Disciplina: Andebol I
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
76 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
No final deste módulo, o aluno (formando) deverá ser capaz de:a) Identificar a natureza das diversas perspetivas e correspondentes paradigmas relativos à conceptualização e sistematização dos Jogos Desportivos Coletivos ( JDC ).b) Sistematizar o Andebol;c) Vivenciar situações do jogo de Andebol, de forma a atingir um mínimo de competência ( prático-teórica ) referenciada à motricidade específica da modalidade;d) Perceber e identificar toda a dinâmica do Andebol;e) Conhecer a origem e história, evolução e perspetivas de desenvolvimento do Andebol;f) Conhecer e entender a estrutura organizativa da modalidade, ao nível nacional e internacional;g) Perceber e conhecer sobre como observar a modalidade abordada;h)Perceber da importância das regras e da arbitragem para a afirmação e evolução da modalidade;i) Conhecer e saber utilizar a terminologia e a simbologia como instrumento de comunicação entre os agentes da modalidade (nomeadamente treinadores e jogadores);j) Compreender a estrutura interna complexa do jogo, transportando esses conhecimentos para o treino: na construção do plano de treinos, dos exercícios ou na manipulação dos jogos reduzidos e formais de forma a atingir objetivos pretendidos.
Conteúdos / Programa:
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Jogos Desportivos Coletivos ( JDC ): Natureza e classificação dos Jogos Desportivos Coletivos; Semelhanças e diferenças com os outros JDC; Os JDC de cooperação-oposição, de espaço comum e participação simultânea.
Breve História do Andebol.
Estrutura organizativa e competitiva (órgãos e competências; competições).
A nomenclatura, terminologia, simbologia e a sinalética do Andebol.
Análise do jogo de Andebol: Características essenciais do jogo de Andebol; Estrutura formal (as regras de jogo).
A arbitragem: A arbitragem e sua evolução (os árbitros, os auxiliares e os oficiais de jogo; A estrutura organizacional da arbitragem e suas inter-relações; A importância da arbitragem para a evolução do jogo.
Análise da estrutura complexa do jogo: A dinâmica do jogo (Os momentos de jogo e os seus fundamentos): O Ataque: aspetos ofensivos e defensivos; A Defesa: aspetos ofensivos e defensivo; As transições.
Ensino do jogo.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bayer, C. (1994). O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: DINALIVRO.
Garcia,J. (1997). Balonmano. Táctica grupal ofensiva. Concepto, estrutura y metodología. Editorial Gymnos. Madrid
Garcia,J.(2002). Balonmano. Táctica Grupal Defensiva. Concepto,estructura y metodología. Grupo Editorial Universitário.
Gonçalves,J. (2003). História do Andebol em Portugal. Colecção Sport. CTT Correios de Portugal.
Prudente, João (2013). Andebol. In Garganta, Júlio; Prudente, João e Anguera, Teresa (Org.). Avaliação da Performance em Jogos Desportivo Colectivos. Variáveis e indicadores táctico-técnicos utilizados em estudos observacionais de Andebol, Basquetebol, Futebol, Pólo Aquático e Voleibol, pp. 11-77. Porto; FADE-UPorto. ISBN:978-972-8687-56-4
Regras do Jogo. Edição IHF e Edição FAP
Sousa, D.; Prudente,J.; Sequeira, P.(2013). Analysis of 2 vs 2 in organized attack in Handball in a situation of numerical equality 6 vs 6 in 2011 World Womens Championship. (pp.278-282) 2nd EHF Scientific Conference- Women and Handball. Scientific and Practical Approaches. Viena. 22-23 Novembro de 2013
PrudenteJN, Cardoso AR,Rodrigues AJ and Sousa DF (2019). Analysis of the Influence of the Numerical Relation in Handball During an Organized Attack, Specifically the Tactical Behavior of the Center Back. Front. Psychol. 10:2451. doi: 10.3389/fpsyg.2019.02451
Sousa, D., Vieira, J., Cardoso, A., Prudente, J. (2017). A Recuperação Defensiva no Andebol - Análise da fase final do Campeonato da Europa de Seniores Masculinos 2017. (Comunicação oral) in Seminário Desporto e Ciência 2017. Funchal. Madeira.
Zeier, U. (1987). O guarda-redes de Andebol. Cadernos Setemetros nº3
Métodos e Critérios de Avaliação:
Um testes escrito com nota mínima de 7,5 com possibilidade de melhora de nota em recurso. Dois trabalhos práticos com componente escrita e apresenração, não sendo, neste caso, passiveis de recurso. Avaliação contimua: participação nas aulas teoricas e praticas, e mini trabalhos. O teste tem uma ponderação de 30% para a nota final,o mesmo que os 2 trabalhos práticos. Os outros 10% serão atribuidos a avaliação continua. A nota final será a soma arredondada destas componentes.