Disciplina: Psicologia das relações interpessoais e dinâmicas de grupo
Área Científica:
Psicologia
HORAS CONTACTO:
51 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
O objetivo geral desta unidade curricular é proporcionar aos alunos os conhecimentos sobre os processos psicossociais que caracterizam as relações interpessoais e as dinâmicas grupais. Mais especificamente, pretende-se que o aluno identifique, compreenda e adquira as competências e habilidades necessárias para lidar com fenómenos grupais no desempenho da sua atividade profissional.
Conteúdos / Programa:
1 - Cognição social e relações interpessoais
2 - Grupos e dinâmica de grupos
3 - Comunicação e Conflito
4 - Normalidade e psicopatologia
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bandura, A. (2004). The growing primacy of perceived efficacy in human self-development, adaptation and change. In M. Salanova, R. Grau, I. Martínez, E. Cifre, S.Llorens e M. García-Renedo (Eds.). Nuevos Horizontes en la Investigación sobre la autoeficácia. Col-lecció ?Psique?, 8, 34- 51.
Baptista, A. (2009). Stresse: Aspectos psicobiológicos. In J. P. Cruz, S. N. Jesus e C. Nunes (Coord.). Bem-estar e Qualidade de vida: Contributos da Psicologia daSaúde. Alcochete: Textiverso, Lda., 51-65.
Bueno, J., Oliveira, S. & Oliveira, J. (2001). Um estudo correlacional entre habilidades sociais e traços de personalidade. Psico ? USF, 6 (1), p. 31 ? 38.
Dimas, I. & Lourenço, P. (2011). Conflitos e gestão de conflitos em contexto grupal. In Duarte Gomes (Coord.). Psicologia das organizações do trabalho e dosrecursos humanos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 201-240.
Feldman, R. (2001). Compreender a Psicologia. Amadora: McGraw-Hill.
Gonçalves, C. & Coimbra, J. (2007). Significados e centralidade do trabalho nas sociedades contemporâneas: uma abordagem psicológica e histórico-social.Psychologica, 44, 401-426.
Lourenço, P. & Dimas, I. (2011). O grupo revisitado: Considerações em torno da dinâmica e dos processos grupais. In Duarte Gomes (Coord.). Psicologia dasorganizações do trabalho e dos recursos humanos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 133-199.
Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação da UC envolverá 2 componentes:
-
Teórico (50%) - Frequência
-
Teórico-prático (50%) - Apresentação à turma e entrega por escrito (40%) e trabalho escrito individual (10%)
A classificação final da UC resulta da média ponderada de todas as componentes, que deverá ser igual ou superior a 9,5 valores. A componente prática não é recuperável.