Disciplina: Observação e Análise das Habilidades Desportivas
Área Científica:
Desporto
HORAS CONTACTO:
56 Horas
NÚMERO DE ECTS:
4 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
Objetivos Gerais:
- A Observação e Análise das Habilidades Desportivas visa contribuir para a capacidade de análise integrada de situações e comportamentos desportivos, possibilitando aos futuros profissionais a aquisição de um amplo conhecimento instrumental, que permita uma análise quantitativa e qualitativa da informação recolhida através de uma gravação da performance, de uma observação sistemática e ainda de uma gravação e posterior análise de aspetos particulares da performance.
Objetivos Específicos:
- Conhecer e compreender a complexidade e dinâmica do processo de treino e competição;
- Conhecer os paradigmas que informam a análise científica da performance na competição;
- Utilizar a informação e as tecnologias de informação e comunicação na análise da performance desportiva;
- Promover uma atitude de reflexão e investigação centrada sobre as informações relativas ao estado do conhecimento no âmbito da Análise da Performance;
- Desenvolver o rendimento dos atletas e das equipas em ambiente de treino e competição;
- Fundamentar uma adequada tomada de decisões e a sua eficaz concretização durante o processo de treino;
- Dominar a utilização de tecnologias de informação, técnicas e instrumentos de observação aplicáveis no treino e competição desportiva;
- Analisar os dados fornecidos pelos instrumentos utilizados com utilização das técnicas analíticas adequadas.
Conteúdos / Programa:
- Caracterização da Observação e Análise das Habilidades Desportivas;
1.1 Análise da Performance Desportiva como área das Ciências do Desporto;
1.2 Razões e necessidades da Análise da Performance;
1.3 Definição de Observação: Observação Sistemática e Não Sistemática;
1.4 A evolução das perspetivas de Análise da Performance nos Jogos Desportivos Coletivos;
1.5 Criticalidade e momentos críticos nos Jogos Desportivos;
- A Performance e os Indicadores de Performance;
2.1 A Análise da Performance nas modalidades de predominância técnica;
2.1.1 Atletismo (corridas, saltos, lançamentos) e Natação (técnica de nado crawl);
2.2 A Análise da Performance nos Jogos Desportivos Coletivos;
2.2.1 Futebol, Andebol, Basquetebol e Voleibol;
- A Metodologia Observacional no Desporto;
3.1 Caracterização da Metodologia Observacional;
3.2 Diferentes Instrumentos de Observação no Desporto;
3.3 Construção e Validação de Instrumentos de Observação.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Anguera, M.T., Villaseñor, A.B., Losada Lopez, J.L. & Hernandez Mendo, A. (2000). La metodologia observacional en el deporte: conceptos básicos. Educación Física y Deportes- Revista Digital. Ano 5, nº24 (http//www.sportquest.com). Buenos Aires.
Garganta, J. (2001). A análise da performance nos jogos desportivos. Revisão acerca da análise do jogo. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 1(1):57-64.
Garganta, J., Prudente, J. & Anguera, T. (2013). Avaliação da Performance em Jogos Desportivos Coletivos (1ª edição). Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Hughes, M. , Evans,S. & Wells, J.(2001). Establishing normative profiles in performance analysis. International Journal of Performance Analysis of Sport, 1,4-27
Hughes,M. & Franks, I. (1997). Notational Analysis of Sport. Taylor & Francis.
Prudente, J. (2006). Análise da performance táctico-técnica no Andebol de alto nível: estudo das ações ofensivas com recurso à análise sequencial. Tese de Doutoramento. Universidade da Madeira, Funchal.
Tavares, F., Graça, A., Garganta, J. & Mesquita, I. (2008). Olhares e Contextos da Performance nos Jogos Desportivos (1ª edição). Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.
Volossovitch, A. & Ferreira, A. (2013). Fundamentos e aplicações em análise do jogo (1ª edição). Cruz Quebrada: FMH Edições.
Métodos e Critérios de Avaliação:
- Uma frequência (40%);
- Elaboração e justificação de um instrumento de observação de uma modalidade desportiva à escolha - Trabalho 1 (25%);
- Análise e apresentação de dois momentos competitivos, com base no instrumento de observação construído anteriormente - Trabalho 2 (25%);
- Assiduidade* e participação (10%).