Data de publicação: 24/09/2024

Sete Docentes e Investigadores da UMa no Top 2% dos mais citados no Mundo

A Universidade da Madeira (UMa) conta com sete docentes e investigadores no Top 2% dos cientistas mais citados a nível mundial em 2023, nas respetivas áreas de investigação, dois dos quais incluem ainda o ranking referente ao impacto ao longo da carreira, de acordo com a mais recente edição da “World's Top 2% Scientists List”, publicada pela Universidade de Stanford (EUA), em colaboração com o grupo editorial Elsevier.

Da lista de investigadores da UMa mais citados em 2023 fazem parte José S. Câmara (Química Analítica, Ciência Alimentar), Helena Tomás (Engenharia Biomédica), Jaison Jeevanandam (Biotecnologia), Serge Mignani (Química Orgânica), e Rosa Perestrelo (Química Analítica), todos investigadores do Centro de Química da Madeira (CQM). Nesta edição, destaque ainda para Sergi Bermúdez i Badia (Inteligência Artificial e Processamento de Imagem) (NeuroRehabLab/UMa/ARDITI), e para João Canning Clode (MARE-Madeira/ARDITI/UMa), que integram pela primeira vez esta prestigiada lista.

Além de serem dois dos investigadores mais citados ao longo do último ano, Helena Tomás e José S. Câmara, também figuram na lista de cientistas com maior impacto ao longo da carreira.

A “World’s Top 2% Scientists List” inclui mais de 100 mil investigadores, distribuídos por 22 áreas científicas e 174 subáreas, e está dividida em duas categorias: uma que tem como referência o impacto ao longo do último ano e outra que permite aferir o impacto ao longo da carreira.

Este ranking foi publicado no passado dia 16 de setembro e resulta de um estudo coordenado por John Loannidis, da Universidade de Stanford, baseado em métricas padronizadas (citações, h-index, hm-index, entre outros), que permitem avaliar o impacto e a influência consolidada de um determinado investigador ou instituição no progresso do conhecimento científico.

Estes resultados são particularmente positivos para a Universidade da Madeira, pois evidenciam a qualidade e o elevado impacto global da produção científica realizada na instituição. Além de destacarem a qualidade individual dos investigadores e os seus contributos para o avanço científico nas respetivas áreas de especialidade, também refletem a estratégia institucional, focada em promover e reforçar a investigação científica de excelência.