Promoção de Sucesso
“UMa Promoção de Sucesso” é um projeto da UMa, financiado pelo Impulso Mais Digital, Submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior – Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior.
Um dos objetivos do Impulso Mais Digital consiste em garantir a regularidade de iniciativas de promoção do sucesso escolar e de prevenção da retenção e do abandono no ES, pelo que, neste contexto, assume-se fundamental reforçar e consolidar mecanismos de respostas que visam aqueles objetivos. Neste sentido continuaremos a investir nas mentorias por pares, procuraremos aumentar a participação dos docentes nas tutorias e alargaremos a incidência do Observatório do Estudante ao percurso dos estudantes dos vários anos curriculares, apesar do foco principal incidir na inserção e adaptação dos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez.
O programa pretende garantir um maior sucesso dos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, pelo que serão considerados como indicadores de resultado a taxa de renovação de inscrições ao fim desse ano curricular e o aumento do número médio de créditos realizados e, bastante ponderada, a implementação de programas de combate ao insucesso e ao abandono através do recurso à figura do tutor e/ou do mentor e os mecanismos de acompanhamento por docentes e por pares.
Duração do Projeto
Março de 2024 a 30 de junho de 2026
Financiamento
Investimento RE-C06-i07| Impulso Mais Digital
323 802,00€
Resultados e impactos esperados:
1- A concretização, a 100%, das atividades registadas na candidatura, com o aumento do sucesso, com a redução do abandono e com o incremento da satisfação de pertença à instituição por partes dos estudantes, nomeadamente os de 1º ano, 1ª vez, público a quem este programa é essencialmente dirigido.
2- Aumentar em pelo menos 1,4% a taxa de renovação dos inscritos pela 1ª vez no 1º ano, comparativamente ao ano letivo 2020/2021. Isto corresponde a atingir um valor da taxa de renovação dos inscritos no 1º ano, pela 1ª vez, de pelo menos 88,1%.
3- Aumentar em 1,5 ECTS a média de créditos realizados pelos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez.
São 7 as áreas de atuação:
Foi aberto concurso para contratação de serviços de desenvolvimento e implementação de um software de predição de casos de abandono dos alunos da Universidade da Madeira. O concurso encontra-se concluído tendo sido assinado contrato com a empresa WorldIT em agosto e os trabalhos tiveram início de imediato. Este programa tem uma componente que permite a monitorização das tutorias.
O sistema será aplicado durante o ano letivo 2024/2025 e seguintes.
O Observatório do Estudante produzirá relatórios de análise dos dados disponibilizados pelo programa.
Cada Diretor de Curso reúne semanalmente com os estudantes do 1º ano, no sentido de prestar-lhes tutoria, sinalizar situações que requeiram intervenção e propor medidas de apoio, em interação com as Presidentes dos Conselhos Pedagógicos, com o Serviço de Psicologia, com os Serviços de Ação Social, com a Unidade de Assuntos Académicos, com as Comissões de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Especiais e com a Reitoria.
O trabalho de tutoria por docentes pode ser também exercido por outros docentes de forma voluntária em diálogo com o Diretor de Curso. Esta atividade pressupõe: Realizar encontros periódicos com estudantes e monitorizar o progresso académico; fornecer informações sobre os recursos e apoios da UMa; incentivar a participação em atividades académicas.
Paralelamente, mas com possível ligação com os Diretores de Curso pode ser prestado apoio aos estudantes pelos Serviços de Ação Social (Projeto UniSucesso dos SASUMa ou através das Comissões de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Especiais), pelos Assuntos Académicos e pelo Serviço de Psicologia. A interação com os representantes dos estudantes dos vários anos curriculares e com a Associação de Estudantes também é possível.
Guia de Orientação para Docentes Tutores
Panfleto Informativo Tutoria para Docentes
O programa de Mentoria da UMa é baseado no voluntariado universitário, na colaboração interpares e na aprendizagem informal. É um programa de estudantes para estudantes, com a coordenação do Serviço de Psicologia. A participação no programa é voluntária.
A participação dos mentores no programa possibilita acesso a certificado de participação e registo no Suplemento ao Diploma, mediante a frequência na formação inicial dos mentores e participação num número mínimo de atividades do Programa.
O programa de Mentoria da UMa tem por objetivos: promover a integração, a adaptação socio-académica e o sucesso académico dos estudantes ao longo do percurso académico; promover vivências académicas positivas e solidárias e de bem-estar nos estudantes; promover o desenvolvimento de competências académicas e sociais nos estudantes.
Destinatários da Mentoria por Pares: Mentores (Estudantes de anos mais avançados) e Mentorandos (Estudantes de 1º ano, em que se incluem os estudantes internacionais, e estudantes com necessidades especiais).
Principais atividades a desenvolver no decurso do ano académico:
Formação inicial de Mentores - Visa o desenvolvimento de competências transversais e sociais nos mentores através da partilha de experiências e conhecimentos, mediante a realização de atividades de grupo. Na formação inicial de Mentores serão abordados temas relacionados com as vivências académicas e desenvolvimento de competências socio emocionais (regulação das emoções, comunicação, gestão de conflitos, liderança). Desenvolve-se num contexto de formação não formal. Esta formação é de frequência obrigatória para os mentores
Sessões de esclarecimento e de divulgação - Consiste em sessões breves de divulgação e esclarecimento do programa através de atividades de divulgação em contexto de sala de aula e fora da aula junto à comunidade académica. As sessões serão promovidas pela equipa do Programa e pelos Mentores. O número de sessões será de acordo com as necessidades identificadas.
Encontros de Mentores e Mentorandos – BOOST SPOT. Estes encontros consistem em sessões entre mentores e mentorandos, num contexto de aprendizagem informal entre pares, a partir de uma relação de proximidade, apoio e colaboração. Consiste em sessões de integração e acompanhamento aos estudantes mentorandos, a partir da partilha de experiências académicas e sociais dos mentores. Pretende-se facilitar a integração e adaptação dos estudantes na vida universitária. Serão realizadas em pequeno grupo, por 1 ou 2 mentores, podendo os mentores ser do mesmo curso (frequentemente) ou de cursos diferentes do estudante mentorando.
Sessões de feedback e de empower – Sessões entre os mentores e a equipa coordenadora do programa. São espaços de reflexão, aprendizagem e capacitação. Tem como objetivos supervisionar e monitorizar a prática dos mentores, auscultar desafios e dificuldades sentidas no processo de mentoria, facultar feedback para melhoria do processo de mentoria e promover o desenvolvimento de competências transversais e sociais nos mentores.
Atividades Conecta-te – Atividades de bem-estar e de socialização. Com estas atividades procura-se criar um espaço de conexão, aprendizagem e de bem-estar para os estudantes, e contribuir para aumentar a participação dos estudantes na vida académica e social universitária. Estas atividades privilegiam atividades fora da sala de aula, ao ar livre e em espaços não formais. Serão realizadas com a colaboração dos estudantes mentores para os mentorandos e demais estudantes da UMa.
Projetos desenvolvidos em 2024:
03 de setembro - Formação inicial de Mentores - 1ª edição ( Flyer | Galeria de Imagens)
21 de setembro - Formação inicial de Mentores - 2ª edição ( Flyer | Galeria de Imagens)
10 de outubro - Atividades Conecta-te (Galeria de Imagens)
Encontra-se disponível, no sistema interno de gestão, aos Diretores de Curso e ao Gabinete de Controlo de Qualidade o histórico dos dados estatísticos sobre as reprovações nas unidades curriculares (UC). A Pró-Reitora para a Qualidade efetua o levantamento das diversas situações problemáticas e, em diálogo com os Presidentes das Unidades Orgânicas e os Diretores de Curso, é analisada a necessidade de prestação de apoio académico excecional aos estudantes.
Esta candidatura prevê a utilização de verbas para prestação de serviços de apoio académico nestas situações, por um docente contratado, por monitores indicados pela Unidade Orgânica ou através de ações de voluntariado (em diálogo com a Comissão para o Voluntariado). Em qualquer uma das modalidades haverá a supervisão de um docente da área científica.
A Pró-Reitora para a Qualidade promoverá mecanismos de monitorização das ações junto com o Diretor de Curso de modo a aferir a eficácia das mesmas, informando os Presidentes dos Conselhos Pedagógicos e os Presidentes das Unidades Orgânicas para que sejam introduzidas melhorias nos processos e fará um levantamento sucinto das várias situações a reportar à Coordenadora do Projeto.
A Universidade da Madeira acolhe os novos estudantes dos cursos de 1º ciclos e CTeSP numa cerimónia oficial, presidida pelo Reitor, com uma mensagem de boas-vindas, na qual também participam, o Presidente da Direção da Associação de Estudantes, o Provedor do Estudante, a Vice-Reitora para a área académica, os Presidentes dos Conselhos Pedagógicos, os Presidentes das Faculdades e os Presidentes das Escolas Superiores. Esta receção, inclui uma reunião com os Diretores de Curso, visita às instalações, atuação das Tunas da Universidade e um convívio entre todos os novos estudantes e a comunidade académica durante um lanche.
Para além dos eventos de receção aos novos estudantes são organizadas atividades de integração e adaptação ao longo de todo o ano podendo ser atribuídos prémios a estudantes de anos avançados em função das atividades que promovam para integração dos colegas.
A implementação e aprimoramento de hábitos e estratégias de estudo visam dotar os estudantes das condições e recursos mentais necessários para tornar a sua aprendizagem mais autónoma, permitindo-lhes lidar de forma mais equilibrada com a ansiedade originada por contextos de maior exigência académica (Brites et al., 2011). A título de exemplos, neste sentido, serão disponibilizados aos estudantes Workshops de Promoção de Desenvolvimento de Competências sobre: o estudo, a regulação emocional em contexto académico e a promoção do sentimento de pertença à universidade.
Ainda no âmbito das atividades de integração e adaptação decorrerá a iniciativa: “Estuda+”, a qual tem por objetivo criar um ambiente estimulante e motivador que promova a rotina de estudo regular.
Projetos desenvolvidos em 2024:
06 de setembro - Receção aos novos Estudantes ( Passaporte | Visita aos Serviços | Galeria de Imagens)
O voluntariado constitui uma atividade a ser realizada de forma altruísta e genuína, no qual as recompensas focam sobretudo a forma de enriquecimento pessoal numa ótica de ajuda ao outro. Inerentemente associada ao voluntariado encontra-se a ideia de uma cidadania ativa e socialmente responsável que possibilita aos estudantes a construção de competências pessoais e sociais (McFadden, & Smeaton, 2017).
No Ensino Superior o voluntariado pode ser mais do que uma atividade promotora de realização pessoal, representa também um caminho para diminuir inequalidades sociais, promover a consciencialização para outras atividades que estão para além da vida académica e, ainda, um desafio para os alunos experienciarem novas formas de aprendizagem e de conhecimento (McFadden, & Smeaton, 2017). Os benefícios do voluntariado podem assim recair em diversas esferas sendo que entre eles encontram-se, igualmente, a promoção da autoestima, da autoeficácia e a diminuição de sentimentos de solidão. Estão, ainda, associados, a redução da ansiedade e o aumento do bem-estar, a satisfação com a vida, a geração de emoções positivas, a motivação, a integração social e o senso de comunidade (Nichol, 2023). Nesta ótica, os objetivos dos programas de voluntariado no âmbito deste projeto são: Promover o envolvimento e a interação social dos estudantes universitários em ações internas e externas de voluntariado como ferramenta de auxílio do sucesso académico; Promover a realização e o bem-estar pessoal através da realização de atividades de ajuda ao outro; Contribuir para o desenvolvimento de competências transversais e específicas através da aprendizagem em programas de voluntariado que sejam relevantes para o bem social; Promover um senso de comunidade e pertença, tanto na academia como na comunidade em geral.
Público-alvo: Alunos do 1º ano dos diferentes cursos e/ou que tenham uma primeira matrícula num curso lecionado na UMa; Alunos de anos mais avançados da UMa que atuarão como tutores das atividades de voluntariado, coordenadas/supervisionadas pela equipa coordenadora de voluntariado ou pelo responsável pela coordenação dos voluntários.
Projetos desenvolvidos em 2024:
25 de setembro - Seminário: UMa Ação Voluntária I (Programa | Cartaz | Galeria de Imagens)
23 de outubro - Seminário: UMa Ação Voluntária II (Programa | Cartaz)
Este projeto permite atribuir bolsas de estudo reforçando o mecanismo já existente do FAE em 20 000€ em cada um dos anos letivos 2024/2025 e 2025/2026, nos termos da alínea f) do n.º 10 do aviso n.º 05/C06-i07/2023, como uma das medidas do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior na UMa.
Por fim, o projeto inclui bolsas de mérito a atribuir mediante regulamento a ser criado, aos estudantes que tenham participado nos programas de voluntariado e demonstrado elevado empenho e desempenho. Como critérios de atribuição: participação nos programas de voluntariado e obtenção de sucesso académico em todas as UC em que se encontraram inscritos no ano da sua participação nos programas de voluntariado. Esta avaliação será realizada por um júri constituído para o efeito. A atribuição contemplará estudantes inscritos pela primeira vez na UMa e estudantes voluntários que atuaram como tutores dos programas de voluntariado.
__________________________________________
Contactos
Espaço de bem-estar, Workshops para Estudantes, Formação para docentes, Intervenção terapêutica --> servico.psicologia@mail.uma.pt
Apoio personalizado aos estudantes internacionais Saúde --> servico.psicologia@mail.uma.pt; isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; rosa.gouveia@staff.uma.pt
Académico --> estudante.internacional@mail.uma.pt;
Espaço Saúde --> isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; rosa.gouveia@staff.uma.pt
Intervenção Psicossocial --> bemestar@sas.uma.pt
Manual de procedimentos --> dora.pereira@staff.uma.pt; isabel.fragoeiro@staff.uma.pt;rosa.gouveia@staff.uma.pt
Um dos objetivos do Impulso Mais Digital consiste em garantir a regularidade de iniciativas de promoção do sucesso escolar e de prevenção da retenção e do abandono no ES, pelo que, neste contexto, assume-se fundamental reforçar e consolidar mecanismos de respostas que visam aqueles objetivos. Neste sentido continuaremos a investir nas mentorias por pares, procuraremos aumentar a participação dos docentes nas tutorias e alargaremos a incidência do Observatório do Estudante ao percurso dos estudantes dos vários anos curriculares, apesar do foco principal incidir na inserção e adaptação dos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez.
O programa pretende garantir um maior sucesso dos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano, pelo que serão considerados como indicadores de resultado a taxa de renovação de inscrições ao fim desse ano curricular e o aumento do número médio de créditos realizados e, bastante ponderada, a implementação de programas de combate ao insucesso e ao abandono através do recurso à figura do tutor e/ou do mentor e os mecanismos de acompanhamento por docentes e por pares.
Duração do Projeto
Março de 2024 a 30 de junho de 2026
Financiamento
Investimento RE-C06-i07| Impulso Mais Digital
323 802,00€
Resultados e impactos esperados:
1- A concretização, a 100%, das atividades registadas na candidatura, com o aumento do sucesso, com a redução do abandono e com o incremento da satisfação de pertença à instituição por partes dos estudantes, nomeadamente os de 1º ano, 1ª vez, público a quem este programa é essencialmente dirigido.
2- Aumentar em pelo menos 1,4% a taxa de renovação dos inscritos pela 1ª vez no 1º ano, comparativamente ao ano letivo 2020/2021. Isto corresponde a atingir um valor da taxa de renovação dos inscritos no 1º ano, pela 1ª vez, de pelo menos 88,1%.
3- Aumentar em 1,5 ECTS a média de créditos realizados pelos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez.
São 7 as áreas de atuação:
1- Aquisição e implementação de um sistema informático de predição de situações de abandono do ensino superior
Foi aberto concurso para contratação de serviços de desenvolvimento e implementação de um software de predição de casos de abandono dos alunos da Universidade da Madeira. O concurso encontra-se concluído tendo sido assinado contrato com a empresa WorldIT em agosto e os trabalhos tiveram início de imediato. Este programa tem uma componente que permite a monitorização das tutorias.
O sistema será aplicado durante o ano letivo 2024/2025 e seguintes.
O Observatório do Estudante produzirá relatórios de análise dos dados disponibilizados pelo programa.
2- Tutoria por parte dos Diretores de Curso
Cada Diretor de Curso reúne semanalmente com os estudantes do 1º ano, no sentido de prestar-lhes tutoria, sinalizar situações que requeiram intervenção e propor medidas de apoio, em interação com as Presidentes dos Conselhos Pedagógicos, com o Serviço de Psicologia, com os Serviços de Ação Social, com a Unidade de Assuntos Académicos, com as Comissões de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Especiais e com a Reitoria.
O trabalho de tutoria por docentes pode ser também exercido por outros docentes de forma voluntária em diálogo com o Diretor de Curso. Esta atividade pressupõe: Realizar encontros periódicos com estudantes e monitorizar o progresso académico; fornecer informações sobre os recursos e apoios da UMa; incentivar a participação em atividades académicas.
Paralelamente, mas com possível ligação com os Diretores de Curso pode ser prestado apoio aos estudantes pelos Serviços de Ação Social (Projeto UniSucesso dos SASUMa ou através das Comissões de Acompanhamento dos Estudantes com Necessidades Especiais), pelos Assuntos Académicos e pelo Serviço de Psicologia. A interação com os representantes dos estudantes dos vários anos curriculares e com a Associação de Estudantes também é possível.
Guia de Orientação para Docentes Tutores
Panfleto Informativo Tutoria para Docentes
3- Extensão do Programa de Mentoria por pares, com implementação de medidas de melhoria
O programa de Mentoria da UMa é baseado no voluntariado universitário, na colaboração interpares e na aprendizagem informal. É um programa de estudantes para estudantes, com a coordenação do Serviço de Psicologia. A participação no programa é voluntária.
A participação dos mentores no programa possibilita acesso a certificado de participação e registo no Suplemento ao Diploma, mediante a frequência na formação inicial dos mentores e participação num número mínimo de atividades do Programa.
O programa de Mentoria da UMa tem por objetivos: promover a integração, a adaptação socio-académica e o sucesso académico dos estudantes ao longo do percurso académico; promover vivências académicas positivas e solidárias e de bem-estar nos estudantes; promover o desenvolvimento de competências académicas e sociais nos estudantes.
Destinatários da Mentoria por Pares: Mentores (Estudantes de anos mais avançados) e Mentorandos (Estudantes de 1º ano, em que se incluem os estudantes internacionais, e estudantes com necessidades especiais).
Principais atividades a desenvolver no decurso do ano académico:
Formação inicial de Mentores - Visa o desenvolvimento de competências transversais e sociais nos mentores através da partilha de experiências e conhecimentos, mediante a realização de atividades de grupo. Na formação inicial de Mentores serão abordados temas relacionados com as vivências académicas e desenvolvimento de competências socio emocionais (regulação das emoções, comunicação, gestão de conflitos, liderança). Desenvolve-se num contexto de formação não formal. Esta formação é de frequência obrigatória para os mentores
Sessões de esclarecimento e de divulgação - Consiste em sessões breves de divulgação e esclarecimento do programa através de atividades de divulgação em contexto de sala de aula e fora da aula junto à comunidade académica. As sessões serão promovidas pela equipa do Programa e pelos Mentores. O número de sessões será de acordo com as necessidades identificadas.
Encontros de Mentores e Mentorandos – BOOST SPOT. Estes encontros consistem em sessões entre mentores e mentorandos, num contexto de aprendizagem informal entre pares, a partir de uma relação de proximidade, apoio e colaboração. Consiste em sessões de integração e acompanhamento aos estudantes mentorandos, a partir da partilha de experiências académicas e sociais dos mentores. Pretende-se facilitar a integração e adaptação dos estudantes na vida universitária. Serão realizadas em pequeno grupo, por 1 ou 2 mentores, podendo os mentores ser do mesmo curso (frequentemente) ou de cursos diferentes do estudante mentorando.
Sessões de feedback e de empower – Sessões entre os mentores e a equipa coordenadora do programa. São espaços de reflexão, aprendizagem e capacitação. Tem como objetivos supervisionar e monitorizar a prática dos mentores, auscultar desafios e dificuldades sentidas no processo de mentoria, facultar feedback para melhoria do processo de mentoria e promover o desenvolvimento de competências transversais e sociais nos mentores.
Atividades Conecta-te – Atividades de bem-estar e de socialização. Com estas atividades procura-se criar um espaço de conexão, aprendizagem e de bem-estar para os estudantes, e contribuir para aumentar a participação dos estudantes na vida académica e social universitária. Estas atividades privilegiam atividades fora da sala de aula, ao ar livre e em espaços não formais. Serão realizadas com a colaboração dos estudantes mentores para os mentorandos e demais estudantes da UMa.
Projetos desenvolvidos em 2024:
03 de setembro - Formação inicial de Mentores - 1ª edição ( Flyer | Galeria de Imagens)
21 de setembro - Formação inicial de Mentores - 2ª edição ( Flyer | Galeria de Imagens)
10 de outubro - Atividades Conecta-te (Galeria de Imagens)
4- Apoio académico aos estudantes em UC com percentagens elevadas de reprovação
Encontra-se disponível, no sistema interno de gestão, aos Diretores de Curso e ao Gabinete de Controlo de Qualidade o histórico dos dados estatísticos sobre as reprovações nas unidades curriculares (UC). A Pró-Reitora para a Qualidade efetua o levantamento das diversas situações problemáticas e, em diálogo com os Presidentes das Unidades Orgânicas e os Diretores de Curso, é analisada a necessidade de prestação de apoio académico excecional aos estudantes.
Esta candidatura prevê a utilização de verbas para prestação de serviços de apoio académico nestas situações, por um docente contratado, por monitores indicados pela Unidade Orgânica ou através de ações de voluntariado (em diálogo com a Comissão para o Voluntariado). Em qualquer uma das modalidades haverá a supervisão de um docente da área científica.
A Pró-Reitora para a Qualidade promoverá mecanismos de monitorização das ações junto com o Diretor de Curso de modo a aferir a eficácia das mesmas, informando os Presidentes dos Conselhos Pedagógicos e os Presidentes das Unidades Orgânicas para que sejam introduzidas melhorias nos processos e fará um levantamento sucinto das várias situações a reportar à Coordenadora do Projeto.
5- Reforço nas atividades de receção aos novos Estudantes, incluindo atividades de acolhimento, integração e adaptação
A Universidade da Madeira acolhe os novos estudantes dos cursos de 1º ciclos e CTeSP numa cerimónia oficial, presidida pelo Reitor, com uma mensagem de boas-vindas, na qual também participam, o Presidente da Direção da Associação de Estudantes, o Provedor do Estudante, a Vice-Reitora para a área académica, os Presidentes dos Conselhos Pedagógicos, os Presidentes das Faculdades e os Presidentes das Escolas Superiores. Esta receção, inclui uma reunião com os Diretores de Curso, visita às instalações, atuação das Tunas da Universidade e um convívio entre todos os novos estudantes e a comunidade académica durante um lanche.
Para além dos eventos de receção aos novos estudantes são organizadas atividades de integração e adaptação ao longo de todo o ano podendo ser atribuídos prémios a estudantes de anos avançados em função das atividades que promovam para integração dos colegas.
A implementação e aprimoramento de hábitos e estratégias de estudo visam dotar os estudantes das condições e recursos mentais necessários para tornar a sua aprendizagem mais autónoma, permitindo-lhes lidar de forma mais equilibrada com a ansiedade originada por contextos de maior exigência académica (Brites et al., 2011). A título de exemplos, neste sentido, serão disponibilizados aos estudantes Workshops de Promoção de Desenvolvimento de Competências sobre: o estudo, a regulação emocional em contexto académico e a promoção do sentimento de pertença à universidade.
Ainda no âmbito das atividades de integração e adaptação decorrerá a iniciativa: “Estuda+”, a qual tem por objetivo criar um ambiente estimulante e motivador que promova a rotina de estudo regular.
Projetos desenvolvidos em 2024:
06 de setembro - Receção aos novos Estudantes ( Passaporte | Visita aos Serviços | Galeria de Imagens)
6- Programas de Voluntariado como fator de sucesso e de realização pessoal
O voluntariado constitui uma atividade a ser realizada de forma altruísta e genuína, no qual as recompensas focam sobretudo a forma de enriquecimento pessoal numa ótica de ajuda ao outro. Inerentemente associada ao voluntariado encontra-se a ideia de uma cidadania ativa e socialmente responsável que possibilita aos estudantes a construção de competências pessoais e sociais (McFadden, & Smeaton, 2017).
No Ensino Superior o voluntariado pode ser mais do que uma atividade promotora de realização pessoal, representa também um caminho para diminuir inequalidades sociais, promover a consciencialização para outras atividades que estão para além da vida académica e, ainda, um desafio para os alunos experienciarem novas formas de aprendizagem e de conhecimento (McFadden, & Smeaton, 2017). Os benefícios do voluntariado podem assim recair em diversas esferas sendo que entre eles encontram-se, igualmente, a promoção da autoestima, da autoeficácia e a diminuição de sentimentos de solidão. Estão, ainda, associados, a redução da ansiedade e o aumento do bem-estar, a satisfação com a vida, a geração de emoções positivas, a motivação, a integração social e o senso de comunidade (Nichol, 2023). Nesta ótica, os objetivos dos programas de voluntariado no âmbito deste projeto são: Promover o envolvimento e a interação social dos estudantes universitários em ações internas e externas de voluntariado como ferramenta de auxílio do sucesso académico; Promover a realização e o bem-estar pessoal através da realização de atividades de ajuda ao outro; Contribuir para o desenvolvimento de competências transversais e específicas através da aprendizagem em programas de voluntariado que sejam relevantes para o bem social; Promover um senso de comunidade e pertença, tanto na academia como na comunidade em geral.
Público-alvo: Alunos do 1º ano dos diferentes cursos e/ou que tenham uma primeira matrícula num curso lecionado na UMa; Alunos de anos mais avançados da UMa que atuarão como tutores das atividades de voluntariado, coordenadas/supervisionadas pela equipa coordenadora de voluntariado ou pelo responsável pela coordenação dos voluntários.
Projetos desenvolvidos em 2024:
25 de setembro - Seminário: UMa Ação Voluntária I (Programa | Cartaz | Galeria de Imagens)
23 de outubro - Seminário: UMa Ação Voluntária II (Programa | Cartaz)
7- Atribuição de bolsas de estudo e prémios de mérito
Este projeto permite atribuir bolsas de estudo reforçando o mecanismo já existente do FAE em 20 000€ em cada um dos anos letivos 2024/2025 e 2025/2026, nos termos da alínea f) do n.º 10 do aviso n.º 05/C06-i07/2023, como uma das medidas do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior na UMa.
Por fim, o projeto inclui bolsas de mérito a atribuir mediante regulamento a ser criado, aos estudantes que tenham participado nos programas de voluntariado e demonstrado elevado empenho e desempenho. Como critérios de atribuição: participação nos programas de voluntariado e obtenção de sucesso académico em todas as UC em que se encontraram inscritos no ano da sua participação nos programas de voluntariado. Esta avaliação será realizada por um júri constituído para o efeito. A atribuição contemplará estudantes inscritos pela primeira vez na UMa e estudantes voluntários que atuaram como tutores dos programas de voluntariado.
__________________________________________
Contactos
Espaço de bem-estar, Workshops para Estudantes, Formação para docentes, Intervenção terapêutica --> servico.psicologia@mail.uma.pt
Apoio personalizado aos estudantes internacionais Saúde --> servico.psicologia@mail.uma.pt; isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; rosa.gouveia@staff.uma.pt
Académico --> estudante.internacional@mail.uma.pt;
Espaço Saúde --> isabel.fragoeiro@staff.uma.pt; rosa.gouveia@staff.uma.pt
Intervenção Psicossocial --> bemestar@sas.uma.pt
Manual de procedimentos --> dora.pereira@staff.uma.pt; isabel.fragoeiro@staff.uma.pt;rosa.gouveia@staff.uma.pt