Disciplina: Sistemas de produção agrícola e animal

Área Científica:

Produção Agrícola e Animal

HORAS CONTACTO:

57 Horas

NÚMERO DE ECTS:

4,5 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Conhecer a agricultura e pecuária, dando ênfase os conceitos relacionados com a organização, estrutura, componentes e funções dos seus sistemas de produção,.
2 - Compreender o conceito de sistemas agrícolas e agroflorestais, e a sua importância na produção alimentar e de outros bens.
3 - Compreender o conceito de exploração ou produção pecuária, e sua importância e funções na agricultura e produção alimentar, a fim de compreender as vantagens da produção integrada (agropecuária).
4 - Conhecer a regulamentação vigente a observar na produção agrícola e pecuária.
5 - Aplicar os conhecimentos na análise e avaliação dos sistemas agrícolas e agropecuários, da sua produtividade e sustentabilidade.
6 - Refletir sobre as formas de avaliação, utilização e valorização dos recursos e da produção dos sistemas de produção agrícola e agropecuária.
7 - Interpretar, avaliar, decidir e intervir responsavelmente em situações relacionadas com a futura atividade profissional;
8 - Demonstrar iniciativa, autonomia e hábitos de trabalho.

Conteúdos / Programa:

1 - Introdução à Agricultura. Etapas do desenvolvimento da agricultura. Evolução dos modos e técnicas de produção em agricultura.
2 - Agroecologia. Definições e contributo para sustentabilidade da agricultura.
3 - Conceito de agrossistemas. Tipos de agrossistemas. Organização, estrutura, componentes e funções produtivas. dos agrossistemas. Características e especificidades dos agrossistemas regionais.
4 - Gestão dos agrossistemas. Evolução da gestão dos agrossistemas. Recursos do sistema de produção. Gestão dos recursos genéticos. Normas de manuseamento, qualidade e sanidade dos recursos genéticos e produções agrícolas.
5 - Técnicas e práticas culturais. Delineamento da prodyção no agrossistema. Técnicas de análise e avaliação dos agrossistemas e da sua produtividade.
6 - Introdução à produção pecuária. Conceito de exploração pecuária. Alojamento pecuário. Modelos de instalações. Áreas de movimentação livre. Gestão dos parques. Desinfeção das instalações pecuárias.
7 - Origem dos animais pecuários. Espécies, raças e linhagens melhor adaptadas à pecuária regional. Anatomia, fisiologia e reprodução animal. Alimentação. Componentes da produção de uma exploração pecuária. Utilizações e finalidades.
8 - Profilaxia e Sanidade Animal. Principais doenças. Profilaxia e controlo. Plano sanitário da Exploração Pecuária. Conteúdos Aplicados;
9 - Atividades campo relacionadas com os tópicos de produção agrícola e pecuária.
9.1 - Actividades relacionadas com o inventário ou utilização dos recursos genéticos ou outros da exploração, e práticas culturais utilizados localmente, aplicação de técnicas de produção e práticas culturais, avaliação exploração e sua produtividade.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Mazoyer, M., Roudart, L., , 2001 , História das agriculturas do mundo - Do neolítico à crise contemporânea , Instituto Piaget, Lisboa
Altieri, M.A. , 1989 , Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa , Rio de Janeiro: PTA/FASE
Boller, E.F., Hani, F., Poehling, H.M. , 2004 , EcologicalInfrastructures: Ideabook on Functional Biodiversity at the Farm Level Temperate Zones of Europe , Verlag und Bezug. Lindau.
Bangkok: Winrock International , 1986 , Agroecosystem analysis for research and development. , Conway, G.R.
D?Agostini, L. R., Schlindwen, S. L. , 1999 , Sobre o conceito de agroecossistema , Florianópolis, UFSCCCA
Schulze, E.D., Mooney, H.A. , 1993 , Schulze, E.D., Mooney, H.A. , Springer-Verlag. Berlin Heidelberg. New York.
Lopes, D., Pereira, A., Mexia, A., Mumford, J., Cabrera, R. , 2006 , A Fruticultura na Macaronésia. O Contributo doprojecto Interfruta para o seu desenvolvimento , SerSilito. Maia
Marten, G. C. , 1988 , Produtivity, Stability, Sustainability, Equitibability and Autonomy as Properties for Agroecosystem. Assessment. Agricultural Systems , Agricultural Systems.

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. através de uma metodologia activa e interdisciplinar. O estudante deverá apreender os conceitos básicos e saber relacioná-los entre si, procedendo ainda ao seu reforço, através da aprendizagem aplicada com recursos as ferramentas disponíveis e visitas de estudo a situações concretas da futura actividade profissional. Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto da UC estão programadas da seguinte forma: Ensino téorico-prático: 17 horas; Ensino prático e laboratorial: 15 horas; e Trabalho de campo: 25 horas. A avaliação incluirá vários momentos de avaliação aplicados às componentes teórico-prática, práticas laboratoriais e trabalho de campo (p.e. frequências, trabalhos e relatórios), qualquer dos elementos não poderá exceder a ponderação de 50%, os elementos teórico-práticos poderão ser recuperados em recurso.