Data de publicação: 09/05/2024

Nova Publicação: Rodrigo de Castro, A Medicina Completa das Mulheres. Tomo II

Rodrigo de Castro, A Medicina Completa das Mulheres. Tomo II, Revisão científica, introdução e coordenação da edição do texto latino e da tradução de Cristina Santos Pinheiro e Bernardo Machado Mota, Edições Afrontamento, 903 pp.

Publicação do livro Rodrigo de Castro Lusitano. A medicina completa das mulheres, Tomo II, pela editora Afrontamento, com revisão científica, introdução e coordenação de Cristina Santos Pinheiro e Bernardo Machado Mota. Foram tradutores: António Martins Melo, Carlos de Miguel Mora, Cristina Santos Pinheiro, Emília Oliveira, Gabriel A. F. Silva, Telmo Reis e Virgínia Soares Pereira. A edição do texto latino foi feita por Alessandra Foscati, Cristina Santos Pinheiro, Gabriel A. F. Silva e Mónica Rodrigues. A Comissão Científica da publicação foi constituída por: Arnaldo do Espírito Santo, Henrique Leitão, João Nunes Torrão, José Sotero Gomes, Maria Cristina Pimentel e Miguel Ángel González Manjarrés.

Neste segundo tomo de A medicina completa das mulheres de Rodrigo de Castro (c. 1546-1627), obra matricial da ginecologia em Portugal, publicam-se o texto latino e a tradução portuguesa dos livros 1 e 2 do segundo volume, totalmente dedicados à patologia. No seguimento de um primeiro volume em que se exploram as condições que eram entendidas como naturais, como concepção, gravidez e parto, Castro apresenta, nos quatro livros que constituem o segundo volume, a que dá o subtítulo de Prática, todas as informações que considera necessárias para o diagnóstico e para o tratamento das doenças do foro ginecológico e obstétrico. Nos livros 1 e 2, que aqui se publicam, analisam-se os distúrbios menstruais, as patologias mamárias, as doenças do útero e uma série de estados mórbidos extremamente importantes, não apenas do ponto de vista médico, mas também numa perspectiva sociocultural, como a gonorreia, o estrangulamento e a epilepsia com origem no útero, a febre alva das virgens ou a melancolia de virgens e viúvas. Neste tratado de grande influência internacional, Castro elabora um epítome de valor singular em que a tradição médica antiga, consolidada na obra de autores como Hipócrates, Aristóteles, Galeno, Aécio, Paulo de Egina, e outros, se associa às novas ideias do humanismo europeu.

ISBN: 978-972-36-1979-9
DOI: https://doi.org/10.34640/universidademadeira2023pinheiromota