Data de publicação: 20/08/2024

UMa garante ingresso de três investigadores na carreira científica na primeira edição do FCT-Tenure

A Universidade da Madeira (UMa) viu recentemente garantido o financiamento para o ingresso na carreira científica de três investigadores nas áreas de Engenharia de sistemas de informação, Ciências da Saúde – subárea de Ciências do Desporto e Fitness, e em Ciências Naturais, subárea Oceanografia, ao abrigo da primeira edição do concurso FCT-Tenure

Os resultados provisórios da avaliação das candidaturas foram comunicados no passado dia 14 de agosto. Até ao dia 12 de setembro decorre o período para submissão de audiências prévias.  Após a conclusão da análise das audiências prévias serão divulgados os resultados finais.

O FCT-Tenure é um novo instrumento de financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia criado com o objetivo de promover a contratação de doutorados exclusivamente para posições permanentes. Nesta primeira edição, está prevista a contratação de 1.100 investigadores doutorados, e na edição de 2025, a abertura de 400 posições adicionais.

Com um investimento global de 197 milhões de euros, do Orçamento do Estado, bem como do investimento RE-C06-i06 – Ciência Mais Capacitação, financiado pelo PRR, o programa financiará a integração de investigadores, tanto na carreira de investigação como na carreira docente, através de concursos internacionais. A FCT cofinanciará dois terços dos custos salariais nos primeiros três anos para ambas as carreiras e um terço no segundo triénio, caso a contratação seja feita no âmbito da carreira de investigação ou equivalente, independentemente da categoria em que o investigador seja contratado.

Das 1.100 posições selecionadas provisoriamente para financiamento, 702 estão inscritas na carreira de investigação e 398 na carreira docente. Destas, 34% enquadram-se nas Ciências Exatas e Engenharia, 36% nas Ciências da Vida e 30% nas Ciências Sociais e Humanas.

Nesta primeira edição do concurso candidataram-se 115 instituições do sistema científico e tecnológico nacional que solicitaram o cofinanciamento de 2.211 posições. O processo de avaliação contou com a participação de 208 avaliadores/as internacionais de 25 nacionalidades.