Disciplina: Processamento Agro- alimentar
Área Científica:
Produção Agrícola e Animal
HORAS CONTACTO:
76 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Compreender a importância da tecnologia pós colheita, nomeadamente o processamento e conservação dos produtos agrícolas.
2 - Conhecer e distinguir as diferentes metodologias de conservação e transformação, e identificar as metodologias de conservação e transformação adequadas aos princípios do modo de produção biológica.
3 - Conhecer e compreender a legislação específica referente ao processamento, conservação e transformação de produtos agrícolas em modo de produção biológico.
4 - Mobilizar corretamente os conhecimentos adquiridos.
5 - Desenvolver capacidades para interpretar, avaliar, decidir e intervir responsavelmente em situações relacionadas com a futura atividade profissional.
6 - Desenvolver e demonstrar iniciativa, autonomia e hábitos de trabalho.
Conteúdos / Programa:
1 - Sistemas de produção hortofrutícolas. Tecnologia pós colheita em hortofrutícolas. A importância do processamento pós colheita. Colheita e qualidade das matérias primas. Cuidados na manipulação e processamento. Condições de armazenagem e distribuição.
2 - Sistemas de produção animal. Tecnologias de produção de produtos animais. Processamento de animais. Abate, esquartejamento e processamento
3 - Métodos e tecnologias de conservação de produtos agrícolas de origem vegetal e animal. Os processos biológicos que influenciam na conservação dos produtos. A importância dos microrganismos na conservação dos produtos. Tecnologias de conservação. A refrigeração, instalações e acondicionamento em câmara. Conservação usando calor (pasteurização, esterilização, desidratação, evaporação, salga, fumagem). Conservação usando frio (congelação, criogenia, liofilização). Adição de produtos químicos. Radiação e ionização. Outros: Acidificação e fermentação, salga, enlatamento e fumagem. Relacionar o tempo de vida dos produtos agrícolas, de origem vegetal e animal, com a seleção adequada de matéria-prima de qualidade, de processos e tecnologia de conservação e condições de armazenamento.
4 - Introdução à transformação de produtos agrícolas. Operações tecnológicas inerentes aos processos de transformação de produtos agrícolas, de origem animal e vegetal.
5 - Legislação específica referente ao processamento, conservação e transformação de produtos agrícolas em modo de produção biológico. Normas de conservação e proteção do meio ambiente.
6 - Atividades aplicadas laboratoriais para ilustração e explicação dos conteúdos teóricos da UC.
Bibliografia / Fontes de Informação:
Clark S, Jung S, Lamsal B. , 2013 , Food Processing: Principles and applications , Wiley Blackwell
Brennan, J. G. , 2006 , Food Processing Handbook , In Traders. WILEY-VCH Verlag GmbH & Co. KGaA
Freitas, A. C., & Figueiredo, P , 2000 , Conservação de Alimentos. , http://www.pfigueiredo.org/Book.pdf
Hui, Y. H., Nip, W. K., Nollet, L. M. L., Paliyath, G., & Simpson, B. K. , 2007 , Food Biochemistry and Food Processing.In Food Biochemistry and Food Processing , https://doi.org/10.1002/9780470277577
Vasconcelos, M. A. S., & Filho, A. B. M , 2010 , Conservação deAlimentos - Técnico em Alimentos , E-Tec Brasil. http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/eixo_prod_alim/tec_alim/181012_con_alim.
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. através de uma metodologia activa e interdisciplinar. O estudante deverá apreender os conceitos básicos e saber relacioná-los entre si, procedendo ainda ao seu reforço, através da aprendizagem aplicada com recursos as ferramentas disponíveis e visitas de estudo a situações concretas da futura actividade profissional. Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto da UC estão programadas da seguinte forma: Ensino téorico-prático: 22 horas; Ensino prático e laboratorial: 34 horas; e Trabalho de campo: 20 horas. A avaliação incluirá vários momentos de avaliação aplicados às componentes teórico-prática, práticas laboratoriais e trabalho de campo (p.e. frequências, trabalhos e relatórios), qualquer dos elementos não poderá exceder a ponderação de 50%, os elementos teórico-práticos poderão ser recuperados em recurso.