Disciplina: Gestão das Atividades Desportivas e Empreendedorismo
Área Científica:
Gestão e Administração
HORAS CONTACTO:
63 Horas
NÚMERO DE ECTS:
5 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
- Dominar os conhecimentos da gestão do desporto: organizações públicas e privadas, projetos de desenvolvimento desportivo, política e tomada de decisão, plano de marketing desportivo, análise de custo-benefício, gestão de recursos humanos, qualidade de serviços e patrocínio desportivo.
- Compreender o significado de empreendedorismo no desporto;
- Evidenciar conhecimentos inerentes ao desenvolvimento de um projeto empreendedor (modelo e plano de negócios, criação de uma empresa, parcerias estratégicas e financiamento).
- Ser capaz de recolher, selecionar e analisar os dados na gestão do desporto e produzir conhecimento que revele sentido crítico.
- Ser capaz de trabalhar em equipa demonstrando sentido de responsabilidade e uma conduta ética adequada.
- Evidenciar capacidade de comunicar e justificar o trabalho através de exposição escrita e oral.
Conteúdos / Programa:
Bibliografia / Fontes de Informação:
Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo. Bookman Editora.
Correia, A. & Biscaia, R. (2019). Gestão do Desporto. Compreende para gerir. Coordenação de Edição de Abel Correia & Rui Biscaia. . Edições FMH, Lisboa.
Ghiglione, R. & Matalon, B. (2001). O Inquérito: teoria e prática. Celta, Portugal.
Hoye, R., Nicholson, M., Smith, A., Stewart, B., & Westwebbek, H. (2009). Sport Management. Principles and Applications. Second Ed., Elsevier, MA, USA.
Hoye, R., Nicholson, M., Smith, A., Stewart, B., & Westwebbek, H. (2013). Introduction to Sport Marketing. A Practical Approach. Elsevier, NY, USA.
Lussier, R. & Kimball, D. (2014). Applied Sport Manager Skills. Second ed. Human Kinetics, Champaign, IL, USA.
Salim, C., & Silva, N. (2013). Introdução ao empreendedorismo: despertando a atitude empreendedora (Vol. 2). Elsevier Brasil.
Soares, J. (2012). As competências do Gestor do Desporto no Contexto das Associações Desportivas Lideradas por Dirigentes Voluntários. Revista Mineira de Educação Física. V. 2 Ed. Especial, n.1 XX, 1542-1554.
Métodos e Critérios de Avaliação:
As aulas teóricas constituir-se-ão como introdução às matérias e as aulas teórico práticas servirão para consolidar conteúdos através de atividades de pesquisa, reflexão e debate.
A avaliação da unidade curricular consiste em 3 componentes: 1) avaliação contínua (assiduidade, demonstração de interesse e participação ativa nas aulas,?.), com uma ponderação de 10%; 2) trabalho de grupo, com uma ponderação de 45%; 3) frequência para aferir os conhecimentos adquiridos, com uma ponderação de 45%.