Disciplina: Atividades Desportivas de Ginásio
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 Compreender a génese das atividades de ginásio e seu contexto histórico
2 Perceber o que são as atividades de ginásio e o seu enquadramento
3 Compreender o propósito das mesmas e como diferenciá-las de outras atividades físicas
4 Aprender a correta execução dos movimentos mais comummente utilizados nas atividades de ginásio
5 Ganhar competências ao nível da integração nos diferentes programas e tomar conhecimento da sua transferência para outras modalidades
6 Dominar as componentes práticas associadas às atividades de ginásio, quer na sala de exercício quer nas aulas de grupo
7 Assimilar o perfil adequado do profissional das atividades de ginásio, e as competências que este deverá adquirir para a sua intervenção
8 Ser capaz de pesquisar, selecionar e analisar artigos e desenvolver espírito crítico
9 Ser capaz de trabalhar em equipa, desenvolver sentido de responsabilidade, ética e entreajuda
10 Ser capaz de comunicar e justificar o trabalho de grupo através de exposição escrita e oral
Conteúdos / Programa:
· História dos ginásios
· História e evolução do Fitness
· Equipamentos de ginásio
· Segurança e os seus procedimentos
· Perfil do professor das atividades de ginásio
o Cédula Profissional - título profissional
o Escolas de formação regionais, nacionais e internacionais
· Entidades defensoras e reguladoras das atividades de ginásio
o Legislação para o profissional técnico de exercício
o Dados estatísticos sobre a realidade da prática de exercício em ginásios
o Ginásio vs. Health Club
o Tendências do Fitness
· Atividades de grupo :
o Caracterizando as aulas de grupo
Os diferentes tipos de aulas de grupo existentes no mercado
o Princípios F.I.T.T.
o Possível estrutura de uma aula
o Estruturas musicais
o Estruturas coreográficas
o Prática laboratorial do tema
o Aspetos básicos das normas de segurança
o Aspetos fundamentais do planeamento de aula
o Pilares do movimento humano
o Prática laboratorial do tema
o Recursos materiais
o Treino aeróbio - aeróbica
o Localizada vs. Treino funcional
o Hiit, Cycling, Circuito
Bibliografia / Fontes de Informação:
ACSM. (2010). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription - 8th Edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.FRANCO E BATISTA
Brill, P. (2008). Exercise your independence: functional fitness for older adults. J Aging Phys Act 16:S88.
Castelo, J., Barreto, H., Alves, F., Santos, P. M.-H., Carvalho, J., & Vieira, J. (2000). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: FMH.
Cerca, L. (2003). Metodologia da ginástica de grupo. Lisboa: Manz Produções.
Franco, S., & Batista, G. (1998). Manual de aeróbica I. Xistarca, Promoções e Publicações Desportivas, Lda.
Cosio-Lima, L., Reynolds, K., Winter, C., Paolone, V. & Jones, M. (2003). Effects of physioball and conventional floor exercises on early phase adaptations in back and abdominal core stability and balance in women. J Strength Cond Res 17:721?5
McGill, S., Karpowicz, A., Fenwick, C. & Brown, S. (2009). Exercises for the torso performed in a standing posture: spine and hip motion and motor patterns and spine load. J Strength Cond Res. 23:455?64
Weiss, T., Kreitinger, J., Wilde, H., Wiora, C., Steege, M., Dalleck, L. & Janot, J. (2010) Effect of Functional Resistance Training on Muscular Fitness Outcomes in Young Adults. J Exerc Sci Fit. Vol 8, (2); 113?122
Whitehurst, M., Johnson, B., Parker, C., Brown. L, & Ford, A. (2005). The benefits of a functional exercise circuit for older adults. J Strength Cond Res. 19:647?51ACSM. (2010).
NASM IMPLEMENTING SAFE AND EFFECTIVE TRAINING METHODS
https://sci-fit.net/biomechanics-resources/#Practical_application_of_strength_training_biomechanics
http://exerciseeducation.com
http://prodesporto.idesporto.pt/
Métodos e Critérios de Avaliação:
Os alunos são avaliados através de três parâmetros: uma prova escrita (70%), assiduidade (10%) e participação, empenho e espirito crítico (20%).