Disciplina: Biologia do Esforço e Nutrição
Área Científica:
Biologia e Bioquímica
HORAS CONTACTO:
48 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Identificar e dominar os princípios de uma alimentação saudável e equilibrada, identificando o papel nutricional e as vantagens do consumo dos diferentes grupos alimentares;
- Adquirir conhecimentos e competências específicas no domínio da nutrição no desporto, que permitam compreender as necessidades nutricionais associadas a população em geral em diferentes etapas do ciclo vital, em pessoas fisicamente ativas e em atletas de diferentes modalidades desportivas e do fitness, de uma forma sustentada através da pesquisa da evidência científica atualizada e fidedigna.
- Aplicar metodologias de avaliação do estado nutricional, em população em geral, pessoas fisicamente ativas e atletas.
- Reconhecer e compreender o papel da alimentação e do exercício físico, no desenvolvimento de programas de gestão de peso e de hipertrofia.
- Identificar os principais suplementos alimentares e substâncias dopantes, reconhecendo os seus efeitos no organismo e no rendimento desportivo.
Conteúdos / Programa:
- Origem e história da nutrição no Desporto
- Alimentação saudável (princípios; conceitos e aplicação)
- Nutrientes alimentares, digestão, absorção e assimilação
- Bioenergética do exercício humano
- Recomendações nutricionais em pessoas fisicamente ativas
- Nutrição, exercício físico e gestão de peso
- Nutrição, Força e Hipertrofia
- Suplementação
- Substâncias dopantes
- Estudos Caso
- Avaliação de conhecimento e competências
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bibliografia
Daries H. (2012). Nutrition for sport and exercise: A practical guide (first Edition). Oxford: Wiley-Blackwell Publishing Ltd.
Driskell, J.A. & Wolinsky, I. (Eds). (2009). Nutritional Concerns in Recreation Exercise and Sport. Florida: CRC Press
Dunford, M. (2010). Fundamentals of Sport and Exercise Nutrition.Champaign, IL: Human Kinetics
Eberle, S. G. (2014). Endurance Sports Nutrition (3rd Edition). Champaing, IL: Human Kinetics.
Lanham-New, S.A., Stear, S., Shirreffs, S. & Collins, A. (Eds) (2011). Sport and Exercise Nutrition. West Sussex: Wiley-Blackwell
Manore, M., Meyer, N.L. & Thompson, J. (2009). Sport Nutrition for Health and Performance (2nd Edition). Champaign, IL: Human Kinetics
Moreira P. (2005). Obesidade: muito peso, várias medidas (2ª Edição): Edição Ambar.
Ross, A.C., Caballero, B., Cousins, R.J., Tucker K.L. & Ziegler, T.R. (Eds). (2020). Modern Nutrition in Health and Disease (12th Edition). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins
Teixeira, P., Sardinha, L.B. & Barata, J.L.T. (Eds). (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lisboa: Lidel
Recursos Didáticos.
Sala; Recursos audiovisuais (computador e projetor); Documentação de apoio, fichas de trabalho, recursos audiovisuais de apoio a lecionação dos conteúdos;
Métodos e Critérios de Avaliação:
A avaliação é constituida por 3 parametros: (i) duas frequencias cada uma com uma cotação de 30%; (ii) um trabalho de grupo (30%), e (iii) avaliação continua (pontualidade, assiduidade, participação e empenho) (10%).