Disciplina: Arquitetura de Dispositivos

Área Científica:

Ciências Informáticas

HORAS CONTACTO:

80 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Introduzir aspectos teóricos e técnicos da computação ubíqua.
2 - Identificar as caraterísticas de sistemas ubíquos.
3 - Proporcionar a oportunidade de estudar e desenvolver uma aplicação ou um sistema ubíquo.
4 - Desenvolver o pensamento crítico, as capacidades de escrita científica e apresentação de trabalhos.

Conteúdos / Programa:

1 - Programação em Java.
1.1 - Tipos, variáveis e expressões.
1.2 - Instruções de seleção e iteração.
1.3 - Métodos, parâmetros e argumentos.
1.4 - Matrizes, cadeias de carateres.
1.5 - Métodos, decomposição funcional.
1.6 - Classes e objetos.
1.7 - Tipos Enumerados e Coleções.
1.8 - Exceções e Java SWING.
2 - Introdução ao desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.
2.1 - Plataformas de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.
2.2 - Google Android, Microsoft Windows Phone, Apple iOS.
2.3 - Desenvolvimento nativo de Aplicações com Google Android (Java).
3 - Internet das Coisas.
3.1 - Introdução e definição de IoT.
3.2 - Principais desafios na construção de sistemas IoT
3.3 - Programação de dispositivos IoT (sensores e atuadores).
3.4 - Protocolos de comunicação.
3.5 - Plataformas de desenvolvimento.
3.6 - Desenvolvimento de aplicações para diversos cenários de utilização: casas inteligentes, wearable computing, cidades inteligentes.

Bibliografia / Fontes de Informação:

J.Krumm , 2010 , Ubiquitous Computing Fundamentals , CRC Press
Mendes, J. A.; Marcelino, M. J. , 2012 , Fundamentos De Programação Em Java 4ª ed. atualizada e aumentada , FCA
n. a. , Selecção de artigos sobre cada tema do programa ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
De acordo com o previsto para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

Regente da Disciplina:

David Walter Figueira Jardim