Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior
“O Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior tem como objetivo estimular o desenvolvimento de mecanismos de apoio à integração académica dos novos estudantes e à promoção do seu sucesso, pela adoção de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem e pelo fortalecimento das práticas de autoaprendizagem e de trabalho em equipa.”
O programa apoia financeiramente iniciativas que visam garantir um maior sucesso dos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano estando incluídos programas de combate ao insucesso e ao abandono através do recurso à figura do tutor e do mentor e os mecanismos de acompanhamento por docentes e por pares, a formação de docentes em metodologias pedagógicas, práticas de ensino inovadoras e instrumentos tecnológicos e outras atividades de acolhimento e de promoção do bem-estar e do sentimento de pertença.
O projeto da Universidade da Madeira
1. Mentoria da UMa
O programa UMa Mentoria por Pares – “Tens UMa rede de suporte!” tem como objetivos promover a integração, adaptação e o sucesso académico dos estudantes assim como promover vivências académicas mais positivas e solidárias entre os estudantes. Através deste programa procurar-se-á, proporcionar aos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez, um acompanhamento ao longo de todo o primeiro ano, por um estudante inscrito num ano curricular mais avançado (mentor). A atividade mentoria é coordenada pela equipa de psicólogos do Serviço de Psicologia da UMa e conta com estudantes voluntários da UMa que já formou estudantes mentores e acompanhou as mentorias entre 2012 e 2015.
O programa de Mentoria é baseado no voluntariado universitário, na colaboração interpares e na aprendizagem informal. É um programa de estudantes para estudantes. A participação no programa é voluntária e os estudantes de anos mais avançados veem reconhecido a sua dedicação na boa integração dos novos colegas e no reconhecimento do seu voluntariado numa declaração de participação no programa e no suplemento ao seu diploma de curso.
2. Receção aos novos estudantes e Práticas WellBEIING
A Universidade da Madeira acolherá os novos estudantes de 1º ciclos e CTeSP numa cerimónia oficial, presidida pelo Reitor, com uma mensagem de boas-vindas, na qual terão também a palavra, o Presidente da Direção da Associação de Estudantes, o Provedor do Estudante e a Vice-Reitora para a Área Académica, a que se seguirá o testemunho de estudantes Mentores e Mentorandos para a promoção do “Programa UMa Mentoria por Pares”.
Esta receção será essencialmente um momento de apresentação de cumprimentos, com breves mensagens de boas-vindas, com a possibilidade de visita às instalações, com atuação das tunas da Universidade e com um convívio entre todos os novos estudantes e a comunidade académica e incluirá um lanche alargado a todos os participantes.
Para além dos eventos de receção aos novos estudantes serão realizadas diversas atividades informais entre estudantes da UMa, organizadas e promovidas por estudantes voluntários, designados Embaixadores de Saúde de Mental, sob a coordenação e supervisão da equipa dos psicólogos do Serviço de Psicologia da UMa, ao longo de todo o ano académico, com atividades ligadas às artes e ao desporto (Idas ao Teatro; Clube de Xadrez; Atividades de Leitura e Escrita, caminhadas, entre outras), de forma a promover a saúde psicológica e bem-estar psicológico, socialização, desenvolvimento de competências e sentimento de pertença dos estudantes.
3. Formações aos docentes sobre metodologias pedagógicas, práticas de ensino inovadoras e instrumentos tecnológicos
É importante que o docente possua conhecimento de diversas ferramentas pedagógicas, para além do seu conhecimento científico. Este projeto prevê a realização de:
- Quatro formações, contratualizadas com a Universidade do Minho, através do Centro IDEA, lecionadas por docentes daquela instituição, a decorrerem em formato presencial, 3 sobre Metodologias e Tecnologias e 1 sobre Avaliação. Cada uma destas formações decorrerá em dois dias.
- Três formações para docentes, cada uma com 2 edições, da responsabilidade de docentes do Departamento de Psicologia, uma sobre Educação Positiva: o Papel da Psicologia positiva no bem-estar; uma sobre a relação pedagógica e a dinâmica na sala de aula e a terceira sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior.
As formações estão decorrendo ao longo do ano letivo 2023/2024, estando agendadas para os próximos dias 20 e 21 de junho e 4 e 5 de julho duas das formações da responsabilidade de docentes do Centro IDEA da Universidade do Minho.
2023
- 28 de setembro: Educação Positiva: O Papel da Psicologia Positiva no bem-estar (programa)
- 18 de outubro: A inclusão de alunos com NEE no Ensino Superior (programa | cartaz)
- 02 e 03 de novembro: Metodologias ativas e tecnologias interativas no Ensino Superior, , em colaboração com o Centro IDEIA-Universidade do Minho (programa | cartaz)
- 05 e 06 de dezembro: Metodologias Inovadoras no Ensino Superior (programa | cartaz)
2024
- 26 de janeiro: Educação Positiva: O Papel da Psicologia Positiva no bem-estar (programa)
- 20 de março: A inclusão de alunos com NEE no Ensino Superior (cartaz)
- 17 e 18 de abril: Metodologias Inovadoras no Ensino Superior (programa | cartaz)
- 24 de maio: Avaliação: dos Fundamentos à prática, em colaboração com o Centro IDEIA-Universidade do Minho (programa | cartaz)
- 20 e 21 de junho: Metodologias Ativas, Tecnologias Interativas e Avaliação no Ensino Superior, em colaboração com o Centro IDEIA-Universidade do Minho (programa | cartaz)
4. Observatório do Estudante
A existência de um Observatório do Estudante da UMa possibilitará a recolha e a estruturação de informação sobre os percursos académicos dos estudantes da UMa, seguidos longitudinalmente ao longo do primeiro ano de frequência do Ensino Superior. A recolha sistemática e tratamento de informação sobre a transição e adaptação dos estudantes no primeiro ano procurará contribuir para a melhoria de práticas educativas e medidas institucionais com vista à prevenção do abandono e à promoção do sucesso académico.
A criação do Observatório do Estudante é apoiada por um serviço de consultadoria, contratualizado com a Professora Associada da Universidade Portucalense, Professora Doutora Alexandra M. Araújo, doutorada em Psicologia, com pós-doutoramento em Ciências da Educação, Diretora do Departamento de Psicologia e Educação, da Universidade Portucalense, responsável pelo Observatório dos Estudantes daquela instituição, sendo ainda membro do Gabinete de Inovação Pedagógica da mesma Universidade.
O Observatório do Estudante elaborou um relatório contemplando dados recolhidos na plataforma institucional da UMa (atualizados na terceira semana de janeiro de 2024) e dados recolhidos presencialmente, durante o 1º semestre, junto dos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez, através do preenchimento de questionários de forma voluntária, tendo-o apresentado à Reitoria, aos Presidentes das Unidades Orgânicas, aos Diretores de Curso e aos Docentes, aos Estudantes e à Associação de Estudantes e ao Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão. O Relatório inclui a análise dos dados e um conjunto de recomendações que têm em vista a implementação de boas práticas para promover o sucesso e reduzir o abandono.
No 2º semestre foram igualmente passados questionários estando em fase de preparação o correspondente relatório.
O Observatório do Estudante, promoveu no mês de outubro de 2023, por ocasião da deslocação da Consultora Professora Doutora Alexandra Araújo à UMa, reuniões presenciais de informação e de formação com os Diretores de Curso e reuniões com a equipa de informática para alinhar os indicadores e estabelecer estratégias de atuação ao nível do sistema de gestão.
Em abril de 2024, com a segunda vinda da Gestora à RAM decorreram reuniões, conferências e tertúlias, com a Reitoria, Presidentes das Unidades Orgânicas, docentes (entre eles os Diretores de Curso), estudantes do primeiro ano e técnicos dos serviços da UMa, para apresentação dos principais resultados obtidos através dos dados retirados do sistema de gestão e também dos dados constantes nas respostas aos questionários passados no 1º semestre, aos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez, sendo também apresentadas diversas recomendações tendo em vista a promoção do sucesso e combate ao abandono.
Duração do Projeto
Agosto de 2023 a novembro de 2024
Financiamento - DGES
199.552,41 €
Resultados e impactos esperados
1- A concretização, a 100%, das 60 atividades registadas na candidatura;
2- Aumentar a taxa de renovação de inscrição em pelo menos 1,5% e conseguir identificar, de modo mais preciso, os motivos que estão associados ao abandono.
3- Aumentar em 1,5 ECTS a média de créditos realizados pelos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez.
O programa apoia financeiramente iniciativas que visam garantir um maior sucesso dos estudantes inscritos pela primeira vez no primeiro ano estando incluídos programas de combate ao insucesso e ao abandono através do recurso à figura do tutor e do mentor e os mecanismos de acompanhamento por docentes e por pares, a formação de docentes em metodologias pedagógicas, práticas de ensino inovadoras e instrumentos tecnológicos e outras atividades de acolhimento e de promoção do bem-estar e do sentimento de pertença.
O projeto da Universidade da Madeira
1. Mentoria da UMa
O programa UMa Mentoria por Pares – “Tens UMa rede de suporte!” tem como objetivos promover a integração, adaptação e o sucesso académico dos estudantes assim como promover vivências académicas mais positivas e solidárias entre os estudantes. Através deste programa procurar-se-á, proporcionar aos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez, um acompanhamento ao longo de todo o primeiro ano, por um estudante inscrito num ano curricular mais avançado (mentor). A atividade mentoria é coordenada pela equipa de psicólogos do Serviço de Psicologia da UMa e conta com estudantes voluntários da UMa que já formou estudantes mentores e acompanhou as mentorias entre 2012 e 2015.
O programa de Mentoria é baseado no voluntariado universitário, na colaboração interpares e na aprendizagem informal. É um programa de estudantes para estudantes. A participação no programa é voluntária e os estudantes de anos mais avançados veem reconhecido a sua dedicação na boa integração dos novos colegas e no reconhecimento do seu voluntariado numa declaração de participação no programa e no suplemento ao seu diploma de curso.
2. Receção aos novos estudantes e Práticas WellBEIING
A Universidade da Madeira acolherá os novos estudantes de 1º ciclos e CTeSP numa cerimónia oficial, presidida pelo Reitor, com uma mensagem de boas-vindas, na qual terão também a palavra, o Presidente da Direção da Associação de Estudantes, o Provedor do Estudante e a Vice-Reitora para a Área Académica, a que se seguirá o testemunho de estudantes Mentores e Mentorandos para a promoção do “Programa UMa Mentoria por Pares”.
Esta receção será essencialmente um momento de apresentação de cumprimentos, com breves mensagens de boas-vindas, com a possibilidade de visita às instalações, com atuação das tunas da Universidade e com um convívio entre todos os novos estudantes e a comunidade académica e incluirá um lanche alargado a todos os participantes.
Para além dos eventos de receção aos novos estudantes serão realizadas diversas atividades informais entre estudantes da UMa, organizadas e promovidas por estudantes voluntários, designados Embaixadores de Saúde de Mental, sob a coordenação e supervisão da equipa dos psicólogos do Serviço de Psicologia da UMa, ao longo de todo o ano académico, com atividades ligadas às artes e ao desporto (Idas ao Teatro; Clube de Xadrez; Atividades de Leitura e Escrita, caminhadas, entre outras), de forma a promover a saúde psicológica e bem-estar psicológico, socialização, desenvolvimento de competências e sentimento de pertença dos estudantes.
3. Formações aos docentes sobre metodologias pedagógicas, práticas de ensino inovadoras e instrumentos tecnológicos
É importante que o docente possua conhecimento de diversas ferramentas pedagógicas, para além do seu conhecimento científico. Este projeto prevê a realização de:
- Quatro formações, contratualizadas com a Universidade do Minho, através do Centro IDEA, lecionadas por docentes daquela instituição, a decorrerem em formato presencial, 3 sobre Metodologias e Tecnologias e 1 sobre Avaliação. Cada uma destas formações decorrerá em dois dias.
- Três formações para docentes, cada uma com 2 edições, da responsabilidade de docentes do Departamento de Psicologia, uma sobre Educação Positiva: o Papel da Psicologia positiva no bem-estar; uma sobre a relação pedagógica e a dinâmica na sala de aula e a terceira sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no Ensino Superior.
As formações estão decorrendo ao longo do ano letivo 2023/2024, estando agendadas para os próximos dias 20 e 21 de junho e 4 e 5 de julho duas das formações da responsabilidade de docentes do Centro IDEA da Universidade do Minho.
2023
- 28 de setembro: Educação Positiva: O Papel da Psicologia Positiva no bem-estar (programa)
- 18 de outubro: A inclusão de alunos com NEE no Ensino Superior (programa | cartaz)
- 02 e 03 de novembro: Metodologias ativas e tecnologias interativas no Ensino Superior, , em colaboração com o Centro IDEIA-Universidade do Minho (programa | cartaz)
- 05 e 06 de dezembro: Metodologias Inovadoras no Ensino Superior (programa | cartaz)
2024
- 26 de janeiro: Educação Positiva: O Papel da Psicologia Positiva no bem-estar (programa)
- 20 de março: A inclusão de alunos com NEE no Ensino Superior (cartaz)
- 17 e 18 de abril: Metodologias Inovadoras no Ensino Superior (programa | cartaz)
- 24 de maio: Avaliação: dos Fundamentos à prática, em colaboração com o Centro IDEIA-Universidade do Minho (programa | cartaz)
- 20 e 21 de junho: Metodologias Ativas, Tecnologias Interativas e Avaliação no Ensino Superior, em colaboração com o Centro IDEIA-Universidade do Minho (programa | cartaz)
4. Observatório do Estudante
A existência de um Observatório do Estudante da UMa possibilitará a recolha e a estruturação de informação sobre os percursos académicos dos estudantes da UMa, seguidos longitudinalmente ao longo do primeiro ano de frequência do Ensino Superior. A recolha sistemática e tratamento de informação sobre a transição e adaptação dos estudantes no primeiro ano procurará contribuir para a melhoria de práticas educativas e medidas institucionais com vista à prevenção do abandono e à promoção do sucesso académico.
A criação do Observatório do Estudante é apoiada por um serviço de consultadoria, contratualizado com a Professora Associada da Universidade Portucalense, Professora Doutora Alexandra M. Araújo, doutorada em Psicologia, com pós-doutoramento em Ciências da Educação, Diretora do Departamento de Psicologia e Educação, da Universidade Portucalense, responsável pelo Observatório dos Estudantes daquela instituição, sendo ainda membro do Gabinete de Inovação Pedagógica da mesma Universidade.
O Observatório do Estudante elaborou um relatório contemplando dados recolhidos na plataforma institucional da UMa (atualizados na terceira semana de janeiro de 2024) e dados recolhidos presencialmente, durante o 1º semestre, junto dos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez, através do preenchimento de questionários de forma voluntária, tendo-o apresentado à Reitoria, aos Presidentes das Unidades Orgânicas, aos Diretores de Curso e aos Docentes, aos Estudantes e à Associação de Estudantes e ao Pessoal Técnico, Administrativo e de Gestão. O Relatório inclui a análise dos dados e um conjunto de recomendações que têm em vista a implementação de boas práticas para promover o sucesso e reduzir o abandono.
No 2º semestre foram igualmente passados questionários estando em fase de preparação o correspondente relatório.
O Observatório do Estudante, promoveu no mês de outubro de 2023, por ocasião da deslocação da Consultora Professora Doutora Alexandra Araújo à UMa, reuniões presenciais de informação e de formação com os Diretores de Curso e reuniões com a equipa de informática para alinhar os indicadores e estabelecer estratégias de atuação ao nível do sistema de gestão.
Em abril de 2024, com a segunda vinda da Gestora à RAM decorreram reuniões, conferências e tertúlias, com a Reitoria, Presidentes das Unidades Orgânicas, docentes (entre eles os Diretores de Curso), estudantes do primeiro ano e técnicos dos serviços da UMa, para apresentação dos principais resultados obtidos através dos dados retirados do sistema de gestão e também dos dados constantes nas respostas aos questionários passados no 1º semestre, aos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez, sendo também apresentadas diversas recomendações tendo em vista a promoção do sucesso e combate ao abandono.
Duração do Projeto
Agosto de 2023 a novembro de 2024
Financiamento - DGES
199.552,41 €
Resultados e impactos esperados
1- A concretização, a 100%, das 60 atividades registadas na candidatura;
2- Aumentar a taxa de renovação de inscrição em pelo menos 1,5% e conseguir identificar, de modo mais preciso, os motivos que estão associados ao abandono.
3- Aumentar em 1,5 ECTS a média de créditos realizados pelos estudantes inscritos no 1º ano, 1ª vez.