Data de publicação: 22/01/2025

Ação Científico-Pedagógica: Educação Física e Qualidade de Vida

A exemplo do que tem acontecido nos últimos anos, o Departamento de Educação Física e Desporto da Universidade da Madeira (DEFD/UMa), com o apoio do Centro de Desenvolvimento Académico (CDA), leva a efeito nos dias 7 (14h00-19h00) e 8 de fevereiro (8h30-18h30), uma Ação Científico-Pedagógica intitulada “Educação Física e Qualidade de Vida”.

Esta atividade formativa, que decorrerá no Madeira Tecnopolo, é organizada no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira (MEEFEBS) e enquadra-se na formação contínua de educadores e de professores.

A ação, com validação pela DRE (para os grupos 160, 260, 620 e aberto a outros grupos mediante solicitação individual da atividade formativa à DFC), tem a duração de treze horas e pretende contribuir para compreender os desafios que se colocam à Escola em geral e à Educação Física em particular, equacionando estratégias e fornecendo ferramentas de intervenção que otimizem um processo pedagógico personalizado, visando a melhoria da qualidade de vida.

Este ano é de destacar a existência de quatro simpósios que vão ao encontro da temática do evento, nomeadamente: Doenças Metabólicas na população juvenil da RAM; Saúde Mental e Educação Física; Postura na Saúde e na Performance; e Nutrição e Atividade Física.

O primeiro dia, com início previsto para as 14h15, inicia com a cerimónia de abertura seguida do Simpósio 1 (Doenças Metabólicas na população juvenil da RAM), moderado por Rui Ornelas, e com a participação de Rita Câmara e Maria Amélia Melim. Após um intervalo terá início o Simpósio 2 (Saúde Mental e Educação Física), coordenado por Ricardo Alves e operacionalizado por Carlos Mendonça, Joana Oliveira e Maurília Cró.

No final do dia está prevista a primeira sessão de apresentação sumária de artigos científicos, por parte dos alunos do MEEFEBS. Estas apresentações, que têm por objetivo dar a conhecer, de forma muito sintética, algumas das investigações mais recentes, irão focar-se em três áreas relacionadas com a Educação Física, nomeadamente: Tempo de Empenhamento Motor, Feedback e Teconlogia/Inovação.

O segundo dia começa com o Simpósio 3 (Postura na Saúde e Performance) e, sob a coordenação de Ana Luísa Correia, irão intervir Francisco Madeira, Roberto Viveiros e André Vieira. O Simpósio 4 (Nutrição e Atividade Física) acontece logo após o intervalo, tem como coordenadora Ana Rodrigues e nele ainda participam Carmo Faria e Lusmar Rodriguez, complementadas pela participação de Ângela Lopes, Carla Alves e Sónia Barros, sob a forma de mesa-redonda. Antes do almoço irá ter lugar a segunda sessão da apresentação de artigos científicos.

A parte da tarde está reservada para seis módulos temáticos, protagonizados pelos alunos do MEEFEBS, que são os seguintes:

 Módulo 1 – Patinagem como Ferramenta Pedagógica: Impacto nas habilidades motoras, satisfação e motivação dos alunos - Carlota Freitas; Madalena Dória (EBSAAS)

Módulo 2 – Alimentação e Educação Física: Influência dos Hábitos Alimentares no Desempenho Físico dos Alunos - Ana Mendonça; Joana Abreu (EBSAAS)

Módulo 3 – Intervalos Ativos: Um programa de promoção de atividade física em Contexto Escolar - Catarina Ferreira; Diogo Sousa (EBPEEBC)

Módulo 4 – Basquetebol, 3x3 vs 5x5 na escola – estudo exploratório - Eduarda Freitas; Pedro Martins (ESFF)

Módulo 5 – Atividade Física, Competências Sociais e Pessoais: a Relação com a Educação Física e com as Tecnologias - João Silva; José Sousa (EBSGZ)

Módulo 6 – A Saúde Mental em Alunos do Secundário: Estratégias de Intervenção Pedagógica nas Aulas de EF - André Silva; Diogo Silva (ESJM)

O evento termina com um debate e apresentação de uma síntese final.

As inscrições deverão ser efetuadas online, até dia 7 de fevereiro, aqui.