Disciplina: Ecologia, Ordenamento e Conservação da Natureza

Área Científica:

Ciências do Ambiente

HORAS CONTACTO:

76 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

No fim desta disciplina, os alunos devem:

- Saber definir e caracterizar populações, comunidades e ecossistemas da Região Autónoma da Madeira.

- Saber as particularidades dos ecossistemas insulares.

- Saber onde se localizam, a razão de ser, e as características das principais áreas protegidas da RAM.

- Saber inventariar, recensear e determinar a distribuição de espécies de plantas e de animais.

- Perceber a importância da Conservação da Natureza.

- Perceber as principais estratégias e planos de conservação

- Saber definir e caracterizar as principais Diretivas comunitárias e internacionais, assim como a principal legislação relacionada com a Conservação da Natureza.

Conteúdos / Programa:

  • Conceito de Ecologia
  • Indivíduos e Populações      
  • Populações: Variáveis de estado; Demografia; Distribuição; Estrutura populacional
  • Factores ecológicos
  • Ecossistemas
  • Conceito, componentes e estrutura funcional. Processos dinâmicos de ecossistemas e distúrbios; capacidade de carga.
  • Desenvolvimento, evolução e distribuição no espaço
  • Particularidades dos ecossistemas insulares
  • Os ?ecossistemas? da Madeira (incluindo também ecossistemas dulceaquícolas)
  • Ecossistemas naturais e antrópicos
  • Principais comunidades. Localização e caracterização
  • Ecologia aplicada
  • Metodos e técnicas de censos, inventariação e distribuição de plantas e animais
  • Conceito e importância da biodiversidade
  • Conservação do património e dos recursos naturais; Caracterização e importância dos parques e reservas naturais.
  • Conservação e planeamento
  • Estatutos de conservação das espécies da Região Autónoma da Madeira
  • Projetos e programas de Conservação da Natureza a decorrer na Região Autónoma da Madeira
  • Instrumentos de protecção legal e aproximação às legislações nacionais de áreas protegidas, e experiências mais recentes. Áreas protegidas em Portugal

Bibliografia / Fontes de Informação:

Capelo, J.; Costa, J.; Jardim, R.; Sequeira, M.; Fontinha, S.; Lousã, M. & Rivas-Martínez, S. (2004). Modelo fitossociológico da laurissilva da Ilha da Madeira. 3as Jornadas Florestais Insulares. Livro de Resumos. p. 41. [Publicado em Acta de Conferência (Nacional/Internacional)]

Capelo, J.; Menezes de Sequeira, M.; Jardim, R. & Costa, J. (2004). Guia da Excursão geobotânica dos V Encontros Alfa 2004 à ilha da Madeira. Quercetea 6: 5-45.

Carlquist, (1966). The Biota of long-distance dispersal. I. Principles of dispersal and evolution. The Quat. Rev. Of Biol. 41(3): 247-270.

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Costa, J.; Capelo, J.; Jardim, R.; Menezes de Sequeira, M.; Espírito-Santo, D.; Lousã, M. Fontinha, S.; Aguiar, C. & Rivas-Martínez, S. (2004). Catálogo Sintaxonómico e florístico das comunidades vegetais da Madeira e Porto Santo. Quercetea 6: 61-186.

Duvigneaud, P. (1980). A Síntese Ecológica. 2ª ed. Instituto Piaget. Lisboa.

Frankham, R.; Ballou, J.; Briscoe, D. & McInnes, K. (2004). A primer of conservation genetics. Cambridge University Press. Cambr

Grant, P. (ed.) (1998). Evolution on islands. Oxford University Press.

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Menezes de Sequeira, M.; Jardim, R. & Capelo, J. (2007). A Chegada dos portugueses às ilhas- o antes e o depois - Madeira. In: Silva, J. (ed.). Árvores e Florestas de Portugal. Volume 6, Açores e Madeira - A Floresta das Ilhas. Público, Comunicação Social SA, Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento e Liga para a Protecção da Natureza: 165-196.

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Sutherland, W. (1996). Ecological census techniques. A handbook. Cambridge University Press.

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Whittaker, R. & Fernández-Palacios (2007). Island Biogeography. 2nd ed. OUP, Oxford.

 

Websites:

Instituto da conservação da Natureza e das Florestas: http://www.icnf.pt/cn/ICNPortal/vPT2007/

Serviço do parquet Natural da Madeira: http://www.pnm.pt/

Direção Regional de Florestas e Conservação da Natureza: http://www.sra.pt/drf/

Métodos e Critérios de Avaliação:

Avaliação

- 2 testes (25%+25%) e

- 2 relatórios das saídas de campo (trabalho de grupo de 2, máximo 3 alunos) (25%+25%) (um da parte do Prof. Roberto Jardim; outro da parte de José Jesus)

 

  • Assiduidade: Presença obrigatória nas saídas/trabalhos de campo.
  • Aproveitamento: Nota mínima em cada teste/frequência: 9,0.

 

Entrega dos relatórios:

9 de Junho de 2016

 

Data dos testes:

 ? de Abril de 2016

02 de Junho de 2016

 

(Não há Recurso para os Relatórios)