Pós-graduação em Comunicação Digital
A estrutura curricular combina uma Componente Estratégica ("Estratégias de Comunicação Digital"; "Comunicação de Crise"; "Media Sociais"), uma Componente Prática ("Laboratório Digital"; "Campanhas Publicitárias Online"; e "Narrativas Visuais Interativas"), e uma Componente de Inovação ("Inovação Digital" e “Projeto final aplicado”).
O plano curricular abrange disciplinas fundamentais como Estratégias de Comunicação Digital, Laboratório Digital, Campanhas Publicitárias Online, Inovação Digital, Narrativas Visuais Interativas, Media Sociais e Comunicação de Crise. Esta formação culmina com um Seminário e um Projeto final, permitindo aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos práticos.
O corpo docente inclui professores doutorados e especialistas nas áreas da Comunicação (CMN) e Audiovisuais e Produção dos Media (MUL), garantindo uma formação de qualidade e atualizada às exigências do mercado digital. As aulas são ministradas em português, com uma abordagem teórico-prática que privilegia o desenvolvimento de competências através de estudos de caso.
Esta pós-graduação responde aos objetivos estratégicos da UMa de aumentar e diversificar a oferta formativa em programas de pós-graduação atendendo simultaneamente às necessidades do mercado de trabalho e ao interesse demonstrado pelos licenciados da universidade e pela sociedade civil em geral.
INFORMAÇÕES GERAIS
A Pós-Graduação em Comunicação Digital é um programa de estudos avançados oferecido pela Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira, com a duração de 8 meses, em regime pós-laboral. O curso confere 30 ECTS e está estruturado em dois semestres, combinando componentes teóricas e práticas essenciais para o domínio da comunicação no ambiente digital.
A estrutura curricular combina uma Componente Estratégica ("Estratégias de Comunicação Digital"; "Comunicação de Crise"; "Media Sociais"), uma Componente Prática ("Laboratório Digital"; "Campanhas Publicitárias Online"; e "Narrativas Visuais Interativas"), e uma Componente de Inovação ("Inovação Digital" e “Projeto final aplicado”).
O plano curricular abrange disciplinas fundamentais como Estratégias de Comunicação Digital, Laboratório Digital, Campanhas Publicitárias Online, Inovação Digital, Narrativas Visuais Interativas, Media Sociais e Comunicação de Crise. Esta formação culmina com um Seminário e um Projeto final, permitindo aos estudantes aplicar os conhecimentos adquiridos em contextos práticos.
O corpo docente inclui professores doutorados e especialistas nas áreas da Comunicação (CMN) e Audiovisuais e Produção dos Media (MUL), garantindo uma formação de qualidade e atualizada às exigências do mercado digital. As aulas são ministradas em português, com uma abordagem teórico-prática que privilegia o desenvolvimento de competências através de estudos de caso.
Esta pós-graduação responde aos objetivos estratégicos da UMa de aumentar e diversificar a oferta formativa em programas de pós-graduação atendendo simultaneamente às necessidades do mercado de trabalho e ao interesse demonstrado pelos licenciados da universidade e pela sociedade civil em geral.
DURAÇÃO DO CURSO:
2 SEMESTRES / 1 ANO
{{currentVideo.curso_videos_descricao}}
{{otherVideo.curso_videos_descricao}}
{{currentVideo.curso_videos_descricao}}
{{otherVideo.curso_videos_descricao}}
SAÍDAS PROFISSIONAIS
Os estudantes da pós-graduação estarão preparados desenvolver a sua atividade em:
- Gestão da comunicação digital em organizações públicas e privadas
- Desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação online
- Criação e gestão de campanhas publicitárias digitais
- Gestão de redes sociais e comunicação digital
- Comunicação de rise
- Produção de conteúdos digitais e narrativas interativas
DESTINATÁRIOS
A pós-graduação pode ser particularmente relevante para os seguintes perfis específicos.
- Recém-Licenciados em Comunicação, Design Multimédia e Gestão que procuram uma especialização em comunicação estratégica digital
- Gestores de pequenas e médias empresas que querem desenvolver a sua presença online
- Assessores de Imprensa e Assessores ou técnicos de Comunicação que precisam de atualizar as suas competências digitais
- Consultores de Comunicação que precisam de expandir os seus conhecimentos no domínio digital, incluindo na comunicação de crise e nas campanhas publicitárias online.
- Profissionais de publicidade que procurem adaptar-se ao meio digital
- Profissionais de comércio eletrónico que querem melhorar o seu trabalho em Media Sociais
- Criadores de conteúdo digital que desejam desenvolver novas formas de criação de narrativas digitais
" A literacia digital tornou-se uma componente central no século XXI. Já não é um complemento opcional, mas um aspeto fundamental do que a educação deve proporcionar para permitir a plena participação na vida social, económica e cívica” " (p. 13) - Lankshear, C., & Knobel, M. (2008). Digital literacies: Concepts, policies and practices. Peter Lang Publishing.