Disciplina: Intervenção em grupos Vulneráveis
Área Científica:
Trabalho Social e Orientação
HORAS CONTACTO:
72 Horas
NÚMERO DE ECTS:
6 ECTS
IDIOMA:
Português
Objetivos Gerais:
1 - Identificar e descrever o significado dos diferentes conceitos: vulnerabilidade e de populações vulneráveis;
2 - Adquirir referencial teórico e identificar as pessoas/grupos com vulnerabilidade acrescida e as suas principais caraterísticas;
3 - Identificar situações específicas de vulnerabilidade e contextos de risco;
4 - Descrever as características particulares da pessoa e dos contextos vulneráveis;
5 - Identificar situações de negligência;
6 - Agir no sentido da ajuda e proteção ao utente;
7 - Identificar recursos de apoio;
8 - Conhecer estratégias, dentro do seu âmbito de atuação, na abordagem a utentes/grupos vulneráveis;
9 - Aprender formas de adequar a comunicação em situações de dificuldade;
10 - Identificar situações com necessidade de intervenção específica e comunicar, de acordo com a situação, ao profissional de saúde mais indicado;
11 - Intervir junto da pessoa, da família e de grupos em situação de vulnerabilidade.
Conteúdos / Programa:
1 - Conceito de vulnerabilidade e de populações vulneráveis;
2 - Enquadramento legal das estruturas de apoio;
3 - Especificidades na abordagem a utentes com: - Alterações mentais - Comportamentos aditivos e dependências - Doenças infeciosas (VIH/SIDA, Hepatites, Tuberculose) - Negligência, violência e maus tratos - Pobreza - Dor, ...
Bibliografia / Fontes de Informação:
Dias, A., & Queirós, A. , 2010 , Integração e Continuidade de Cuidados. Plano Nacional de Saúde 2011- 2016. , Alto Comissariado da Saúde.
Direção Geral de Saúde , 2017 , Saúde Mental em Números - 2017 , DGS
IHME , 2016 , «Global Health Data Exchange» , Institute for Health Metrics and Evaluation
Loureiro, I.; Miranda, N. , 2010 , Promover a saúde. Dos fundamentos à ação , Edições Almedina
Marmot, M.; Allen, Jessica; Bell, Ruth; Bloomer, Ellen; Goldblatt, Peter , 2012 , «WHO European Review of social determinants of health and the health divide» , Lancet, n. º 380
Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS) , 2013 , Relatório de Primavera 2013: Duas Faces da Saúde , OPSS
OCDE , 2012 , Health at a Glance: Europe 2012 , OECD Publishing
Portugal. Ministério da Saúde , 2017 , Programa Nacional de saúde Mental 2017 , Direção Geral de Saúde
Métodos e Critérios de Avaliação:
Tipo de Classificação: Quantitativa (0-20)
Metodologia de Avaliação:
Tipo de Classificacao: Quantitativa (0-20) Avaliação segundo modelo B do regulamento de avaliação da aprendizagem da UMa, nomeadamente em época normal: 1 frequência (50%), 1 trabalho de grupo (50%) A aprovação da unidade curricular implica aprovação em todas as componentes (mínimo 9,5 valores). Há possibilidade de recuperação em época de recurso/melhoria para todas as componentes. A classificação final é expressa na escala de 0 a 20 valores e é da responsabilidade do professor.