Data de publicação: 28/05/2024

Primeiros Programas BIP tiveram início esta segunda na UMa

Os Primeiros Programas Intensivos Mistos (BIP -Blended Intensive Programme) - How to Develop a Scientific/Research Article (Civil Engineering)? e Intercultural Competences and Communication Strategies for International Students, organizados pela Universidade da Madeira (UMa), no âmbito do Projeto DO IT - Developing Online International Teamwork, tiveram início esta segunda-feira, dia 27 de maio.

A abertura dos programas decorreu no Museu da Baleia, no Caniçal, com a presença da Vice-Reitora da UMa, Prof.ª Doutora Elsa Fernandes; do Coordenador do BIP/UMa, Prof.º Doutor Sérgio Lousada, da Coordenadora Erasmus, Lenka Heczkova; e do Presidente da Câmara Municipal de Machico, Dr. Ricardo Franco.

Após a abertura, os coordenadores e participantes, foram recebidos na Câmara Municipal de Machico, pelo Presidente da edilidade, Dr. Ricardo Franco, e pelo Vice-Presidente, Dr. Nuno Moreira.

O BIP How to Develop a Scientific/Research Article (Civil Engineering)? 2024 é coordenado pelo Prof.º Doutor Sérgio Lousada, do Departamento de Engenharia Civil e Geologia da Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia, e conta com a participação de 20 estudantes da Rzeszow University of Technology (Polónia), Slovak Agricultural University (Eslováquia), Universidad de Extremadura (Espanha), e da Klaipėda State University of Applied Sciences (Lituânia).

O BIP Intercultural Competences and Communication Strategies for International Students é coordenado pela Dra. Paula Canada, do Gabinete do Estudante Internacional, e conta com a participação de 16 docentes da Technical University of Cluj-Napoca (Roménia), Technical University of Kosice e Slovak University of Agriculture in Nitra (Eslováquia), Amsterdam University of Applied Sciences (Países Baixos), VSB - Technical University of Ostrava (Chéquia), Rzeszow University of Technology (Polónia), e da University of Debrecen (Hungria).

Os BIP são programas curtos e intensivos, financiados pelo programa de mobilidade Erasmus+, que combinam a componente presencial (5 dias) e online, com o objetivo de promover formas inovadoras de aprendizagem, ensino e formação.