprios artistas.

Esta contaminação entre teoria e prática pode também resultar num duplo estatuto, numa simultaneidade ontológica: com autores como Friedrich Nietzsche, Ludwig Wittgenstein ou Jean Françoise Lyotard, emerge a figura do filósofo “artista”; com Marcel Duchamp, Joseph Beuys, Hito Steyerl ou o grupo Art&Language, surge a figura do artista “filósofo”. Por sua vez, em áreas como as da crítica de arte e da curadoria, o fazer “teórico” de nomes tais como Rosalind E. Krauss, Mike Kelley, Nicolas Bourriaud ou Olwui Enwezor pode também ser entendido como poiesis.

Evocando estes exemplos, convidamos investigadores da estética e áreas afins a apresentar propostas no âmbito das seguintes linhas temáticas:
1 - O filósofo enquanto criador.
2 - O artista enquanto pensador.
3 – Uma arte sem teoria?
4 - A curadoria enquanto aisthesis e poiesis.
5 - A crítica de arte enquanto aisthesis e poiesis.
6 - Experiência estética e experiência artística.
7 - Educação estética e educação poiética.
8 - Aisthesis e poiesis: Estética versus filosofia da arte.
9 - A “estetização” e “artificação” do mundo atual.
10 - O lugar da poiesis e da aisthesis no contexto da inteligência artificial.

ORADORES CONVIDADOS
Cristina Azevedo Tavares (Universidade de Lisboa)
Gerard Vilar (Universidad Autónoma de Barcelona)
Nuno Crespo (Universidade Católica Portuguesa)

COMITÉ ORGANIZADOR
Carlos Valente (Universidade da Madeira)
João Gonçalves (Universidade da Madeira)
Rosa Benéitez (Universidad de Salamanca)
Teresa Norton Dias (Universidade da Madeira)

COMITÉ CIENTÍFICO
Carmen Rodríguez Martín (Universidad de Granada)
José António Domingues (Universidade da Beira Interior)
José Carlos Pereira (Universidade de Lisboa)
Juan Evaristo Valls Boix (Universidade Complutense de Madrid)
Magda Polo (Universidad de Barcelona)
Miguel Ángel Rivero Gómez (Universidad de Sevilla)
Nélio Conceição (Universidade Nova de Lisboa)
Nuno Fonseca (Universidade Nova de Lisboa)
Raquel Cascales Torné (Universidad de Navarra)
Sabela Zamudio (Universidade da Madeira)
Susana Viegas (Universidade Nova de Lisboa)
Vítor Magalhães (Universidade da Madeira)

COMITÉ TÉCNICO
Cristina Camacho (Universidade da Madeira)
Gabinete de Comunicação e Marketing (Universidade da Madeira)

PROCEDIMENTOS
Resumo (máximo de 500 palavras).
Bibliografia (máximo de cinco referências).
Cinco palavras-chave.
Breve nota biográfica não superior a 200 palavras.
Os resumos devem ser enviados para o email: eie.funchal@mail.uma.pt
A seleção será feita tendo em conta a qualidade científica e a relação com o(s) tema(s) do Encontro.
O tempo para apresentação de comunicação será de 20 minutos, seguido de mais 10 de discussão.
As línguas oficiais do Encontro serão o espanhol, o português e o inglês.

DATAS IMPORTANTES
Submissão de resumos: até 3 de maio
Resposta de aceitação: a partir de 3 de junho
Inscrição de oradores: de 3 de junho a 14 de julho
Divulgação do programa: a partir de 22 de julho
Inscrição de assistentes: até 20 de outubro
Realização do Encontro: 24 a 26 de outubro

INSCRIÇÕES
Inscrição como orador: 70€
Inscrição como orador (sócio SEyTA): 50€
Inscrição como assistente: 50€
Inscrição como assistente (sócio SEyTA) ou estudante: 40 €

BOLSA DE APOIO PARA DOUTORANDOS
Serão atribuídas três bolsas de 200 €/ cada:
- Para ser elegível, é condição ser membro da SEyTA ou estudante de doutoramento em Portugal e justificar a relação entre o tema da conferência e o tema da tese.
- A bolsa é atribuída à posteriori mediante apresentação do certificado de participação à SEyTA.

CONTACTO
eie.funchal@mail.uma.pt

Aceder aos Convites à Participação, em português, inglês e em espanhol (em formato pdf).