Disciplina: Ambiente e Recursos Marinhos
Área Científica:
Ciências do Ambiente
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Familiarizar com o funcionamento físico e biológico dos oceanos;
2 - Dar a conhecer os principais organismos marinhos e o enquadramento no ecossistema marinho;
3 - Conhecer os principais recursos que os oceanos oferecem e as ameaças antropogénicas, a exploração sustentável.
Conteúdos / Programa:
1 - Ambientes Marinhos.
1.1 - Os Oceanos e Mares, a interdependência entre circulações atmosféricas e oceânicas, clima, ondas e marés.
1.2 - Intertidal.
1.3 - Recifes.
2 - Recursos marinhos inertes.
3 - A vida no Mar.
3.1 - Caracterização geral.
3.2 - Grupos.
3.3 - Identificação de organismos aquáticos.
4 - A exploração dos recursos biológicos dos oceanos (pesca, turismo).
Bibliografia / Fontes de Informação:
Castro, P. & Huber, M. E. , 2016 , Marine Biology, 10th ed. , MacGraw-Hill
Saldanha, L. , 1995 , Fauna Submarina Atlântica , Publicações Europa-América
Karleskint, G., Turner, R., & Small, J. , 2010 , Introduction to Marine Biology, 3th ed. , Cengage Learning.
Abreu, A., Araújo, R., Biscoito, M., Malaquias, M. A. & Gomes, P. , s/d , Fauna Marinha da Madeira , Jornal da Madeira
Biscoito, M. & Zino, F. , 2002 , Aves do Arquipélago da Madeira , Direcção Regional do Ambiente, Funchal
Boyra, A., Espino, F., Tuya, F., Freitas, M., Haroun, R. J., Biscoito, M. J. & González, J. A. , 2008 , Guia de campo: 365 espécies atlânticas , Oceanográfica: Divulgación, Educación y Ciencia
Freitas, L. , 1996 , O Lobo Marinho nas ilhas Desertas. Estado actual, Conservação e perspectivas futuras da colónia do lobo Marinho (Monachus monachus) nas ilhas Desertas , Secretaria Regional da Educação, Funchal
Serviço Do Parque Natural da Madeira , 2005 , As Ilhas Desertas , Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Funchal.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
A avaliação da Unidade Curricular inclui a realização de uma frequência com um peso de 50%, com a classificação mínima de 8 valores e um trabalho de grupo, em que o relatório tem um peso de 30% e a respetiva apresentação oral, com um peso de 20%. O trabalho de grupo não pode ser recuperado em época de recurso ou ser objeto de melhoria.