Disciplina: Atividades Desportivas de Ginásio

Área Científica:

Desporto

HORAS CONTACTO:

63 Horas

NÚMERO DE ECTS:

5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

Sala de Musucalção
 
? Aprender visualizar o treino de musuclação
? Perspetivar Noções básicas da Cinesiologia
? Conhecer o corpo na sua forma anatomica
? Entender a execuação dos movimentos 
? Perceber a conetividade entre estruturas musculares e Articulares
? Aprender a ser o profissional de exercicio e saude e seus deveres ;
? Desmistificar o Exercício na sala de musculação
? Perspetivar a visão Profissional vs Cliente 
? Capacitar em termos de conhecimento das capacidades fisicas qunalitativas e quantitativas
? Aumentar a capacidade de reflexão e aprofundar o conhecimento dos Aspetos críticos e conceitos do treino

 
 
Aulas de Grupo
 
- Aplicar os diferentes conceitos relativos ao uso da música.
- Identificar os vários tipos de aula.
-Planear os diferentes tipos de aula.
- Executar passos básicos.
- Aplicar as técnicas de instrução e comunicação.
- Aplicar métodos de montagem coreográfica.
- Aplicar métodos pedagógicos nas atividades de grupo.

Conteúdos / Programa:

1. História dos ginásios

2. História e evolução do Fitness

3. Equipamentos de ginásio

4. Segurança e os seus procedimentos

5. Perfil do professor das atividades de ginásio

5.1. Cédula Profissional - título profissional

5.2. Escolas de formação regionais, nacionais e internacionais

6. Entidades defensoras e reguladoras das atividades de ginásio

6.1. Legislação para o profissional técnico de exercício

6.2. Dados estatísticos sobre a realidade da prática de exercício em ginásios

6.3. Ginásio vs. Health Club

6.4. Tendências do Fitness

7. Atividades de ginásio

7.1. Conceitos Gerais

7.2. Noções básicas da Cinesiologia

7.3. Termos anatómicos

7.4. Planos e Eixos

7.5. Movimentos Articulares

7.6. Cadeias cinemáticas fechadas e abertas

7.7. Exercícios

7.8. Aspetos críticos das atividades de ginásio

7.9. Construção de programas

8. Atividades de Grupo

8.1 os diferentes tipos de aulas de grupo existentes no mercado 

8.3 princípios FITT

8.4 ?Possível? estrutura de uma aula

8.5 estruturas de uma aula 

8.6 estruturas coreográficas 

8.6.1 Pratida laboral do tema 

8.7 aspetos básicos das normas de segurança 

8.8. Aspetos fundamentais do planeamento de aula

8.8.1. Pilares do movimento humano

8.8.2. Prática laboratorial do tema

8.9. Recursos materiais

8.10.Treino aeróbio - aeróbica

8.11.Localizada vs. Treino funcional

8.12. Outras dinâmicas de aulas de grupo

8.12.1. HIIT

8.12.2. Cycling

8.12.3. Circuito

8.12.4. Prática laboral dos temas

Bibliografia / Fontes de Informação:

ACSM. (2010). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription - 8th Edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.FRANCO E BATISTA

Brill, P. (2008). Exercise your independence: functional fitness for older adults. J Aging Phys Act 16:S88.

Castelo, J., Barreto, H., Alves, F., Santos, P. M.-H., Carvalho, J., & Vieira, J. (2000). Metodologia do Treino Desportivo. Lisboa: FMH.

Cerca, L. (2003). Metodologia da ginástica de grupo. Lisboa: Manz Produções.

Franco, S., & Batista, G. (1998). Manual de aeróbica I. Xistarca, Promoções e Publicações Desportivas, Lda.

Cosio-Lima, L., Reynolds, K., Winter, C., Paolone, V. & Jones, M. (2003). Effects of physioball and conventional floor exercises on early phase adaptations in back and abdominal core stability and balance in women. J Strength Cond Res 17:721?5

McGill, S., Karpowicz, A., Fenwick, C. & Brown, S. (2009). Exercises for the torso performed in a standing posture: spine and hip motion and motor patterns and spine load. J Strength Cond Res. 23:455?64

Weiss, T., Kreitinger, J., Wilde, H., Wiora, C., Steege, M., Dalleck, L. & Janot, J. (2010) Effect of Functional Resistance Training on Muscular Fitness Outcomes in Young Adults. J Exerc Sci Fit. Vol 8, (2); 113?122

Whitehurst, M., Johnson, B., Parker, C., Brown. L, & Ford, A. (2005). The benefits of a functional exercise circuit for older adults. J Strength Cond Res. 19:647?51ACSM. (2010).

ACSM?s Health www.acsm.org

NASM  IMPLEMENTING SAFE AND EFFECTIVE TRAINING METHODS  

www.exrx.net .

www.nsca.com

https://sci-fit.net/biomechanics-resources/#Practical_application_of_strength_training_biomechanics

http://exerciseeducation.com

http://www.ideafit.com

http://www.agap.pt

http://www.ihrsa.org/about/

http://prodesporto.idesporto.pt/

 

Métodos e Critérios de Avaliação:

Frequencia - 50%

Portofólio / Trabalho Cinesiologia- 20%

Prova oral em sala e em contexto de prática - 10%

Prática (aulas de grupo) 10%

Assiduidade 5%

Pontualidade 5%

Regente da Disciplina:

Fábio André Rocha Camacho