Disciplina: Biologia dos Sistemas

Área Científica:

Biologia e Bioquímica

HORAS CONTACTO:

76 Horas

NÚMERO DE ECTS:

6 ECTS

IDIOMA:

Português

Objetivos Gerais:

1 - Reconhecer que a construção de conhecimentos de Biologia envolve abordagens pluridisciplinares e interdisciplinares;
2 - Conhecer, compreender e ser capaz de utilizar conceitos básicos de Biologia microbiana, vegetal e animal;
3 - Relacionar os diversos conteúdos conceptuais na compreensão da Biologia microbiana, vegetal e animal;
4 - Desenvolver capacidades para refletir e valorizar os conhecimentos de Biologia na prática agrícola;
5 - Desenvolver capacidades para interpretar, avaliar, decidir e intervir responsavelmente em situações relacionadas com a futura atividade profissional;
6 - Desenvolver e demonstrar iniciativa, autonomia e hábitos de trabalho.

Conteúdos / Programa:

1 - Moléculas e Células
1.1 - Tipos celulares; Organelos Celulares; Ciclo celular e divisão celular; Comunicação intercelular; Morte celular.
2 - Genética e hereditariedade
2.1 - Hereditariedade Mendeliana
2.2 - Definições. Cromossomas: tipos, gene, alelos, recessivo, dominates, co-dominantes, homozigotia, heterozigotia.
2.3 - Heterozigotia vantajosa e heterozigotia desvantajosa.
2.4 - Mutações genéticas. Interações entre genes e ambiente.
3. - Diversidade biológica. Classificação e Reinos da vida;
3.1. - Diversidade microbiana (Archaea, Bactéria, Eucarya, Vírus);
3.2 - Princípios da Microbiologia, Posição taxonómica dos microrganismos no contexto dos seres vivos.
3.3 - Diversidade metabólica dos microrganismos; crescimento microbiano.
3.4 - Estrutura celular nos domínios Archaea e Bactéria.
3.5 - Grupos de microrganismos do Domínio Eucarya.
3.6 - Os microrganismos e os seus ambientes.
4. - Evolução: Teorias de evolução. modelo endossimbiótico.
5 - Diversidade animal.
5.1 - Animais -invertebrados e vertebrados.
5.2 - Tipos de tecidos animais.
5.3 - Sistemas de órgãos e coordenação entre sistemas.
6 - Ecologia e Ecossistemas.
7 - Atividades aplicadas laboratoriais para ilustração e explicação dos conteúdos teóricos da UC.

Bibliografia / Fontes de Informação:

Azcon‐Biéto, J., Talon, M. , 1996 , Fisiologia e Bioquímica Vegetal , Interamerica. McGraw‐Hill. New York
Azeiteiro, U.M., Bacelar‐Nicolau, P., Vicente, L. , 2003 , Complementos de Biologia , Edições da Universidade Aberta, Lisboa
Moreira, I. , 1993 , Histologia Vegetal , Didáctica Editora. Lisboa
Purves, et al. , 2004 , Life. The Science of Biology , Sinauer Associates Inc. USA
Obtido de http://www.oag-bvg.gc.ca/internet/English/parl_cesd_201311_e_38658.html , 20013 , Fall Report of the Commissioner of the Environment and Sustainable Development ,
Dias da Silva, A., Gramaxo, F.,Baldaia, L., Mesquita, A. F., Santos, M. E., & Félix, J. M , 2007 , Terra, Universo de Vida - Biologia , Porto Editora
Folia Zool , Measures of species diversity in ecology: an evaluation ,
Ecological Society of America , 1995 , Sea Otters and Kelp Forests in Alaska: Generality and Variation in a Community Ecological Paradigm. Ecological Society of America ,
Michael T. Madigan, John M. Martinko, David Stahl, and David P. Clark. Brock , 2010 , Biology of Microorganisms , Benjamin Cummings
Michael T. Madigan, John M. Martinko, David Stahl, and David P. Clark. Brock , Microbiology: Principles and Explorations , John Wiley & Sons,Inc.
Sem nome , Livro online: https://learner.org/courses/biology/textbook/microb/index.html, ,
William K. Purves, D. E. (s.d.). , Life - The Science of biology ,
Reece, J. B., Urry, L. A., Cain, M. L., Wasserman, S. A., Minorsky, P. V., & Jackson, R. B. , 2014 , Campbell biology ,

Métodos e Critérios de Avaliação:

Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)

Metodologia de Avaliação:
Visa-se a aquisição e a aplicação os conhecimentos previstos nos objetivos e conteúdos programáticos. através de uma metodologia activa e interdisciplinar. O estudante deverá apreender os conceitos básicos e saber relacioná-los entre si, procedendo ainda ao seu reforço, através da aprendizagem aplicada com recursos as ferramentas disponíveis e visitas de estudo a situações concretas da futura actividade profissional. Para atingir os objectivos e executar os conteúdos programáticos as horas de contacto da UC estão programadas da seguinte forma: Ensino téorico-prático: 36 horas; e Ensino prático e laboratorial: 40 horas. A avaliação incluirá vários momentos de avaliação aplicados às componentes teórico-prática, práticas laboratoriais e trabalho de campo (p.e. frequências, trabalhos e relatórios), qualquer dos elementos não poderá exceder a ponderação de 50%, os elementos teórico-práticos poderão ser recuperados em recurso.