Disciplina: Teoria e Filosofia Política I

Área Científica:

Cultura

HORAS CONTACTO:

22 Horas

NÚMERO DE ECTS:

2 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Analisar o pensamento político ocidental: da Antiguidade Clássica ao Renascimento.
2 - Estudar e interpretar as principais teorias políticas na Antiguidade e na Idade Média.
3 - Compreender os fundamentos da ideia de poder.
4 - Identificar e caracterizar os principais sistemas políticos.
5 - Indicar e explicar as principais tendências de pesquisa sobre os conteúdos do programa.

Conteúdos / Programa:

1 - A política como ciência: definição e problemáticas.
2 - Introdução geral da política e do fenómeno político. A política e o cidadão.
3 - Os principais temas do pensamento político greco-romano.
4 - Ética, valores e utopia na política da Antiguidade Clássica.
5 - A política na Idade-Média. O Homem e o Estado. Política e Religião.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Salkever, S. , 2009 , The Cambridge Companion to Ancient Greek Political Thought , Cambridge
(a indicar no início das aulas) , Web resources/Recursos electrónicos a indicar ,
Balot, R. K. (ed.) , 2009 , A companion to Greek and Roman Political Thought , Wiley-Blackwell
Della Porta, D. , 2003 , Introdução à Ciência Política , Estampa
McClelland, J.S. , 1998 , A history of western political thought , Routledge
Skinner, Q. , 2012 , The Foundations of Modern Political Thought , Cambridge University Press
Weil, E. , 1990 , Filosofia Política , S. Paulo: Ed. Loyola
Vergnières, S. , 1995 , Éthique et Politique Chez Aristote , Presses Universitaires de France

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
A metodologia está centrada na exposição e discussão dos conteúdos programáticos. Além disso, a partir de textos, os estudantes devem saber desenvolver competências argumentativas, através de intervenções na aula e da preparação para as avaliações escritas e orais. Devem procurar informação para aumentarem o grau de conhecimento sobre os conteúdos que são analisados nas aulas. A avaliação é constituída pela realização de uma resenha crítica (50%) e uma apresentação oral (50%).

Regente da Disciplina:

Joaquim José Sanches Pinheiro