Data de publicação: 21/02/2025

Reunião do Consórcio – Projeto MICROCLI-MAC

Os parceiros do Projeto MICROCLI-MAC – “Tecnologia aplicada à gestão inteligente de microclimas para a adaptação a um clima em mudança na Macro Região da Macaronésia e Países Terceiros” (financiado pelo programa Interreg MAC), reuniram-se entre os dias 5 e 7 de Fevereiro em Las Palmas de Gran Canária. Nesta reunião, os parceiros discutiram os objetivos, os resultados esperados e o respetivo planeamento do Projeto. 

O MICROCLI-MAC objetiva recolher um conjunto de informação inovadora sobre o clima, alertas, e a realização de atividades ao ar livre que possam ser disponibilizadas a turistas e residentes através de uma plataforma digital. Para este propósito, um consórcio composto por 24 parceiros de Regiões da Macaronésia (Canárias, Açores, Madeira, Senegal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, e Gana), envolvendo empresas, instituições do ensino superior, e organizações governamentais, trabalhará em conjunto nos próximos quatro anos.

No primeiro dia de trabalhos, os líderes de cada Work Package apresentaram sumariamente as atividades a serem realizadas, as estratégias e metodologias a serem implementadas, e os resultados esperados ao longo do Projeto. O segundo dia de trabalhos foi dedicado à organização de três Workshops que permitiram a discussão de temáticas relevantes para o Projeto entre os parceiros. 

Em representação da Universidade da Madeira, líder do Work Package 2 (intitulado Relações entre o Clima, Atividades ao Ar Livre e a Saúde Pública), compareceram o Prof.º Doutor Élvio Rúbio Gouveia e a Prof.ª Doutora Cíntia França. Neste Projeto, o trabalho a ser desenvolvido pela Universidade da Madeira, coordenado pelo Departamento de Educação Física e Desporto da Faculdade de Ciências Sociais, estará centrado na análise do impacto do clima na realização de atividades ao ar livre e na saúde pública.

Fotografia: ©microcli_mac