Competências Digitais - DIGITAL SUL + ILHAS
1. Objetivos e prioridades do Investimento Impulso Mais Digital
Os objetivos do Investimento Impulso Mais Digital são aumentar a atratividade das ciências agrárias para as gerações futuras, apoiar as ciências médicas na aceitação dos progressos digitais e tecnológicos e alargar a capacidade de formação em competências digitais aos domínios não CTEAM (ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática); promover a inovação e a modernização pedagógicas, estimulando assim o sucesso académico.
O Investimento visa, assim, o estímulo à modernização da rede de ensino superior, com particular ênfase em áreas-chave para a resiliência do país e o aumento das competências na sociedade e nas empresas em áreas-chave para a competitividade, nomeadamente nas áreas digitais e tecnológicas, através de um maior número de ofertas formativas por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e de um maior número de jovens e adultos formados e requalificados, reforçando e acelerando a execução dos programas “Impulso”, contribuindo para um ensino de qualidade (ODS4), o trabalho digno e o crescimento económico (ODS8).
Visa, ainda, a modernização das práticas pedagógicas no ensino superior, tendo em vista a promoção do sucesso académico, a redução do abandono e o bem-estar estudantil, contribuindo para um ensino de qualidade (ODS4) bem como a atualização tecnológica e modernização das condições de formação das IES, nomeadamente em áreas disciplinares relevantes para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que visam um ensino de qualidade (ODS4), a promoção da agricultura sustentável (ODS2), a melhoria dos sistemas de saúde (ODS3), o apoio aos sistemas de produção e consumo responsáveis (ODS12), a transição verde e a sustentabilidade ambiental (ODS13 e ODS15).
2. Objetivos da submedida “Reforço das Competências Digitais”
São objetivos desta submedida:
a) Reforçar a capacidade formativa nas competências digitais, incluindo a áreas disciplinares não CTEAM, adicionando-se aos objetivos já previstos nos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos;
b) Fortalecer a capacidade formativa em áreas menos avançadas na transformação digital na formação superior, seja ao nível de formação inicial, seja ao nível da reconversão e qualificação digital de diplomados já a exercer a sua atividade profissional.
3. Público-alvo da submedida “Reforço das Competências Digitais”
Os públicos-alvo desta submedida são:
a) Jovens e adultos com formação de base em áreas não CTEAM;
b) Profissionais com formação de base em áreas não CTEAM que pretendam ser docentes na área das TIC -Tecnologias de Informação e Comunicação.
4. Iniciativas prioritárias a apoiar na submedida “Reforço das Competências Digitais”
As iniciativas prioritárias a apoiar no âmbito desta submedida são:
a) Iniciativas de ensino à distância ou ensino híbrido tendo em vista a qualificação/requalificação de profissionais em áreas não-CTEAM;
b) Programas de reconversão de profissionais para as áreas de competências digitais e para
a docência na área das TIC -Tecnologias de Informação e Comunicação;
c) Reabilitação de espaços que permitam aumento da capacidade formativa;
d) Modernização da infraestrutura tecnológica que permita aumentar a capacidade formativa
e melhorar a qualidade e eficácia da mesma.
São consideradas formações que visam a formação em competências digitais as que se enquadrem nas áreas de educação e formação 213 (Audiovisuais e Produção dos Media), 480 (Informática), 481 (Ciências Informáticas), 489 (Informática - programas não classificados noutra área de formação), 522 (Eletricidade e Energia), 523 (Eletrónica e Automação).
São consideradas áreas não-CTEAM aquelas que não se enquadrem nas áreas de educação e formação de “ciências naturais, matemática e estatística”, “tecnologias da informação e comunicação”, “engenharia, indústrias transformadoras e construção” e “artes e humanidades”.
5. Meta da submedida “Reforço das Competências Digitais”
A meta global a atingir até 30.06.2026 com a presente submedida é garantir que 11 750 jovens e adultos com formação de base em áreas não-CTEAM participem em programas de reforço de competências digitais.
São contabilizados para a meta qualquer ciclo de estudos ou programa, desde que conferente de ECTS. Não é prejudicada a formação de jovens e adultos com outras áreas de formação. Porém, apenas são contabilizadas para a meta os formandos com formação de base em áreas não-CTEAM.
6. Consórcio “Digital Sul + Ilhas”
O Consórcio "Digital Sul + Ilhas" é composto por seis Instituições de Ensino Superior (IES), incluindo a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Évora, a Universidade do Algarve, a Universidade da Madeira, a Universidade dos Açores e a Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior.
O objetivo principal é fortalecer a oferta formativa para jovens e adultos não CTEAM em áreas como Audiovisuais e Produção dos Media, Informática, Ciências Informáticas, Informática (programas não classificados noutra área de formação) e Eletrónica e Automação.
Para alcançar esse propósito, o consórcio desenvolveu um projeto académico alinhado com os referenciais para a competência digital em Portugal, integrados no Portugal INCoDe 2030. O Consórcio oferece Unidades Curriculares autónomas, organizadas em módulos de formação, seguindo a lógica de microcredenciação. Esses módulos abrangem diversas áreas, como Literacia Digital, Pensamento Computacional, Ciência da Linguagem, Programação, Digital Media, Comunicação e Design Multimédia, Gestão do Território, Data-Driven Marketing, Cibersegurança e Privacidade, Ciência dos Dados e Análise, Inteligência Artificial, Uso de Inteligência Artificial e Ciência dos Dados, e Fabricação Digital e Eletrónica.
O Consórcio oferece uma Pós-Graduação (PG) de 30 ECTS, com uma formação base obrigatória em Literacia da Informação Digital, Criação de Conteúdos Digitais e Comunicação Digital e Cidadania complementada por uma oferta de UCs opcionais em Segurança e Privacidade e Soluções de Base Tecnológica. Esta PGs visa capacitar profissionais não CTEAM para desempenharem funções de docência nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) com confiança.
A iniciativa visa formar 2 400 jovens e adultos, alinhando-se com os objetivos e prioridades do "Investimento Impulso Mais Digital". A oferta abrangente do consórcio visa preparar os participantes para um mercado de trabalho cada vez mais dependente de ferramentas baseadas no Digital e em TIC.
7.Duração do Projeto
O projeto finaliza em junho de 2026.
8. Financiamento
Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
DGES – Direção-Geral do Ensino Superior
Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
Investimento RE-C06-i07 | Impulso Mais Digital 03/C06-i07/2023
Submedida Reforço das Competências Digitais
O financiamento total do consórcio é 2 393 855,33 € (215 446,98 € - Universidade da Madeira).
Compromisso total do consórcio em KPIs é 2 400 (216 - Universidade da Madeira).
Para mais informações, por favor, consulte:
https://www.digitalsulmaisilhas.pt/